Arquibancadas, tendas, obstáculos e muita terra já compõem o cenário do Parque de Exposições Márcio Moreira Lacerda, em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade que receberá nos dias 26 e 27 de julho, 12 provas da terceira etapa da Copa Minas Gerais de Motocross 2014. Projetada por Cássio Marques, um dos organizadores do evento, a pista conta com novidades trazidas diretamente dos Estados Unidos, para proporcionar mais segurança e aumentar o nível técnico da competição. O circuito de 1.400 metros foi projetado com várias entradas e saltos comuns em campeonatos americanos, como o AMA Motocross e Supercross.
– Após passar uma temporada nos EUA acompanhando as competições locais, decidimos apostar em alguns obstáculos que vimos por lá. Fizemos entradas longas e lançantes bem suaves, para dar aos pilotos mais tranquilidade na hora de saltar – explica Cássio.
>>> Confira aqui outras matérias sobre a Copa Minas Gerais de MX
Ao longo do percurso foram construídas grandes subidas, descidas e curvas em off camber, que são curvas feitas em descidas com inclinação lateral. Pela primeira vez, as costelas NÃO farão parte do circuito. O objetivo é dar às provas ainda mais velocidade. Além disso, a largada foi remanejada. Agora, ela ficará em frente às arquibancadas, deixando os espectadores bem próximos dos mais de 200 pilotos inscritos para a etapa.
A Copa MGMX em pouco tempo tornou-se um dos principais eventos de motocross do país, reunindo os melhores pilotos do Brasil, com grande quantidade de público, atrações extras nos eventos e boa cobertura da mídia “não especializada” no estado mineiro.
Durante o sábado, os pilotos das categorias Intermediária, MX4, Nacional, MXF, 50cc e Júnior entram na pista a partir das 8h. No domingo, as feras do motocross nacional e internacional disputam as categorias principais do campeonato. Quem estiver na pista poderá conferir as provas da MX1, MX2, Super Final SCUD, MX3, 85cc e 65cc.
Atrações extras
Quem comparecer às corridas da Copa Minas Gerais de Motocross ainda poderá participar da sessão de autógrafos com os principais nomes do esporte. Para animar a criançada será montada uma área kids, com diversos brinquedos infláveis. À noite ainda acontecerá o Festival de Inverno do município que contará com shows da banda Titãs na sexta-feira, Maria Gadú no sábado e Arlindo Cruz no domingo. Todos ocorrerão às 22h, na Praça Central.
Como o município possui apenas um hotel e uma pousada, o secretário de Esportes, Hélio Marcos Vieira Lopes, liberou a utilização de um espaço de 2.400m², que fica próximo à entrada do parque para aqueles que quiserem acampar. Será instalado pontos de energia, água e banheiros químicos no local.
As pessoas que preferirem se instalar em hotéis podem procurar por estabelecimentos nas cidades vizinhas. João Monlevade (31Km de SGRA), Itabira (28Km), Santa Bárbara (38Km) e Barão de Cocais (26Km) oferecem pousadas e hotéis, com classificações variadas.
São Gonçalo do Rio Abaixo está localizada a 84Km de Belo Horizonte e encontra-se na região conhecida como quadrilátero ferrífero. Para quem sai da capital mineira, o caminho indicado é a BR- 381, sentido Vitória. A cidade está logo após o trevo para Santa Bárbara e Barão de Cocais. Quem quiser ir de ônibus precisa comprar uma passagem para Ipatinga, Governador Valadares ou João Monlevade e descer em São Gonçalo do Rio Abaixo.
Cássio Marques, presidente do Motoclube Cassios Racing, entidade promotora do campeonato, lembra que o evento oferecerá toda a estrutura necessária para atender ao público e aos atletas.
– Não vamos deixar faltar nada. Teremos praça de alimentação, arquibancada, camarote, área kids, área para cadeirantes, equipe médica, banheiros físicos e químicos, box, além de uma pista com padrões internacionais e equipamentos de última geração – diz.
O BRMX fará a cobertura do evento in loco. Acompanhe tudo aqui a partir de sexta-feira, 25.
O GP cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo tem o patrocínio de X11, SCUD e Arcata. Apoio Prefeitura e Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, Edgers Racing, TV Globo Minas, 98fm, jornais O Tempo e Super Notícia. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e organização do Moto Clube Cassios Racing.