Temporada 2020: Rigor Rico contra os gringos

Como adiantei na minha primeira coluna, este ano teremos a chance de ver alguns pilotos brasileiros batendo guidão com os gringos mundo afora. Vamos começar falando do Rigor Rico.

O mineiro de Barão de Cocais que venceu o Red Bull Minas Riders em sua primeira edição, na categoria Silver, é um piloto de muita velocidade, já que veio do Enduro FIM e do Cross country. Pilotando uma KTM este ano, Rigor vem de uma família que se criou nas trilhas. O precursor foi seu pai, meu saudoso amigo Paulinho, que depois colocou os três filhos no esporte, Ripi Galileu, Rigor Rico e Riago Dylan.

Desde o Red Bull Minas Riders, que coincide também com o início da modalidade no Brasil, Rigor se dedicou ao Hard Enduro. Venceu praticamente todas as provas que participou por aqui. No ano passado foi pro Romaniacs e se tornou o primeiro brasileiro a finalizar a prova na categoria Gold.

Em 2020 já participou do El Inka Hard Enduro, no Peru, onde finalizou na 4ª colocação e conquistou o vice-campeonato Latino-americano de enduro. Em preparação para a temporada, seguiu pra Portugal e participou do Extreme Valongo, terceira etapa do Português de Hard. Em uma prova que teve a participação de Alfredo Gomez e Mario Roman, ele andou um bom tempo em terceiro, atrás apenas destes dois “mitos” do Hard.

Apesar do terreno diferente e de uma forte queda, conquistou a 6ª colocação dentre os cerca de 200 participantes. Considerando a dificuldade em ultrapassar retardatários (a prova era em circuito e a maioria dos pilotos não o conheciam, por isso não abriam passagem como acontecia com os pilotos mais conhecidos), foi um excelente resultado.

Na agenda deste ano, além do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro, estão a participação em provas como o Lagares, Romaniacs, Erzberg e Hispania. Então anote as datas e fique ligado. O Porto Extreme XL Lagares será realizado entre os dias 8, 9 e 10 de maio. O Red Bull Erzberg Rodeo está marcado para os dias 11 a 14 de junho. O Red Bull Romaniacs será entre os dias 21 a 25 de julho. E o Hixpania Hard Enduro de 9 a 11 de outubro.

Em seu primeiro ano disputando as principais e mais difíceis provas do Hard Enduro no mundo, é muito difícil ver uma vitória brasileira ainda. Mas o Hard é uma modalidade onde a experiência costuma fazer muita diferença. E cada vez mais experiente, Rigor tem ainda a juventude ao seu lado. Acredito que muito em breve poderemos ter grandes surpresas.

Então vamos ficar ligados. E na torcida, claro. Go Rigor!