Taddy Blazusiak encerra carreira com vitória no Mundial de Super Enduro

Yamaha
taddy
Taddy Blazusiak – Crédito: Divulgação

 

Cracóvia, na Polônia, recebeu a primeira rodada da temporada 2016/2017 do Mundial de Super Enduro FIM no dia 10 de dezembro. A data ficará marcada pela emocionante vitória do ex-campeão Taddy Blazusiak, da equipe Red Bull KTM, que neste dia fez sua última corrida da carreira profissional.

Blazusiak venceu duas das três baterias finais e pôde comemorar a vitória na geral com cerca de 13 mil pessoas torcendo por ele. O americano Colton Haaker ficou em segundo e o espanhol Alfredo Gomez em terceiro. Jonny Walker e Mike Brown completaram o pódio com quarto e quinto, respectivamente.

– Não tenho palavras pra descrever como estou feliz. É um loucura como as coisas têm sido nos últimos meses para mim. Trabalhei duro para voltar às pistas após minha lesão no Enduro Cross. Valeu a pena todo o esforço para estar 100% na Polônia. É uma sensação incrível correr para os fãs poloneses, então dei o meu melhor. Foi insano! Vencer as duas primeiras baterias foi incrível, não tinha uma maneira melhor de terminar a carreira – comentou Blazusiak, que é pentacampeão do AMA Enduro Cross e hexacampeão do Mundial Super Enduro, uma das lendas deste esporte.

O espanhol Gomez, companheiro de equipe do polonês, também foi destaque na prova, mostrando muita consistência.

– Fiquei muito feliz em estar no pódio. Acredito que a melhor forma é ser consistente durante toda a noite. Eu posso não ser o cara mais rápido, mas ter consistência é muito importante no Super Enduro. Duas semanas atrás eu não tinha nenhuma intenção em correr aqui, mas vim para a Polônia sem expectativas. Correr sem pressão funcionou muito bem e foi divertido – disse Gomez.

Jonny Walker, quarto lugar na prova e também parceiro de Blazusiak e Gomez, voltou recentemente para as corridas após uma fratura na perna durante o campeonato do ano passado.

– É ótimo estar de volta, mas as coisas não aconteceram como eu estava planejando. Depois de um ótimo início de campeonato no ano passado, acabar se acidentando e não ser capaz de lutar pelo título foi muito difícil. É muito legal voltar, mas para ser honesto, não consegui um bom ritmo durante as baterias, tive alguns erros que me custaram posições, mas é isso aí, também tive resultados positivos. Temos quase um mês para a próxima etapa na Alemanha, por isso vamos continuar trabalhando. É legal ver que Taddy conquistou a vitória em sua última corrida. Somos companheiros há cinco anos e aprendi muito com ele, é uma lenda do nosso esporte – finalizou Walker.

A próxima etapa do campeonato acontece no dia 7 de janeiro em Riesa, na Alemanha – no mesmo dia da abertura do AMA Supercross em Anaheim 1, Califórnia.

 

Cinco primeiros da abertura

1. Taddy Blazusiak (1-1-2)
2. Colton Haaker (2-3-1)
3. Alfredo Gomez (4-2-3)
4. Jonny Walker (3-4-4)
5. Mike Brown (6-5-5)

Yamaha