Nesta sexta-feira, 29, pilotos e equipes chegaram a Campo Grande, Mato Gross do Sul, para a quarta etapa do Brasileiro de Motocross 2014. O BRMX esteve na pista e traz algumas observações sobre mais um dia ensolarado na “Cidade Morena”.
Jetro Salazar está de placa vermelha na moto, indicando a liderança da competição. Sem vencer nenhuma bateria nesta temporada, o equatoriano quer chegar ao triunfo neste fim de semana. Levando em consideração que a melhor corrida dele foi em Três Lagoas, também no Mato Grosso do Sul, em uma pista parecida, é fácil acreditar que Jet andará bem neste fim de semana.
– Sigo fazendo o mesmo, trabalhando para encontrar um ritmo bom nos primeiros dez minutos de prova. Temos mais da metade do campeonato pela frente e preciso me encontrar bem na pista para que saiam os resultados. Nada, que me faça pressão – disse Jetro.
Jean Ramos e seu irmão, Juliano Ramos, fizeram o “track walk” na metade da tarde, com o sol a pino. O BRMX acompanhou e percebeu que o solo é macio, arenoso, e deve exigir bastante dos pilotos. O tratamento está bem feito, as rampas estão bem construídas e o traçado agradou a maioria dos atletas.
– É uma pista para acelerar bastante. O solo é bom, vai formar canaleta e buraco. Tem uma seção de saltos que é a parte mais complicada, que vai separar os “homens dos meninos”. Vamos ter que andar bastante em pé também. Vai ser divertido – diz Jean.
3. Conversa
Enquanto mecânicos montavam as motos, colavam os gráficos, faziam os ajustes, pilotos aproveitaram o dia para conversar. Foi comum ver rodas de bate-papo.
Campo Grande está a quase 600 metros acima do nível do mar. A altitude traz dificuldades no acerto da moto. A pressão atmosférica é um pouco diferente e o ar um pouco mais seco. Na foto, Enzo e Léo Lopes pedem conselhos para Chumbinho, que tem vasta experiência em acertar motos. A intenção era melhorar a potência de baixa da moto de 150cc do piloto gaúcho.
Carlos Campano apareceu no circuito caminhando com apoio de muletas. Ele mostrou que pode caminhar sem, mas usa os acessórios para forçar menos o pé machucado. Sua moto, porém, está pronta para a batalha. E ele já afirmou que vai para a pista.