Sertões 2020 será etapa do Mundial de Cross Country

Sertões se prepara para receber mundial de motos, UTVs e quadriciclos – Foto: Victor Eleuterio

 

O SERTÕES 2020, marcado para 14 a 23 de agosto, será a quarta etapa do Mundial de Rally Cross Country da FIM – Federação Internacional de Motociclismo. A homologação vale para as modalidades moto, UTV e quadriciclo. A prova larga de São Paulo e chega no Ceará, com um percurso de cerca de 5 mil km. É mais uma conquista de um grande projeto que visa ser o maior rally do mundo até 2022, ano de comemoração dos 30 anos do Sertões e 200 anos da Independência do Brasil.

No Cross Country foram eleitas cinco provas: Abu Dabhi, Sil Way, Cazaquistão, Sertões e Marrocos, durante seminário realizado em Genebra/Suiça, com a presença dos promotores de provas de rally Cross Country e Baja e comissários da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, com o objetivo de definir o calendário e as mudanças que virão.

A última vez que o Sertões sediou o Mundial FIM foi em 2014

– Estou extremamente feliz que o Sertões vai regressar ao Rally Todo Terreno. Eu já estive lá há alguns anos, levado pelo piloto Paulo Gonçalves, que não está mais entre nós, e tenho certeza que será um sucesso. A prova é fantástica, diz Julio Viegas – Presidente da FIM.

 

Foto: Divulgação

 

– Independente do Sertões ser Mundial, mas agora mais do que nunca, o nosso maior desafio é montar uma prova completa, que seja prazerosa e extremamente técnica.  Queremos que os competidores tenham prazer, mas que também sintam as dificuldades, cheguem ao final e digam: caramba eu venci esse desafio!. Assim, o nosso desafio vai ser montar essa prova e o deles terminar esse desafio. Para isso, teremos de alinhar o nosso regulamento técnico com o da FIM, chegar num denominador comum. Mas o mais difícil nós já conquistamos, conclui Edgar Fabre – diretor técnico dos Sertões.

 

Quads também disputam mundial – Foto: Marcelo Machado Mel

– Estamos muito orgulhosos por essa conquista. Nos dedicamos a isso porque queremos muito que o mundo, e principalmente o brasileiro, conheça esse enorme e fascinante país que vai muito além das grandes cidades, finaliza Joaquim Monteiro – CEO dos Sertões.

 

Calendário do Mundial de Rally Cross Country FIM:

 

20 a 26/03/2020 –  Abu Dhabi Desert Challenge (UAE)
24 a 29/05/2020 – Rally do Cazaquistão
03 a 16/07/2020 – Silk Way Rally (Rússia-Cazaquistão-China)
14 a 23/08/2020 –   Sertões – Brasil
08 a 13/10/2020 – Rally do Marrocos

 

Após cinco anos, o Sertões volta a sediar o mundial de rally cross country da FIM – Federação Internacional de Motociclismo. A oficialização se deu logo após seminário realizado na última sexta feira (14/2), no Hotel Starling, em Genebra/Suiça. Para 2021, a organização do Sertões planeja voltar a integrar o calendário da FIA – Federação Internacional de Automobilismo. O Sertões tem o plano de se tornar o maior rally do mundo até 2022.

 

Sertões

No ano da sua 28ª Edição, o Sertões traz muitas novidades. O maior rally das Américas projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios. O lado social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente. A dimensão Turismo revela lugares que pouca gente conhece e, agora, tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.