A edição 2020 do Sertões vai acontecer em novembro, com largada dia 7/11 em São Paulo e chegada dia 15/11 na Vila Preá, perto da entrada do Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará. Pela primeira vez em 27 anos de história o maior rally das Américas será adiado. A prova estava prevista para acontecer entre os dias 14 e 23 de Agosto. Os motivos são conhecidíssimos. A Pandemia do Coronavírus exige os sacrifícios individuais pela saúde de todos. O Sertões sempre foi exemplo de segurança e não será diferente agora.
A decisão de adiar o Sertões foi tomada em respeito à população de todas regiões onde a prova vai passar, aos nossos competidores e também as orientações das autoridades executivas e de saúde.
Mesmo que a fase aguda do isolamento social fosse superada antes de agosto, data original do evento, os competidores não teriam tempo para retomar a sua rotina, recompor suas atividades profissionais e se preparar para a prova. Com a nova data, teremos seis meses extras para superar a pandemia e ficar prontos para percorrer o Brasil com uma mensagem de saúde, coragem e superação de desafios.
Apesar do adiamento da prova, a edição 2020 do Sertões está repleta de novidades. Com três patrocinadores novos: Sabesb, Pro Tork e Can Am, além de manter os antigos parceiros Mitsubishi, Honda e Divino Fogão. Em maio, será anunciada mais uma grande marca como patrocinadora, em um evento virtual. Até o momento, o Sertões 2020 já conta com mais de 150 competidores inscritos e a chance de bater o recorde de inscrições até novembro.
Sempre focado nas 3 dimensões, esporte, turismo e social, a edição de 2020 vem com novidades em todas as áreas. O projeto social SAS – Saúde e Alegria no Sertões – ampliou ainda mais o seu escopo atuando de maneira efetiva na pandemia como já tinha feito nos desastres de Mariana e Brumadinho. Com técnicas de telemedicina, o SAS Brasil busca recursos para atender até 40.000 pessoas na região de Paraisópolis, São Paulo. Cerca de 19.000 pessoas do Jardim Colombo já estão recebendo atendimento do SAS.
A dimensão turística cresceu. As Expedições Sertões têm agora um cardápio de experiências com várias opções de viagens com roteiros diferentes oferecidos pela Dunas, empresa que organiza o Sertões, e por mais oito empresas homologadas. O turista Sertões vai poder escolher um cardápio farto. Pode acompanhar a prova viajando pelos mesmos caminhos que os pilotos irão percorrer, hospedando-se com eles ao redor da Vila Sertões; pode acampar no sistema e-lodge, pode ir de moto, carro e UTV usando veículos próprios ou das empresas. E pode enfim sentir-se liberado do isolamento social, quando a pandemia estiver sob controle.
Na dimensão esportiva, foram criadas outras duas opções de categorias. A Amigos, válida para todas as modalidades – carros, motos, quadriciclos e UTVs. É uma excelente opção para quem quer dividir despesas ou não quer pilotar/navegar todos os dias seguidos. Essas novas categorias certamente vão abrir a possibilidade para a entrada de competidores estreantes.
E o Sertões Sprint: opção para quem quer participar do Sertões, mas não tem tempo para fazer a prova toda e quer ter um gostinho do maior rally das Américas; ou para quem quer se preparar para encarar uma prova inteira. O participante pode optar por uma versão reduzida da prova, largar e fazer os três primeiros dias.
O Sertões 2020 terá grandes novidades também na categoria Self, pilotos que competem de moto e sem apoio. A categoria será embalada por uma nova marca, que será anunciada em maio, terá novidade no apoio logístico e o campeão será premiado com uma moto Honda CRF 250.
Mantendo a tradição de revelar tesouros turístico do Brasil, como foi com o Jalapão e os Cannyons do Viana, ano passado, esse ano o roteiro do Sertões vais revelar mais dois tesouros que serão anunciados dia 19 de agosto, quando o roteiro será apresentado.
Em grande parte, a decepção que o adiamento da prova poderia provocar nos mais apaixonados será compensada por essa coleção de novidades.
Vale lembrar que o Sertões 2020 já têm 153 inscritos sendo 56 estreantes na prova.
Vale reforçar que apesar da necessidade de bom senso e cuidado na organização de eventos que atraem o público, a largada do Sertões em São Paulo terá uma série de surpresas para os paulistas.
Joaquim Monteiro, CEO do Sertões
– Tomamos uma decisão histórica de adiar a prova pensando no Brasil e nos brasileiros. O Sertões sempre foi sinônimo de segurança e de Brasil. Somos apaixonados por esse país e por nossa gente. Vamos trabalhar muito para fazer uma prova incrível, afinal de contas a arte de superar desafios é a alma do Sertões. Os nossos desafios este ano serão cuidar das pessoas vulneráveis com o projeto Social. Largar de São Paulo, a maior cidade anfitriã do mundo e promover os destinos turísticos do Brasil.
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.
– A mudança proposta está alinhada com a gravidade do momento. Todos nós, em postos públicos ou liderança privada, devemos ter o equilíbrio de tomar as decisões baseadas e análises científicas e visando preservar primeiro a vida das pessoas. Os eventos, os programas de impacto turístico positivo, como o Rally, voltarão a ser organizados e continuarão sendo incentivados. A volta do Rally dos Sertões para São Paulo faz parte de nossa estratégia de valorização dos atrativos paulistas.
Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Estado do Ceará.
– Assim como outros grandes eventos do esporte, a mudança de data do Rally dos Sertões para o fim do ano é uma decisão acertada e virá num momento fundamental para a retomada do turismo no Brasil. Esperamos receber os participantes e espectadores da melhor forma possível, voltando a fazer o que fazemos de melhor: sermos anfitriões hospitaleiros.
O Sertões: Na sua 27ª Edição, que terminou em Aquiraz no último dia 1 setembro, o Sertões trouxe muitas novidades. O rally projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria nos Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. São cidades remotas com população carente. Finalmente: a dimensão, turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e, agora, tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.
CALENDÁRIO ATUALIZADO SERTÕES SERIES
26 a 29/08 – Series Jalapão
01 a 03/10 – Series Santa Catarina
07 a 15/11 – SERTÕES
03 a 05/12 – Series São Paulo
Saiba mais sobre o Sertões:
Site: www.sertoes.com
Instagram: @sertoes
Facebook: https://www.facebook.com/
Youtube/sertoesoficial
SAS: http://www.sasbrasil.org.br/