Ryan Villopoto vence em Saint Louis e esquenta disputa pelo título da 450SX

A primeira notícia do dia da nona etapa do AMA SX  2013, que aconteceu neste sábado, 2, em Saint Louis, Missouri, foi sobre a queda de James Stewart nos treinos. Quem assistiu pelo BRMX pode ver o tombo que quase tirou Bubba das provas da noite. Quase. Chegaram a circular rumores de que ele estaria fora, mas ele apareceu para o evento da noite, venceu a sua classificatória (Heat 2) e ficou em segundo no Main Event.

Mas o protagonista da noite foi Ryan Villopoto, que chegou a sua quarta vitória na temporada e contou com um tropeço de Davi Millsaps (sexto colocado no Main Event) para diminuir dez pontos na classificação da 450SX. Com estes resultados, a disputa pela taça ganhou mais emoção e, restando ainda oito rodadas, o campeonato está em aberto.

O mesmo pode se dizer da 250 na Costa Leste, que teve Wil Hahn ganhando a segunda etapa consecutiva, assumindo a liderança entre as motos de menor cilindrada por apenas um ponto de vantagem sobre Dean Wilson.

>>> Veja os vídeos da corrida!
>>> Acesse a classificação do campeonato!

A noite ainda teve duas bandeiras vermelhas, uma na classificatória 2 da 250, com a queda de Todd Kreig e outra no Main Event da 450, com o forte tombo de Kyle Chisholm.

Blake Wharton e Dean Wilson venceram as classificatórias da 250, enquanto Ryan Villopoto e Bubba faturaram as da 450. Eli Tomac precisou correr a LCQ para chegar ao Main Event.

:: Bubba Stewart cai nos treinos

Main Event 250SX
Wil Hahn lagou na frente, seguido de Friese, Wharton, Vicent e Wilson.

Antes da quinta volta, Wilson já era terceiro, à caça de Wharton, em segundo, e Wil Hahn em primeiro.

Marvin Musquin, que largou em oitavo, se recuperou rapidamente, e na metade da prova já ocupava a quarta colocação. Mas não conseguiu evoluir mais e acabou nesta posição.

Na oitava volta, Wilson deu o bote e ultrapassou Wharton, restando seis voltas para o final. Mais três voltas e Wilson estava pressionando Hahn. Chegou a tentar a ultrapassagem, mas Hahn defendeu bem e venceu para assumir a liderança do campeonato em frente a sua torcida, já que ele é natural do Kansas, estado vizinho.

:: Resultado
1) Wil Hahn
2) Dean Wilson
3) Blake Wharton
4) Marvin Musquin
5) Jeremy Martin
6) Vince Friese
7) James Decotis
8) Cole Thompson
9) Zach Bell
10) Peter Larsen
Completo

Main Event 450SX
James “Bubba” Stewart liderava a prova na terceira volta quando Kyle Chisholm caiu feio nas costelas e ocasionou a bandeira vermelha, pedindo paralisação e relargada da corrida.

Mike Alessi havia feito o holeshot, seguido de Justin Barcia, Ryan Villopoto e Bubba. Davi Millsaps havia largado em oitavo, e Dungey, Canard e Tomac também estavam mal colocados.

A relargada foi realizada em fila, causando confusão entre os espectadores, já que a corrida ainda não tinha três voltas completas. Além disso, Villopoto foi penalizado por ter saltado na bandeira amarela e caiu de terceiro para sexto na relargada.

Duas voltas depois Villopoto já havia recuperado o terceiro posto e partia para cima de Barcia, o segundo colocado, que também iniciava um ataque em Bubba, o primeiro.

Nove voltas e Villopoto manda um scrub para ultrapassar Barcia e ir atrás de Bubba, que estava cerca de 1,5 segundo a sua frente.

Os cinco primeiros – Bubba, RV2, Barcia, Reed, Dungey – estavam muito próximos na metade da prova. Millsaps era o sexto, seguido de Alessi, Short, Canard, Brayton, Tickle, Weimer, Albertson e Tomac, que figurava apenas em 14º.

Na 12ª volta, muita coisa aconteceu. Villopoto passou Bubba, que perdeu a posição para Barcia, mas logo recuperou trazendo Chad Reed no encalço. Segundos depois, Barcia errou e caiu para a quinta posição. Loucura demais para quem acompanhava apenas pelo Live Timing!

Ryan Villopoto venceu e descontou dez pontos na briga pelo título em relação a Davi Millsaps. No fim da prova, a vitória de RV2 foi contestada e protestada com alegação de que ele teria feito uma ultrapassagem com a bandeira amarela agitada.

A organização demorou para liberar o resultado oficial. Quando o fez, Ryan Villopoto continuava em primeiro, sem penalizações.

Esquentou a briga pelo campeonato!

:: Resultados
1) Ryan Villopoto
2) James “Bubba” Stewart
3) Chad Reed
4) Ryan Dungey
5) Justin Barcia
6) Davi Millsaps
7) Mike Alessi
8) Trey Canard
9) Justin Brayton
10) Andrew Short
Completo

Importante

A décima etapa do AMA SX acontece no dia 9 de março, próximo sábado, em Daytona, Flórida.