A temporada 2012 do AMA Supercross vai se encaminhando para as últimas etapas com o domínio absoluto dos dois atuais campeões em suas categorias. Em Toronto, no Canadá, Ryan Villopoto alcançou a sétima vitória do ano na Supercross Class, e Justin Barcia chegou à quinta conquista em seis rodadas da Lites – Costa Leste.
As provas foram realizadas no sábado à noite, 24 de março, no Rogers Centers lotado por 47 mil canadenses que aproveitaram a chance de assistir em seu país a única prova do AMA Supercross fora dos Estados Unidos, competição válida pelo Mundial de Supercross FIM.
– Vamos para Houston, onde há uma chance de conquistar o título. Esse é o plano – revelou o piloto da Monster Energy Kawasaki.
Com 79 pontos de vantagem na liderança, RV projeta a conquista do título com quatro rodadas de antecipação. Para que isso aconteça, ele pode terminar em segundo lugar, desde que Ryan Dungey não pontue, e James Stewart chegue no máximo na sexta posição.
David Millsaps e Kevin Windham também têm uma remota chance de estragar a festa de RV. Para isso, Millsaps teria que somar dois pontos a mais do que Villopoto, e Windham precisaria diminuir a vantagem em cinco pontos.
A etapa de Houston, no Texas, 13ª de 17 rodadas da temporada 2012, será disputada no próximo sábado, 31 de março, com cobertura completa do BRMX.
Villopoto vence sem pressão
Parte 1
Parte 2
Justin Brayton – Team Honda Muscle Milk – largou na frente, conquistou o holeshot e liderou o Main Event até a segunda volta, quando foi ultrapassado por Ryan Villopoto. Correndo sem a pressão de fortes oponentes, Villopoto fez uma prova tranquila, cautelosa e praticamente sem erros.
– Cometi alguns erros nas costelas, que estavam muito difíceis nesta noite – revelou o líder.
Sem surpresas na briga pela liderança, as emoções ficaram com o duelos pelas posições intermediárias. Kevin Windham fez excelente prova e conquistou a terceira posição, enquanto Jake Weimer estava tão sedento por posições que esqueceu de frear e passou reto em uma curva faltando duas voltas para o fim.
Resultado:
1) Ryan Villopoto
2) Justin Brayton
3) Kevin Windham
4) Davi Millsaps
5) Jake Weimer
Classificação:
1) Ryan Villopoto – 271 pontos
2) Ryan Dungey – 192 pontos
3) James Stewart – 177 pontos
4) Davi Millsaps – 169 pontos
5) Kevin Windham – 166 pontos
Barcia é absoluto na Lites – Costa Leste
Ken Roczen deu provas de que faria sua melhor participação na temporada do AMA SX e largou na frente. Mas, atrás dele, o atual campeão Justin Barcia deu início à perseguição e forçou o erro de Roczen na abertura da terceira volta.
Oúnico susto para Barcia aconteceu na sexta volta, quando ele errou a sequência de costelas e precisou corrigir, mas sem perder a posição. Daí em diante, a corrida se tornou previsível, tanto que a TV norte-americana estava mostrando a briga pelo sétimo lugar quando Barcia cruzou a linha de chegada.
– Eu não poderia estar mais feliz com minha primeira vitória aqui (Toronto) em dois anos de GEICO Honda. Foi uma prova bastante difícil, na qual você precisa ser muito inteligente e realmente bom – comenta Barcia.
Resultado:
1) Justin Barcia
2) Ken Roczen
3) Blake Wharton
4) Jake Canada
5) Darryn Durham
Classificação:
1) Justin Barcia – 145 pontos
2) Blake Wharton – 117 pontos
3) Darryn Durham – 114 pontos
4) Ken Roczen – 102 pontos
5) Jake Canada – 90 pontos