Ryan Dungey vence Supercross Class, e Dean Wilson leva a Lites na segunda etapa do AMA SX 2012, em Phoenix


Equipe laranja teve muito o que comemorar no Chase Field, em Phoenix – Foto: Divulgação Supercrossonline

A noite de sábado, 14, foi histórica para o Supercross, principalmente para a fábrica austríaca KTM. Em Phoenix, no estado do Arizona, Ryan Dungey venceu e levou a moto alaranjada ao lugar mais alto do pódio na principal categoria do AMA SX pela primeira vez nas 37 temporadas da competição. Jake Weimer e Ryan Villopoto, ambos da Monster Energy Kawasaki, chegaram em segundo e terceiro, respectivamente. 
Além disso, os internautas que atravessaram a madrugada conectados ao BRMX puderam ver ao vivo a vitória de Dean Wilson na categoria Lites, a classificação surpreendente de Adam Chatfield na Last Chance, e boas disputas na 450 e na 250.

:: Assista ao main event da 450!

 
Dungey fez a corrida perfeita na Supercross Class e assumiu a liderança do campeonato, empatando em 45 pontos com Ryan Villopoto. O piloto KTM largou na frente e tratou de abrir vantagem desde as primeiras curvas. Enquanto isso, Villopoto caía ainda na primeira volta, James “Bubba” Stewart cometia erros após uma largada ruim, e Chad Reed tentava se recuperar de um início apenas razoável.
– Tenho que agradecer a todo time. É um processo duro, mas tenho grandes pessoas trabalhando comigo. Ainda temos muito trabalho a fazer nesta temporada, mas esta vitória significa um grande passo pra mim e pra toda equipe – comemorou Dungey, que passou a integrar o time somente nesta temporada.
Trey Canard – American Honda –, que voltava após aproximadamente 30 dias afastado por causa de uma fratura na clavícula, imprimiu bom ritmo e figurou no top 5 durante mais da metade da corrida. Kevin Windham – GEICO Honda – mostrou boa forma e terminou em quarto, perdendo a vaga no pódio para Villopoto na última volta.
– Phoenix tem sempre uma pista lisa. Acabei caindo na primeira volta e tive muito trabalho no restante da corrida. Agradeço a todos que me ajudaram a chegar no pódio – resumiu Villopoto, agora vice-líder pelos critérios de desempate.
– Lutei demais para estar aqui, competindo. Estou muito feliz. Tenho que agradecer todos meus patrocinadores e minha equipe, meu pai, meu mecânico, meu treinador – agradeceu Jake Weimer, que passou a temporada passada inteira se recuperando de lesão. 
Lites volta para as mãos da equipe Pro Circuit Kawasaki

O time mais habituado a vitórias na categoria Lites voltou a vencer no Chase Field. O escocês Dean Wilson fez boa largada, assumiu a ponta e administrou a vantagem para conquistar sua primeira corrida em 2012 e embolar a classificação da Lites – Costa Oeste.

– Estou muito feliz! Não sei se estou na liderança do campeonato com esse resultado, mas estou muito feliz! – disse, ainda agitado, Dean Wilson, que agora é terceiro colocado no campeonato, apenas dois pontos atrás do líder e companheiro de time Tyla Rattary.
O segundo lugar da prova ficou com o francês Marvin Musquin – Red Bull KTM –, que mostrou força para brigar pelo título. 
– Meu objetivo é estar no pódio. Consegui uma boa largada, quase fiz o holeshot e fiz um bom resultado. Estou feliz por, finalmente, estar no pódio – falou o francês.
A terceira rodada do AMA SX 2012 acontece em Los Angeles, próximo sábado, 21. O BRMX acompanha ao vivo outra vez.

Resultados da segunda etapa
Supercross Class
1) Ryan Dungey
2) Jake Weimer
3) Ryan Villopoto
4) Kevin Windham
5) Chad Reed
6) Andrew Short
7) Trey Canard
8) James Stewart
9) Brett Metcalfe
10) Josh Hansen
Lites – Costa Oeste
1) Dean Wilson
2) Marvin Musquin
3) Tyla Rattray
4) Eli Tomac
5) Cole Seely
6) Zac Osborne
7) Jason Anderson
8) Nico Izzi
9) Max Anstie
10) Travis Baker
18) Jean Ramos
19) Adam Chatfield
Classificação do AMA SX 2012
Supercross Class
1) Ryan Dungey – 45 pontos
2) Ryan Villopoto – 45 pontos
3) Jake Weimer – 38 pontos
4) Chad Reed – 38 pontos
5) Kevin Windham – 31 pontos
6) Andrew Short – 29 pontos
7) James Stewart – 28 pontos
8) Justin Brayton – 25 pontos
9) Brett Metcalfe – 22 pontos
10) Josh Hansen – 22 pontos
Lites – Costa Oeste
1) Tyla Rattray – 42 pontos
2) Cole Seely – 41 pontos
3) Dean Wilson – 40 pontos
4) Marvin Musquin – 40 pontos
5) Eli Tomac – 38 pontos
6) Jason Anderson – 28 pontos
7) Zac Osborne – 27 pontos
8) Nico Izzi – 22 pontos
9) Travis Baker – 22 pontos
10) Max Anstie – 17 pontos
22) Jean Ramos – 3 pontos
25) Adam Chatfield – 2 pontos

*Matéria atualizada às 12h25 de domingo, 15 de janeiro.