Ryan Dungey na 450 e Eli Tomac na 250 vencem 11ª etapa do AMA Motocross 2012, em Steel City


Dungey \’esqueceu\’ que já é campeão e foi para cima, venceu as duas baterias – Foto: Frank Hoppen / KTM Images

Eli Tomac e Justin Barcia diminuiram a diferença em relação a Blake Baggett na categoria 250 do AMA Motocross após a realização da 11ª etapa, neste sábado, 1º de setembro, em Steel City.

Tomac venceu as duas baterias e assumiu a vice liderança, agora com 14 pontos a menos que Baggett, que segue líder após o quarto lugar overall. Barcia caiu para terceiro, mas segue na luta pelo título com 16 pontos a menos que o líder.

Na 450, nenhuma surpresa. Ryan Dungey, campeão por antecipação, venceu as duas baterias tranquilamente. Leia abaixo o resumo das baterias e confira no final da página a classificação atualizada.

A última etapa do campeonato – e a decisão da 250 – acontece no próximo sábado, dia 8, em Lake Elsinore. Além de ser a final, a prova deve contar com o retorno de Ryan Villopoto.

:: Resultados – soma das baterias

250
1) Eli Tomac – 1-1
2) Ken Roczen – 3-2
3) Justin Barcia – 2-3
4) Blake Baggett – 4-4
5) Marvin Musquin – 5-5
Resultado completo

450
1) Ryan Dungey – 1-1
2) Mike Alessi – 3-2
3) Josh Grant – 4-4
4) Jake Weimer – 7-3
5) Tyla Rattray – 6-9
Resultado completo

:: Melhores momentos

250

Blake Baggett conseguiu o holeshot, mas Justin Barcia ultrapassou o \”Chupa-Cabra\” por fora ainda nas nas primeiras voltas. Ken Roczen era o terceiro, Eli Tomac o quarto e Marvin Musquin o quinto.

Roczen foi pra cima de Baggett enquanto sofria pressão de Tomac e passou, assumindo a segunda posição muito cedo. Tomac aproveitou o embalo e passou Baggett na mesma tocada.

Barcia, Roczen, Tomac, Baggett e Musquin formavam o top 5 com cinco minutos de corrida. Poucas voltas depois, Tomac conseguiu a ultrapassagem em Roczen e iniciou a perseguição a Barcia, que havia aberto uma pequena vantagem.

Faltando três voltas para a bandeira quadriculada, Tomac fez um forte ataque a Barcia e ultrapassou após alguns segundos de batalha, assumindo a liderança para vencer a primeira bateria da classe neste sábado.

A segunda bateria começou com Tomac, Roczen, Barcia, McDade, Bogle e Musquin na frente. Baggett largou no segundo pelotão mas logo se infiltrou entre os cinco primeiros e ali se manteve até o final.

Tomac, Roczen e Barcia abriram vantagem, levando a corrida na mesma tocada. Enquanto isso, Baggett chegava e pressionava Musquin até fazer a ultrapassagem para somar mais dois pontos. E assim a sequência se manteve até o fim.

250 – Bateria 1
1) Eli Tomac
2) Justin Barcia
3) Ken Roczen
4) Blake Baggett
5) Marvin Musquin

250 – Bateria 2
1) Eli Tomac
2) Ken Roczen
3) Justin Barcia
4) Blake Baggett
5) Marvin Musquin

450

Ryan Dungey fez o holeshot seguido de Andrew Short, Davi Millsaps, Mike Alessi e Nico Izzi.

Alessi fez o ataque a Millsaps e assumiu a terceira posição durante as primeiras voltas, enquanto pilotos como Justin Brayton, Jake Weimer e Broc Tickle iniciavam a recuperação após largadas ruins.

Dungey abriu vantagem e liderou com segurança até o final, chegando a sua 15ª vitória em baterias. Broc Tickle teve problemas mecânicos e abandonou. Jake Weimer chegou em sétimo, enquanto Brayton foi o décimo. Mas quem surpreendeu foi Josh Grant, que terminou a bateria em quarto, após tropeços de Izzi e Millsaps.

Holeshot para Mike Alessi na segunda bateria, seguido de Josh Grant, Jake Weimer, Ryan Dungey e Andrew Short.

Na quarta volta, Dungey já era o segundo colocado, com oito segundo de desvantagem para Alessi. E a diferença foi diminuindo até que, na 11ª volta, o campeão da 450 fez a ultrapassagem em Alessi e seguiu para mais uma conquista.

450 – Bateria 1
1) Ryan Dungey
2) Andrew Short
3) Mike Alessi
4) Josh Grant
5) Davi Millsaps

450 – bateria 2
1) Ryan Dungey
2) Mike Alessi
3) Jake Weimer
4) Josh Grant
5) Broc Tickle

:: Classificação do campeonato

450
1) Ryan Dungey – 530 pontos
2) Mike Alessi – 409 pontos
3) Andrew Short – 333 pontos
4) Jake Weimer – 327 pontos
5) Broc Tickle – 309 potos
Classificação completa

250
1) Blake Baggett – 472 pontos
2) Eli Tomac – 458 pontos
3) Justin Barcia – 454 pontos
4) Ken Roczen – 427 pontos
5) Marvin Musquin – 368 pontos
Classificação completa