Ryan Dungey comenta vitória na sexta etapa do AMA Motocross, em RedBud

||


Dungey lidera a competição com 72 pontos de vantagem para Mike Alessi, segundo colocado – Foto: KTM Images

Das 12 baterias realizadas nesta temporada do AMA Motocross, Ryan Dungey venceu oito, sendo todas em sequência desde que James “Bubba” Stewart se machucou, na quinta bateria – terceira etapa.

Porém, mesmo com o retorno de Bubba – muitos dizem que ele não estava 100% recuperadado –, foi Dungey quem triunfou nas duas baterias em RedBud, sábado passado, válidas pela sexta etapa do campeonato.

Nesta segunda-feira, 9, a revista norte-americana RacerX publicou em seu site um resumo do que o piloto da Red Bull KTM falou na entrevista coletiva pós-corrida. Leia abaixo!

Leia também
>>> EXCLUSIVO: Mariana Balbi comenta desempenho em RedBud

>>> Dungey e Baggett vencem sexta etapa do AMA Motocross 2012

Olhando de fora, parece que toda corrida é igual para você, mas acredito que cada corrida traga seus próprios desafios e particularidades.
Com certeza! Como nesta semana, ter o James (Stewart) de volta foi bom para mim, para o campeonato e para os fãs. E o (Tyla) Rattray também. Antes desta corrida, fizemos alguns testes em 4 e 5 de julho, e acho que tivemos progresso. Tínhamos uma moto nova no início do ano e tivemos que trabalhar. Então, com algumas folgas, conseguimos progredir. Hoje (sábado), desde o início, a moto foi muito bem.

Como foi conseguir o holeshot na primeira bateria?
Foi bom. Sabia que largar bem era a chave. Sua vida fica mais fácil quando você pega pista limpa. E eu gosto de RedBud. Muitos gostam. Tem um bom terreno, curvas de alta e grandes saltos.

Com Bubba de volta, muitos ficaram se perguntando se você iria correr para ganhar dele ou apenas para fazer pontos e administrar a liderança do campeonato. Como você planejou isso?
Sabe, é cedo para pensar apenas em pontos, mas você tem que ser esperto. Sabendo da volta de James, era como se os planos voltassem para a época de Thunder Valley, quando achávamos que ele seria capaz de correr. Hoje deve ter sido difícil para ele, mas ele estava de volta, e isso merece um crédito. Ele vai melhorar, e você nunca pode subestimar Bubba. Você deve estar pronto. Então, hoje eu pensei em fazer uma boa largada e começar forte, para depois ver o que iria acontecer. Por sorte, eu consegui, porque honestamente, assim como muita gente, eu não sabia o que esperar.

Agora você está indo correr em casa…
É! Millville é uma grande pista! Sempre espero esse dia, com muitos amigos e familiares lá. O que é legal também é que vamos fazer uma corrida de caridade no domingo depois da etapa. Se chamará Minnesota Major. Vamos fazer um circuito de 23 ou 62 milhas, e cada inscrito paga 50 dólares para andar conosco, e toda grana arrecadada vai para ajudar em pesquisas sobre câncer.

A última: notamos que quando você está na liderança, continua andando redondo e forte. Como é isso? Você trata a corrida como um treino?
É como em casa. Às vezes você está liderando e tranquilo mas, igual na pista de treino, você continua forçando. Você está girando em 2:06 e daqui a pouco percebe que está em 2:07. Então você faz força para voltar a 2:06. Isso é divertido. Gosto de me exigir mais do que preciso às vezes. Gosto de sair da pista sabendo que dei tudo que podia. Nunca será o suficiente. Esse é o jeito que enxergo.

Classificação do campeonato

450
1) Ryan Dungey – 286 pontos
2) Mike Alessi – 214 pontos
3) Jake Weimer – 202 pontos
4) Andrew Short – 178 pontos
5) Broc Tickle – 162 pontos
Classificação completa