Rinaldi patrocina edição histórica do Ibitipoca Off-Road

Conceição de Ibitipoca – Foto: Ângelo Savastano

No fim de semana, 3 e 4 de agosto, foi realizado a 30ª edição do Ibitipoca Off-Road e a Rinaldi é uma das patrocinadoras oficiais do evento. A primeira edição da prova foi realizada em 1990 e desde então, nunca deixou de acontecer, sempre reunindo pilotos de carros e motos para uma disputa de enduro-rally de regularidade.

O nome da prova vem do distrito de Conceição de Ibitipoca, um simpático e bucólico vilarejo que pertence ao município de Lima Duarte. Este é o local escolhido pela organização para ser a cidade-dormitório da competição; é lá que se encerra o primeiro dia de disputas e onde os pilotos pernoitam, depois de largarem de Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira.

O Ibitipoca Off-Road nasceu a partir da iniciativa de Manoel Resende, que na época tinha uma concessionária de motos, e que viu na realização de uma prova, uma maneira de incentivar suas vendas.

– Junto com um amigo, decidimos criar um desafio, uma prova de dois dias. Na época, Conceição de Ibitipoca tinha uma estrutura hoteleira muito precária, mas mantivemos nossa ideia e sempre fazendo tudo com muito amor e carinho, fomos repetindo a experiência ano após ano. Mesmo com todas as dificuldades, nunca deixamos de realizar uma edição e hoje costumo brincar que fomos atraindo uma legião de seguidores, explica Manoel Resende, que junto com o filho Thiago Resende, permanece à frente da organização.

A Rinaldi sente-se orgulhosa de fazer parte de uma edição tão especial para o Ibitipoca Off-Road. Para nós, apoiar esta prova é uma excelente forma de promover a sinergia da marca com o mercado e de estar perto de uma parcela importante dos nossos consumidores. Este é um segmento muito relevante dentro de nosso modelo de negócio e ajudar na concretização desta edição de 30 anos da prova é uma maneira de reforçarmos o nosso compromisso com o esporte e de colaborarmos com o seu fortalecimento.

Para esta edição histórica, a organização do Ibitipoca Off-Road preparou algumas novidades. A primeira delas é em relação ao roteiro da prova, que segundo Thiago Resende, será um dos mais desafiadores já elaborados. Mas ele garante que para que todos divirtam-se e completem a prova, as categorias menos graduadas terão roteiros específicos que oferecerão níveis de dificuldade menores.

Outra novidade foi a criação das categorias Brasil e a Over 60, para pilotos com mais de 60 anos de idade.

– Esta categoria atraiu pilotos que participaram das primeiras edições da prova; alguns até mesmo já estavam afastados do esporte, mas resolveram voltar para fazer parte da festa, revela Manoel.

E por fim, a organização do Ibitipoca Off-Road vai promover duas ações ambientais na prova. A primeira é o plantio de mudas nativas na área degradada do Parque da Lajinha, que fica na cidade de Juiz de Fora. A outra, firmada com uma empresa privada, é incentivar pilotos e navegadores a levarem lixo eletrônico para ser descartado corretamente. Quem fizer isso, vai concorrer a kits da prova.

– Precisamos conscientizar as pessoas quanto à nossa responsabilidade ambiental e esta foi uma excelente oportunidade de fazermos isso, explica Manoel.

Para esta edição histórica, um novo recorde de inscritos foi batido: são 561 pilotos de motos e 60 de carro, além de 35 que ficaram na lista de espera, aguardando alguma desistência de última hora.

A Rinaldi esteve presente na prova como patrocinadora oficial e através de seu distribuidor Moto Point, de Lavras, Minas Gerais, vai oferecer nossa gama de pneus off-road com descontos especiais, com troca gratuita de pneus e câmaras. Esta ação vai acontecer tanto na véspera da prova, quanto em Conceição de Ibitipoca, onde a prova irá pernoitar.

No sábado, dia 3, os pilotos partem da faculdade Suprema, em Juiz de Fora, em direção a Lima Duarte e depois, Conceição de Ibitipoca, tendo pela frente cerca de 254 km de trilhas (categorias Máster e Sênior). No domingo, eles retornam a Juiz de Fora percorrendo mais 245 km. O primeiro piloto partirá às 7h do sábado e no domingo, o retorno está previsto para acontecer a partir das 15h, quando então, está prevista uma grande festa de encerramento e para assistir a entrada é gratuita.