Ricardo Martins vence Rally Baja Jalapão 500 e assume liderança do campeonato brasileiro

martins_001-gustavoepifanio-0014
Ricado Martins – Foto: Gustavo Epifanio

 

O catarinense Ricardo Martins se deu bem na primeira edição do Rally Baja Jalapão 500, realizado sábado, 4, no Tocantins. Além de vencer a prova, o piloto da Yamaha Grupo Geração assumiu a liderança geral do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2015. Em um misto de competência e sorte, Martins contou com seu ótimo desempenho e com problemas de dois dos seus principais concorrentes. Ramon Sacillotti, lesionado, nem viajou para a corrida, e Gregório Caselani teve problemas na moto e não completou o percurso.

Com mais de 600 quilômetros de disputas em apenas um dia, este modelo de prova aconteceu pela primeira vez no Brasil. O desafio inédito exigiu técnica, esforço e muita estratégia dos participantes. O resultado final contou pontos pela quarta rodada (duas etapas, 50 pontos em jogo) do Brasileiro de Rally Baja 2015.

– Estou muito feliz. Sabíamos que seria uma prova muito dura, tanto para mim quanto para o equipamento. Fiz uma prova limpa, equilibrada, tentando ser o mais rápido. E deu certo. Consegui esta importante vitória e de quebra assumi a dianteira do Brasileiro na geral e aumentei a vantagem na liderança da categoria – comenta Martins.

A soma dos resultados coloca Martins com 23 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na classificação geral do Brasileiro, Ramon Sacilotti. Caselani, que poderia ter aberto vantagem na ponta, lamentou.

– Estou bem triste, porque parei logo no quilômetro 20, quando estava em um ótimo ritmo. Foi uma pena, ainda queria ter testado os equipamentos para o Rally dos Sertões – lamentou o gaúcho Caselani.

 

Curiosidade

ricardomartins_mauhaas-1
Martins e sua YZ – Foto: Mau Haas

 

Ricardo Martins e a Yamaha Grupo Geração resolveram utilizar a YZ 450F – originalmente uma moto para motocross –  neste campeonato de rally. E o resultado tem mostrado a potência e a resistência do modelo.

– Estamos utilizando a YZ 450F, que é fabricada para corridas de motocross, mais curtas que as de rally. A moto tem se mostrado muito forte, resistente e confiável. Neste rally do Jalapão, foram mais de 600 quilômetros de percurso em um dia, sempre com giro alto, sempre forçando o motor, e a moto foi perfeita – garante o atleta.

A versátil Yamaha YZ 450F é um exemplo de pioneirismo no esporte off-road. Uma das características é o projeto de centralização de massa, com o cilindro inclinado para trás, concentrando o peso (massa do motor, tanque de combustível, sistema de escape, e AIRBOX) em direção ao centro da moto, resultando na facilidade de pilotagem. Com motor 4 tempos e cabeçote com 4 válvulas de titânio alinhado com injeção de combustível proporciona potência excelente em todas as rotações.

 

Resultado do Rally Baja Jalapão 500 2015

Classificação geral (sem divisão de categorias)
1. Ricardo Martins
2. Rodrigo Varella
3. Mauricio Pena Rocha
4. Aristides Mafra
5. Luiz Fernando Menuzzo

 

Classificação do Brasileiro de Rally Baja 2015

Classificação geral (sem divisão de categorias)*
1. Ricardo Martins – 150 pontos
2. Ramon Sacilotti – 127 pontos
3. Gregório Caselani – 102 pontos

*Extra-oficial (CBM ainda não divulgou a classificação atualizada)