O segundo dia de provas da final da Copa Minas Gerais de Motocross 2014 já começou de baixo de uma chuva fina, que persistiu ao longo do dia. O barro formado pela quantidade de água que caiu no sábado e no domingo acabou prejudicando alguns pilotos e ajudando outros, como o paranaense Jean Ramos, que conquistou a MX1. Quem se destacou na MX2 foi Dudu Lima, confirmando a liderança da categoria.
Empolgado com as quedas e corridas de recuperação de alguns pilotos, o público permaneceu no Mega Space até o final. As arquibancadas chegaram a abrigar cerca de 12 mil pessoas, que aplaudiram de pé todos os campeões de 2014.
>>> Confira aqui os resultados de sábado das categorias Intermediária, MX4, Nacional, MXF, 50cc e Júnior
>>> Informações importantes sobre a etapa aqui
MX1
Durante a MX1, o público acompanhou a disputa entre Wellington Garcia e Jean Ramos. Wellington largou bem, mas Jean buscou o primeiro lugar, que não demorou a chegar. Após realizar a ultrapassagem, o piloto abriu uma vantagem significativa em relação ao segundo colocado e venceu a etapa e o campeonato.
– Quando chove eu sempre me sobressaio um pouco. Eu sou de Curitiba e lá chove muito. Então quando chove eu sempre fico um pouco mais tranquilo do que os outros pilotos. E hoje graças a Deus deu tudo certo – conta Ramos.
Soma das baterias
1. Jean Ramos
2. Wellington Garcia
3. Marcello Lima
4. Michael Dochert
5. Humberto Martin
Final do campeonato
1. Jean Ramos – 172 pontos
2. Humberto Martin – 161 pontos
MX2
Dudu Lima dominou a categoria MX2. O piloto venceu as duas baterias do dia e também levou o título de 2014. A disputa ficou por conta do segundo lugar que, no somatório das baterias, ficou com o paulista Hector Assunção.
Soma das baterias
1. Dudu Lima
2. Hector Assunção
3. Leonardo de Souza
4. Fabinho dos Santos
5. Ismael Rojas
Final do campeonato
1. Dudu Lima – 191 pontos
2. Hector Assunção – 172 pontos
Super Final Scud
Assim como na MX1, a Super Final Scud foi marcada pela briga direta entre Wellington Garcia e Jean Ramos. As torcidas de ambos vibravam com cada manobra e com a performance dos competidores. Garcia liderou toda a prova, mas foi muito pressionado por Jean. Porém, faltando poucos metros da linha de chegada, Jean caiu e o primeiro lugar ficou com Wellington, que levou o prêmio de R$ 6.000,00.
1. Wellington Garcia
2. Jean Ramos
3. Hector Assunção
4. Dudu Lima
5. Marcello Lima
MX3
Já na categoria MX3, disputada por homens acima de 30 anos e mulheres acima de 17, não teve para ninguém. Mariana Balbi largou em último lugar e logo nas primeiras voltas assumiu a liderança da prova. Essa foi umas das corridas mais empolgantes e que contou com a participação maciça da torcida que assistiu com entusiasmo a vitória de Mariana que deixou para trás muitos homens, entre eles, pilotos campeões em outras categorias.
Resultado
1. Mariana Balbi
2. Vinicius Rachid
3. André Stocovich
4. Marcely Cazadini
5. Tiago Bueno
Final do campeonato
1. Mariana Balbi
2. André Stocovich
MXF
No caso das mulheres, nem a chuva e nem a pista pesada foram capazes de intimidá-las. A paulista Stefany Serrão, que já havia conquistado o título com antecedência, disputou o primeiro lugar da prova com a mineira Mariana Balbi. No decorrer da corrida aconteceram várias quedas e alternância de posições, mas Stefany superou as dificuldades e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Resultado
1. Stefany Serrão
2. Mariana Balbi
3. Marcely Lobato
4. Lays Lobato
5. Ana Paula de Souza
Final do campeonato
1. Stefany Serrão – 119 pontos
2. Mariana Balbi – 72 pontos
85 cc
Os garotos da 85cc sofreram com a chuva com várias quedas durante a prova. O líder, Carlos Tavares, também foi para o chão, terminou em sétimo lugar, mas não chegou a perder a liderança da categoria. Quem venceu a prova foi Leonardo de Almeida.
1. Leonardo de Almeida
2. Renato Paz
3. Leonardo Zequinão
4. Renan Goto
5. Yuri Campelo
Final do campeonato
1. Carlos Tavares – 89 pontos
2. Yuri Campello – 82 pontos
65 cc
Na categoria 65cc, a pista pesada em função da chuva não facilitou a vida dos pequenos pilotos, de 7 a 12 anos, que tiveram que insistir para continuar na prova. Carlos Eduardo largou bem e manteve a liderança até o meio da corrida, quando foi ultrapassado por Joaquim, que venceu a prova e também levou o campeonato.
Resultado
1. Joaquim Neto
2. Carlos Eduardo
3. Rafael Ribeiro
4. João Pedro
5. Rodolfo Bicalho
Final do campeonato
1. Joaquim Neto – 105 pontos
2. Rafael Ribeiro – 100 pontos
Treino classificatório
MX1
MX2
MX3
85cc
65cc