A Confederação Brasileira de Motociclismo disponibilizou em seu site o regulamento do Brasileiro de Motocross 2018.
>> Clique aqui para ver o regulamento na íntegra
As principais novidades já haviam sido divulgadas previamente, como você pode rever abaixo.
O item referente ao tempo de prova necessário para somar pontos ainda gera dúvidas, uma vez que a CBM chegou anunciar que agora seria necessário completar 75% ante aos 50% de anos anteriores. O regulamento apresentado, porém, mantém os 50%.
Novidades no Regulamento do Brasileiro de Motocross 2018
A nova categoria Elite MX é a principal delas. Vale ressaltar que muitas das alterações foram reivindicadas pelos pilotos das classes MX1 e MX2, que unidos formaram a Associação Elite MX.
Alteração sobre idade
Vale a idade que o piloto tinha no dia 1º de janeiro do ano corrente (2018), tanto para idade mínima ou máxima.
Cor do number plate
A cor de fundo de número da motocicleta deve seguir a tabela abaixo:
50cc, 65cc, 230cc e MXJR / Fundo branco e número preto
MX2JR / Fundo azul e número branco
MX2 e MXF / Fundo preto e número branco
MX1, MX3, MX4, MX5 / Fundo branco e número preto
Espaço para Elite MX no number plate
Torna-se obrigatório um espaço de 45mm na parte superior do number plate das motocicletas, que ficará à disposição da Associação Elite MX.
Tempo das provas
MX1
Uma bateria de 30 minutos mais duas voltas + bateria da categoria Elite MX
MX2
Uma bateria de 30 minutos mais duas voltas + bateria da categoria Elite MX
Elite MX
Uma bateria de 30 minutos mais duas voltas com os pilotos somando pontos para suas respectivas classes.
Quem participa?
Os 10 melhores tempos no cronometrado da MX1
Os 10 melhores tempos no cronometrado da MX2
Os outros 12 pilotos da classe MX2 ou MX1
Os 2 melhores classificados da MX3 também poderão participar
MX2JR
Uma bateria de 30 minutos mais duas voltas
MXJR e MX3
Uma bateria de 20 minutos mais duas voltas
50cc, 65cc, 230cc, MXF, MX4 e MX5
Uma bateria de 15 minutos mais duas voltas