A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) divulgou o regulamento do Brasileiro de Motocross 2015 e as cidades que receberão as etapas no próximo ano nesta sexta-feira, 26. O documento está disponível NESTE LINK.
A principal novidade é quanto a participação de pilotos estrangeiros, que só poderão pontuar na categoria MX1. As equipes com piloto estrangeiro devem ter pelo menos dois brasileiros, sendo um obrigatoriamente na MX1 e o segundo participando das categorias MX1 ou MX2. A partir do segundo competidor estrangeiro, a equipe deverá ter mais um brasileiro disputando uma das duas principais categorias.
Conforme o novo regulamento, o campeonato da MX1 e MX2 terá entre sete a nove etapas, o que ainda falta definir. Já as classes MX3 e Júnior serão disputadas em pelo menos cinco provas, sendo que em todas as etapas da MX1 e MX2, estarão presentes uma dessas duas categorias. Já as classes MX4, MXF, 65cc e 50cc participarão de um campeonato que contará com três etapas. A realização das provas será responsabilidade das federações estaduais.
O regulamento também se preocupa com os protestos, um tema muito recorrente em 2014. A partir de 2015, os protestes só poderão ser feitos por pilotos ou chefes de equipe, por escrito, e até 30 minutos após a bandeirada de chegada do vencedor da corrida. Pais de pilotos só poderão fazer protestos se tiverem procuração do filho que informe que o pai é o chefe de sua equipe. Reclamações verbais feitas por pilotos ou membros de sua equipe NÃO serão aceitas e causarão a desclassificação imediata da prova. Mudou ainda o valor do protesto, que aumentou para R$ 2 mil.
As cidades-sede se repetem em 2015. Apenas saem de cena Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Pedra Bonita, Minas Gerais, e entra a cidade de Caldas Novas, em Goiás. Confira abaixo.
.
:: Calendário do BRMX 2015
1ª etapa – 8 de março – Limeira, São Paulo
2ª etapa – 19 de abril – Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
3ª etapa – 17 de maio – Caldas Novas, Goiás
4ª etapa – 14 de junho – Paty do Alferes, Rio de Janeiro
5ª etapa – 12 de julho – Canelinha, Santa Catarina
6ª etapa – 2 de agosto – Santa Maria, Rio Grande do Sul
7ª etapa – 13 de setembro – Toledo, Paraná