Ratinho e Dudu Lima têm pré-temporada marcada por indefinições

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Ratinho recebeu a 450cc há uma semana, mas vem treinando forte para recuperar o tempo perdido – Foto: IC Fotos / Rinaldi

A temporada começou com certo atraso para os irmãos Marcello “Ratinho” e Eduardo “Dudu” Lima. O acerto com os patrocinadores custou a sair, e as motos modelo 2012 chegaram somente há uma semana. Resultado disso, segundo Gui Lima, pai dos pilotos, foi uma preparação repleta de incertezas para os irmãos.


– Não fizemos a pré-temporada que desejávamos, foi bem desgastante tentar acertar todos os patrocinadores e, mesmo assim, de alguns eu só terei resposta na semana que vem, pouco antes de Indaiatuba (na abertura da Superliga Brasil de Motocross) – comenta.

Para a temporada 2012, estão certos os patrocínios da Kawasaki, Rinaldi e Circuit, com o apoio da Red Dragon e da Vaz. Ratinho disputará a classe MX1 no Brasileiro de Motocross e a Pró na Superliga, enquanto Dudu irá disputar a MX2 em ambos os campeonatos. 

Os irmãos também devem competir na Copa São Paulo de Motocross, na qual se inscreverão ambos nas duas categorias. Competições de alto nível que certamente exigirão dedicação extra dos pilotos, que tiveram pouco tempo para treinar.

Gui comenta a situação:

– Por questões burocráticas e não por culpa da Kawasaki, as motos só chegaram para mim na quinta-feira passada (16 de fevereiro), e estou trabalhando para deixá-las prontas para o início da Superliga na semana que vem – garante. 

As mudanças na KX450F modelo 2012 são tão significativas, que em determinado momento da pré-temporada, Ratinho deixou de treinar com o modelo 2011 que utilizou no ano passado, conforme explicou o pai do piloto.

– A moto é mais leve, mais estreita, com uma ciclística melhor. A situação chegou a tal ponto que não fazia mais sentido o Marcello treinar com o modelo 2011, tamanha a diferença entre ambas – esclarece Gui Lima.

Ratinho também fala das diferenças.

– A 450cc mudou bastante e faz pouco tempo que pegamos a moto. Mesmo assim, os treinos têm rendido bastante e estou preparado – afirma.

Em relação à 250cc, as mudanças foram menos representativas, de acordo com Gui Lima, e a moto de Dudu está praticamente acertada com a configuração que o piloto utilizou na temporada passada.

– Uma grande vantagem que tivemos é que conseguimos manter basicamente os mesmos patrocinadores do ano passado, não mudamos a marca da moto e dos pneus e, com isso, poderemos dar continuidade ao trabalho que estamos desenvolvendo desde 2010 – destaca.

– Na temporada passada, nenhuma das duas motos quebrou em qualquer das categorias que competimos em todos os campeonatos que disputamos – enfatiza Gui Lima.