RANKING: os 25 filmes de moto mais “fodas” da história do cinema

 

 

Em alguns casos, é o piloto que faz a moto.

Em outros, é a moto que faz o piloto.

No cinema, na maioria dos casos, são os talentosos dublês que fazem o papel do piloto nas cenas envolvendo motocicletas.

Mas quando você assiste a esses filmes, são os personagens principais, ou os “mocinhos”, como se costuma dizer, que estão no comando da ação.

O site complex.com fez uma lista com os 25 filmes de moto mais fodas da história do cinema (sim, na tradução literal, este é o título da reportagem).

Se você é fã de motos e fã de cinema, talvez queira levar em consideração a lista a seguir quando for escolher os próximos filmes que quiser assistir.

 

  1. Purple Rain (1984)

Moto: Honda Hondamatic CB400A 1981

Piloto: Prince

Comentário: a Honda Hondamatic CB400A 1981, personalizada com a cor roxa, é uma das coisas mais memoráveis deste musical de 1984, protagonizado pelo falecido cantor Prince e cujo o nome é o mesmo título de um dos maiores sucessos de sua carreira, o hit “Purple Rain”, além é claro, da trilha sonora, clássica por si própria.

Qualquer um teria medo de carregar um machado branco personalizado na parte de trás de sua moto sem nenhum compartimento para protegê-lo.

Como a foto mostra, não foi o caso de Prince nesse filme.

 

 

  1. The girl on a Motorcycle (1968)

Moto: Harley-Davidson Electra Glide 1967

Piloto: Marianne Faithfull

Comentário: “The Girl on a Motorcycle” (ou “A Garota de motocicleta”, na tradução livre) é um filme franco-francês de 1968 que conta a história de Rebecca (interpretada pela cantora e atriz britânica Marianne Faithfull) e sua moto.

Mas é principalmente sobre a paixão de Rebecca por motocicletas e a sensação de liberdade que ela só sente quando está pilotando sua moto, uma Harley-Davidson Electra Glide 1967.

 

 

  1. 007 Contra a Chantagem Atômica (1965)

Moto: BSA Lightning A65-L

Piloto: Luciana Paluzzi

Comentário: Quando lembramos dos filmes de James Bond, geralmente pensamos em carros.

Mas o icônico personagem também pilotou muitas motos em vários longas metragens da série.

Mas nenhum foi mais marcante que a BSA A65-L com lança mísseis, pilotada pela vilã Fiona Volpe (interpretada pela atriz italiana Luciana Paluzzi), uma fria assassina, no filme “007 Contra a Chantagem Atômica” (Thunderball no título original em inglês), de 1965.

O sucesso foi tanto que a colecionável moto inspirou um curta-metragem chamado “A Child’s Guide to Blowing Up a Motor Car” (“Guia Infantil para Explodir um Carro”).

 

 

  1. Salt (2010)

Moto: Triumph Street Triple R 2009

Piloto: Angelina Jolie

Comentário: A Triumph Street Triple não é uma moto foda o suficiente para você?

Não se preocupe, foi por isso que a marca desenvolveu o modelo Street Triple R em 2009, para elevar os níveis fodásticos da moto a outro patamar.

E no filme de ação e suspense “Salt”, de 2010, Angelina Jolie, a protagonista, dispensou os dublês e fez ela mesma todas as cenas de ação, inclusive as cenas com a moto.

 

 

  1. Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009)

Moto: Aprilia RS 125 2009

Piloto: Megan Fox

Comentário: em “Transformers: A Vingança dos Derrotados” (“Transformers: Revenge of the Fallen, título original em inglês), a mecânica Mikaela Banes (interpretada por Megan Fox), em determinado momento do longa resgata seu azarado namorado, o protagonista Sam Witwicky (interpretado por Shia LaBeouf) em sua fiel Aprilia RS 125 2009.

A moto é pequena, mas não se engane com o tamanho.

Este leve “foguete” é alimentado pelo famoso motor 2 tempos Rotax-Aprilia.

Não por acaso esta moto, em sua categoria, é a rainha das 125cc na Europa.

 

 

  1. Top Gun – Ases Indomáveis (1986)

Moto: Kawasaki GPZ 900 R 1985

Piloto: Tom Cruise

Comentário: o personagem Maverick, interpretado por Tom Cruise em “Top Gun – Ases Indomáveis”, foi um ícone para marmanjos de todas as idades nos anos 80.

Todos queriam ter suas habilidades, seu avião, sua namorada, e claro, sua moto.

A calma do personagem também era algo invejável.

Para fechar com chave de ouro, no final do longa ele pilota sua Kawasaki GPZ 900 R 1985 num combate contra aviões de guerra.

Ops, se você ainda não viu o filme, já estamos dando spoilers demais.

 

 

  1. Rogue – O assassino (2007)

Moto: Confederate X132 Hellcat

Piloto: Jet Li

Comentário: o assassino Rogue, vilão interpretado por Jet Li, pilota sua Hellcat (gata infernal, sugestivo o nome, não?) literalmente como se estivesse no inferno.

Mas, mesmo com esta combinação, “Rogue – O assassino” (“War” no título original em inglês) infelizmente não foi um sucesso de bilheteria.

Mas mesmo assim a moto é linda e pode ser que esta seja a única vez que veremos uma Confederate num filme.

 

 

  1. Rambo – Programado para Matar (1982)

Moto: Yamaha XT 250

Piloto: Sylvester Stallone

Comentário: sabemos que alguns utilitários esportivos, embora tenham as características necessárias, não são recomendados para terrenos off-road.

Mas em “Rambo – Programado para Matar” (“First Blood” no título original em inglês), Sylvester Stallone, o protagonista Rambo, nos ensina, enquanto é perseguido pelo Xerife Teasle (interpretado por Brian Dennehy) como expandir os limites de uma Yamaha XT 250.

Precisa atravessar um rio ou uma trilha no meio do mato? Rambo ensina como fazê-lo com uma XT 250.

 

 

  1. Mad Max (1979)

Moto: Kawasaki KZ 1000 1977

Piloto: Steve Bisley

Comentário: Mad Max é um filme australiano de ficção científica que conta a história de Max Rockatansky (interpretado por Mel Gibson), um policial rodoviário que vive numa Austrália infestada por gangues de motociclistas.

A tensão aumenta quando o notório membro de uma gangue de motoqueiros, Johnny (interpretado por Tim Burns), garante que a Kawasaki KZ 1000 1977 do patrulheiro Jim Goose (interpretado por Steve Bisley) será destruída.

Se você é do tipo que prefere torcer pelos vilões ao invés dos mocinhos, fique tranquilo: vários deles no filme também pilotam as KZs 1000 1977.

 

 

  1. O Besouro Verde (2011)

Moto: Harley-Davidson V-Rod Muscle (customizada)

Piloto: Jay Chou

Comentário: embora o nome do filme seja “O Besouro Verde” (“The Green Hornet” no título original em inglês), a história gira predominantemente em torno de Kato (interpretado por Jay Chou), um inventor genial e mestre das artes marciais que está o tempo todo, com ou sem sua moto, livrando seu amigo, Britt Reid, ou o Besouro Verde (interpretado por Seth Rogen) de confusões.

Mas para os apaixonados por duas rodas, a Harley-Davidson V-Rod Muscle customizada, de Kato, é sem dúvida a melhor parte do filme.

 

 

  1. Jornada nas Estrelas (2009)

Moto: moto voadora da polícia, customizada

Piloto: policial do estado de Iowa no ano de 2240

Comentário: o personagem James T. Kirk (interpretado por Chris Pine) pilota uma moto muito foda, que foi projetada especialmente para este filme.

Sabe qual é a coisa mais foda que a moto do James? As motos voadoras personalizadas da polícia de Iowa.

 

  1. 007 – Quantum of Solace (2008)

Moto: Montesa Cota 4RT (modificada)

Piloto: Daniel Craig

Comentário: James Bond domina cada máquina que ele pilota, incluindo uma moto de trial como a Cota 4RT.

Não é de se admirar que Bond tenha escolhido um modelo um pouco mais novo da Montesa que deu vários títulos mundiais para a lenda britânica do trial, Dougie Lampkin.

Nada mal para o 22º filme da franquia 007.

 

 

  1. O exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)

Moto: Harley-Davidson Fat Boy FLSTF 1990

Piloto: Arnold Schwarzenegger

Comentário: A partir do momento em que o exterminador diz: “eu preciso de suas roupas, suas botas e sua motocicleta, o garoto gordo John Connor (interpretado por Edward Furlong) sente-se muito mais seguro.

E não é para menos.

Como não se sentir seguro fugindo com um exterminador que pilota uma Harley-Davidson Fat Boy FLSTF 1990 e está sempre com sua espingarda em punho, pronto para atirar?

 

 

  1. Ultravioleta (2006)

Moto: BMW R1150 R 2001

Piloto: Mila Jovovich

Comentário: A cena de perseguição antigravidade da personagem Violet (interpretada por Mila Jovovich) é fantástica e compensa o enredo completamente ininteligível do resto do filme.

Quer dizer, quase compensa.

O filme é visualmente impressionante, é verdade.

Mas é a BMW R1150 R 2001 que rouba a cena.

 

 

  1. Padre (2011)

Moto: moto fictícia de caçar vampiros, inspirada na Suzuki Gladius.

Piloto: Paul Bbettany

Comentário: sim, o nome do filme em português é esse mesmo que você acabou de ler, “Padre” (tradução livre de “Priest”, título original em inglês).

O longa é baseado numa bem-sucedida história em quadrinhos coreana, onde um padre (estrelado por Paul Bettany) usa sua moto fictícia (inspirada na Suzuki Gladius) para caçar vampiros.

Para quem gosta dos gêneros ação, terror e ficção científica todos juntos e misturados, é uma excelente pedida.

 

  1. Kill Bill Volume 1 (2003)

Moto: Kawasaki ZZR 250

Piloto: Uma Thurman

Comentário: quando você é membro do Deadly Vass Assassination Squad (Esquadrão Assassino de Víboras Mortais) e está empenhado em se vingar do homem que tentou matá-lo, é importante escolher uma moto de rua que esteja à altura da missão.

A natureza leve e ágil da Kawasaki ZZR 250 para correr pelas ruas de Tóquio (como é o caso de Uma Thurman, no papel da protagonista The Bride/Beatrix Kiddo) é justamente este diferencial.

 

 

  1. Fúria em Duas Rodas (2004)

Moto: Triumph Daytona 955i

Piloto: Ice Cube

Comentário: Em “Fúria em Duas Rodas” (“Torque” no título original em inglês), Trey (interpretado por Ice Cube) é um reaper que todos temem, ainda mais quando ele está sob sua Triumph Daytona 955i.

Alguns criticaram este filme, mas o enredo, que mistura ação e suspense, é intrigante, e para quem gosta de moto, a presença da Triumph Daytona 955i torna tudo ainda mais interessante.

 

 

  1. Akira (1988)

Moto: Kaneda Bike, inspirada na Honda, devido à cor vermelha, possui design personalizado

Piloto: Mitsuo Iwata

Comentário: Akira é um desenho animado japonês de 1988, onde a “Kaneda Bike”, moto futurista é pilotada pelo personagem protagonista Mitsuo Iwata.

O longa fez muito sucesso na época e, se você pesquisar no Google por Kaneda Bike, vai encontrar muitas réplicas reais que fãs do filme produziram.

Algumas delas são impressionantes!

 

 

 

  1. Tron: o Legado (2010)

Moto: moto fictícia, personalizada

Pilotos: Garrett Hedlund, Olivia Wilde e Jeff Bridges

Comentário: dizem que o sonho de todo motociclista é que ele e sua moto se tornem apenas um.

E como a foto acima ilustra, é exatamente isso que acontece com os personagens no longa de ficção científica “Tron: o Legado” (“Tron: Legacy” no título original em inglês).

 

 

  1. O Exterminador do Futuro: A Salvação (2009)

Moto: modelo fictício baseado na Ducati Hypermotard 1100

Piloto: nenhum

Comentário: o que é mais ameaçador do que exterminadores? Motoexterminadoras.

Sim, acredite se quiser, e elas não precisam de pilotos (andam sozinhas) nem encontrar rodas (se autoconstroem).

Bizarro, não?

 

 

  1. Planeta Terror (2007)

Moto: West Coast Choppers Grindhouse Chopper (customizada)

Piloto: Rose McGowan

Comentário: sim, está moto foi produzida especialmente para Planeta Terror.

No filme, a personagem Cherry Darling (interpretada por Rose McGowan) não apenas mostra como essa moto é foda, ela atira em seus inimigos com uma metralhadora acoplada nela.

E isso não é mera hostilidade.

A personagem é durona durante todo o filme.

 

 

  1. Matrix Reloaded (2003)

Moto: Ducati 996 2001

Piloto: Carrie-Anne Moss

Comentário: mesmo que você nunca tenha assistido esse filme, certamente deve ter visto a cena de perseguição na freeway, onde a personagem Trinity (interpretada por Carrie-Anne Moss) resgata um homem na garupa de sua Ducati 996 2001.

Sua pilotagem ágil, aliada aos seus reflexos precisos, são inspiradores.

 

 

  1. Fugindo do Inferno (1963)

Moto: Triumph TR6 Trophy Bird 1961

Piloto: Steve McQueen

Comentário: embora seja de 1963, o filme, inspirado no livro homônimo de mesmo nome (“The Great Escape” em inglês) é baseado numa história real, acontecida durante a segunda grande guerra.

Nele, prisioneiros de guerra aliados tentam fugir de um campo de concentração na Alemanha nazista.

A Triumph TR6 Trophy Bird 1961 foi devidamente customizada para parecer uma moto da época.

E Steve McQueen foi literalmente muito foda na interpretação do personagem Hitls.

Tão foda que, no comando da moto, conseguiu escapar de todos os tipos de soldados alemães, do mais ao menos qualificado.

 

 

  1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Moto: Bat-Pod (customizada)

Piloto: Christian Bale

Comentário: como superar o Tumbler se você é um combatente do crime ridiculamente rico? Construindo uma Bat-Pod.

E se você é o Batman e tem uma moto dessas à disposição, não preciso dizer mais nada.

 

  1. Desafiando Os Limites (2005)

Moto: Indian Scout “Burt Monro Special” 1920

Piloto: Anthony Hopkins

Comentário: Este longa biográfico é baseado na história do lendário piloto Burt Munro, que conquistou diversos recordes de velocidade com motos de até mil cilindradas, em Bonneville Salt Flats, no estado de Utah, durante a década de 60.

No longa, Monro é interpretado por ninguém menos que Anthony Hopkins e a moto utilizada no filme é uma Indian Scout “Burt Monro Special” 1920.