A organização do Rally Dakar anunciou nesta quarta-feira, 20, em Paris, os competidores que participarão da edição 2014, que acontece de 5 a 18 de janeiro, na Argentina, Bolívia e Chile. Sete brasileiros estão inscritos na disputa: nas Motos, os nomes divulgados são dos pilotos Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumann, da Equipe Honda. Os outros são da categoria Carros: Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, ambas as duplas da Mitsubishi.
Com largada em Rosário, cidade de Che Guevara e Lionel Messi, na Argentina, a 36ª edição do Dakar deve receber cerca de 450 veículos. Ao todo, os participantes percorrerão mais de 9.000 quilômetros, sendo 5.000 de especiais (trechos cronometrados). Será o mais longo rali desde que a competição passou a ser realizada na América do Sul. O Dakar 2014 atravessará paisagens deslumbrantes, como o Salar de Uyuni, um deserto de sal na Bolívia, e terminará em Valparaíso, destino turístico histórico, no Chile. O recorde de altitude também deve ser superado e a prova terá mais duas etapas maratona (sem apoio mecânico) para motos e quadriciclos.
– O Dakar vive um grande momento histórico. A largada de Rosário será uma homenagem a uma frase de Che Guevara que diz ‘sejamos realistas e peçamos o impossível’. O trajeto deste ano levará os competidores à Bolívia, país que é cultural e geograficamente o coração do continente. A competição baterá o recorde de altitude e o evento ganha cada vez mais altura, não só simbolicamente – diz Etienne Lavigne, diretor do Dakar.
– Sabemos que o cansaço acumulado é um dos grandes desafios do Dakar. Em comparação ao ano anterior, podemos dizer que este ano teremos uma prova mais longa em quilometragem e com grau de dificuldade maior. Isso é o espírito do rali – destaca David Castera, diretor esportivo do Dakar.
Grandes nomes do rali da atualidade estão confirmados para o Dakar 2014. O francês Cyril Despres é um dos favoritos nas Motos junto com o espanhol Marc Coma. Também estarão na disputa os portugueses Ruben Faria, Paulo Gonçalves e Helder Rodrigues; o chileno Chaleco Lopez; David Casteu, da França e Joan Barreda, da Espanha.
A batalha pelo título dos carros tem o campeoníssimo francês Stéphane Peterhansel, o príncipe do Qatar Nasser Al-Attiyah, o espanhol Nani Roma, o polonês Krzysztof Holowczyc e o sul-africano Giniel De Villiers.
Nos quadriciclos, um recorde de participação. Mais de 40 pilotos estarão na edição 2014. O argentino Marcos Patronelli tentará o tricampeonato, mas para isso terá que superar os jovens pilotos Ignacio Casale e Lucas Bonetto, além de Rafal Sonik, da Polônia.
Entre os caminhões, a vitória tripla da equipe Kamaz em 2013 motivou os rivais do russo Eduard Nikolaev a fazer uma revolução tecnológica. Os holandeses Gerard De Rooy e Hans Stacey também estarão na briga pela categoria assim como o conterrâneo Wuf Van Ginkel.
:: Roteiro do Dakar 2014
02-04/01
Verificação técnica em Rosário – Argentina
04/01
Largada promocional – Rosário, Argentina
05/01
Rosário a San Luis, Argentina
06/01
San Luis a San Rafael, Argentina
07/01
San Rafael a San Juan, Argentina
08/01
San Juan a Chilecito, Argentina
09/01
Chilecito a San Miguel de Tucumán, Argentina
10/01
San Miguel de Tucumán a Salta, Argentina
11/01
Dia de descanso – Salta, Argentina
12/01
Salta a Uyuni, Bolívia
13/01
Uyuni a Calama, Chile
14/01
Calama a Iquique, Chile
15/01
Iquique a Antofagasta, Chile
16/01
Antofagasta a El Salvador, Chile
17/01
El Salvador a La Serena, Chile
18/01
La Serena a Valparaíso, Chile
*Texto: assessoria de imprensa Rally Dakar