Rally Baja Jalapão 500 promete desafiar pilotos no interior do Tocantins

||

gregorio_caselani_NeyEvangelista-5074
Gregório Caselani – Foto: Ney Evangelista / D Fotos

 

Serão mais de 500 quilômetros de velocidade, superação e resistência em meio ao Deserto do Jalapão, no interior do estado do Tocantins. Uma das competições mais aguardadas desta temporada, o Rally Baja Jalapão 500 acontece neste sábado, 4, valendo pontos pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Baja 2015. Largada e chegada serão em Palmas, capital do Tocantins, passando por praias e trilhas da região. Carros 4×4, UTVs e quadriciclos também participam do evento.

Este é o maior roteiro já disputado em rali na modalidade baja no país, com 433 quilômetros de trechos cronometrados, além de 193 quilômetros de deslocamentos. O percurso será marcado por terreno arenoso e exigência no preparo físico. Na cerimônia de premiação, programada para as 21 horas, haverá show com o cantor e compositor Jorge Vercillo.

O gaúcho Gregório Caselani lidera a categoria Super Production (classe principal) do Brasileiro de Rally Baja. Ele se diz pronto para largar e encarar o último desafio antes do Rally dos Sertões 2015, que começa dia 1º de agosto.

– Nunca competi no Jalapão e a expectativa é grande. Será a maior quilometragem que eu já disputei em um dia. O Rally dos Sertões está próximo, então não posso arriscar, ainda mais em um local adverso – diz.

Os pilotos, como o catarinense Ricardo Martins, tiveram que fazer modificações na moto para encarar o longo percurso. A Yamaha YZ 450F do atleta do Grupo Geração ganhou um tanque de combustível de 20 litros de autonomia e pneus de uma linha ainda em desenvolvimento na Rinaldi, chamada de HE 42, com alta resistência.

– Prova inédita no Brasil, com 433 quilômetros de trecho cronometrado numa pegada só, em um dia apenas. Acredito que a parte física vai fazer muita diferença, e a moto também será muito exigida. Mas tenho confiança nos equipamentos e tenho esperança de brigar pela vitória na classificação geral – diz Martins.

Uma das principais ausências na prova será do paulista Ramon Sacilotti, que se recupera de uma fratura na perna direita.

– Volto a tempo de disputar o Rally dos Sertões, mas vou perder a prova que eu mais esperava esse ano, o Rally Baja Jalapão 500. Espero que esta seja a primeira de muitas edições, porque quero muito competir lá – diz.

 

Percurso

Sábado, 4 de julho
5h30 – Largada na Praia da Graciosa
Deslocamento inicial – 10 km
Trecho Especial (cronometrado) – 433 km
Distância Final – 183 km
Total – 626 km

 

ricardomartins_Luciano_Santos_DFotos_1 (1)
Ricardo Martins corre rally com moto de motocross (YZ 450F) – Foto: Luciano Santos / D Fotos