A final da Copa Minas Gerais de Motocross levou mais de 28 mil pessoas à pista para ver alguns dos melhores pilotos do país. O evento aconteceu no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda, em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade a 95 km de Belo Horizonte, neste fim de semana, 7 e 8. Rafael Faria foi o grande nome do dia, vencendo as duas classes principais, MX1 e MX2, ambas desde as primeiras voltas até a bandeirada final.
O troféu de campeão da MX1, porém, foi para o goiano Wellington Garcia. Balbi Junior, líder da classe até então, resolveu não correr para poupar o ombro lesionado na última etapa do Brasileiro de Motocross.
Dessa forma, Garcia entrou na pista já com uma mão na taça e precisou apenas administrar o resultado para ganhar o carro zero quilômetro oferecido como prêmio ao campeão. A prova terminou com Rafael Faria em primeiro, Adam Chatfield em segundo e Marcello “Ratinho” Lima em terceiro. Wellington finalizou em sexto (confira os resultados abaixo).
Na MX2, Balbi estava com uma vantagem de 17 pontos em relação ao segundo colocado do campeonato, Wellington Garcia. Por isso, não quis abrir mão da corrida. Mesmo terminando em quinto lugar, o piloto mineiro confirmou o título. Garcia garantiu o vice-campeonato ao chegar na segunda posição.
Já na MX3, categoria predominantemente masculina, a temporada foi conquistada por uma mulher. Mariana Balbi, confirmou o favoritismo e levou a taça. O vice foi Everaldo Chaves. Os primeiros colocados da prova foram Mariana Balbi, Stefany Serrão e Sydnei da Silva.
No final do dia, houve o sorteio de uma moto para o público. O sortudo foi Augusto Henrique Lobato P. de Freitas, de Santa Bárbara. Para agradar toda a família, a Copa ofereceu uma área kids e um show de Freestyle com a equipe Rodrigão FMX. A festa dos campeões da temporada foi embalada pelas bandas de rock Neanderthal e Dark Rose.
Segundo a organização, as quatro etapas, que ocorreram nas cidades de Sarzedo, Betim e São Gonçalo do Rio Abaixo, contaram com uma média de público de 37mil pessoas e 200 pilotos em cada edição.
A premiação foi uma das maiores do país. Em cada etapa foram distribuídos 37 mil Reais em prêmios para pilotos de 11 categorias. Na final, além do dinheiro, o campeão da MX1 levou um carro 0Km e o da MX2 uma moto 0Km. O vencedor e o vice de todas as outras categorias ganharam brindes, como barracas e caixas de ferramentas. O total de prêmios na última prova foi de 100 mil Reais.
Confira mais abaixo os resultados de todas as categorias.
:: Classificação do campeonato
MX1
1) Wellington Garcia
2) Jorge Balbi
3) Rafael Faria
MX2
1) Jorge Balbi
2) Wellington Garcia
3) Rafael Faria
MX3
1) Mariana Balbi
2) Everaldo Chaves
3) Tiago Costa
85cc
1) Vinícius Abreu
2) Iuri Naves
3) Muguinho Paz
Júnior
1) Fábio dos Santos
2) Gabriel Soares
3) Matheus Miranda
65cc
1) Carlos Pereira
2) Joaquim Neto
3) Luiz de Oliveira
:: Resultados das provas na final
MX1
1) Rafael Faria
2) Adam Chatfield
3) Marcello “Ratinho” Lima
4) Paulo Alberto
5) Eduardo Lima
MX2
1) Rafael Faria
2) Wellington Garcia
3) Marcello “Ratinho” Lima
4) Paulo Alberto
5) Balbi Junior
MX3
1) Mariana Balbi
2) Stefany Serrão
3) Sideney da Silva
4) Alexsandro Vieira
5) Tiago Bueno
85cc
1) Muguinho Paz
2) Frederico Spagnol
3) Eric Domingos
4) Vinícius Abreu
5) Iuri Naves
Júnior
1) Fábio dos Santos
2) João Carvalho
3) Gabriel Soares
4) João Vitor
5) Rodolpho Moraes
65cc
1) Rafael Araújo
2) Joaquim Neto
3) Carlos Pereira
4) Mateus Mendes
5) Filipe Vieira