Para fugir da chuva, Mundial de Motocross 2016 chega ao México em sua quinta rodada

Febvre_MXGP_17_MEX_2015
Febvre tem apenas três pontos de vantagem sobre Gajser – Crédito: MXGP

 

Acostumado a receber etapas no fim do campeonato nos últimos três anos, o México será palco da quinta etapa do Mundial de Motocross neste fim de semana, dias 16 e 17 de abril de 2016. Isso porque ano passado o país sediou o evento, na cidade de León, sob muita chuva. Pensando em evitar o período de precipitações (que geralmente acontece no segundo semestre), a organização resolveu antecipar a ida à terra de Roberto Gómez Bolaños.

Com apenas uma etapa realizada na Europa neste início, os pilotos têm enfrentado condições adversas às que estão mais habituados – prova à noite no Catar, calor na Tailândia, viagens além do Oceano Atlântico para Argentina e México. E o campeonato chega à quinta rodada cheio de boas disputas na MXGP, enquanto a MX2 segue com a expectativa de conferir se Jeffrey Herlings conseguirá ou não fazer a “temporada perfeita” e vencer as 36 baterias do ano.

>>> Veja aqui a classificação do campeonato e os vencedores de cada etapa

Interessante notar que Romain Febvre e Tim Gajser dominaram sete das oito baterias disputadas até agora, com Max Nagl vencendo uma das oito. Febvre fez 3-2-1-1-3-1-6-3 e Gajser conseguiu 1-1-3-5-1-8-3-1, acumulando quatro vitórias em baterias contra três do rival. Quem será que sai líder do México?

Outro fato é que nos anos anteriores, sempre um piloto diferente venceu o GP em León, tanto na MXGP quanto na MX2. Em 2014, o francês Gautier Paulin (que esta ano está fora por causa de lesão) venceu a MXGP e o seu conterrâneo Jordi Tixier (também afastado em 2016 por lesão) ganhou a MX2. Já no ano passado, mais um francês – Romain Febvre – ganhou a classe principal, enquanto o norte-americano Thomas Covington ganhou na MX2.

 

Como assistir?

É possível assistir o Mundial de Motocross de duas maneiras. A Bandsports – canal de TV por assinatura – transmite para o Brasil (neste domingo, em VT, às 20h) e você também pode ver pela internet. A transmissão oficial do evento, em HD, custa 7,99 Euros (cerca de 35 Reais) – clique aqui para ver.

 

A pista

quinta etapa do mundial de motocross 2016
São 1.575 metros de extensão com solo misto

 

leon(mex)_for_samanta

 

:: Veja a programação do domingo (horário de Brasília)

Lembrando que no sábado acontecem as corridas classificatórias, uma bateria para cada classe, e o vencedor tem o direito de escolher primeiro o gate de largada no domingo.

14h – MX2 / 1ª bateria
15h – MXGP / 1ª bateria

17h – MX2 / 2ª bateria
18h – MXGP / 2ª bateria

 

:: Conheça a região de León