*Texto: assessoria de imprensa Rally dos Sertões
Pelo segundo ano consecutivo, o Rally dos Sertões – principal competição off road do país – integra o Mundial Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) nas categorias motos e quadriciclos. Em 2014, o Brasil será a penúltima etapa da competição, que conta com seis provas em todo o mundo. Por isso, as principais marcas e as grandes feras nacionais e internacionais estarão na disputa da 22ª edição do rali no próximo mês, com a largada em Goiânia, Goiás, no dia 24 de agosto, rumo a Belo Horizonte, Minas Gerais, palco da chegada no dia 30.
Com as principais marcas do setor de motos inscritas – com as equipes oficias de fábrica da KTM, Honda internacional e nacional, além de competidores com motos Kawasaki, Yamaha e Husqvarna -, o duelo será forte. São 40 inscritos, divididos nas subcategorias FIM 450 cc, Marathon, Production Aberta, Super Production e Over 45.
Campeão do Sertões em 2010, o espanhol Marc Coma, da KTM, é uma das estrelas confirmadas na principal categoria, a FIM 450cc, e terá uma disputa difícil com o atual campeão da prova brasileira, o português Paulo Gonçalves, da Honda.
Coma – terceiro no Sertões do ano passado – está liderando o mundial, com 51 pontos, e Gonçalves aparece em terceiro, com 44. Outros destaques na modalidade serão o espanhol Jordi Viladoms (KTM), quarto na classificação do mundial, e o português Hélder Rodrigues (Honda), que está em quinto. A “esquadra” internacional ainda terá nas motos o francês David Casteau (KTM), o britânico Sam Sunderland (KTM), o português Ruben Faria (KTM), entre outros.
No total, entre motos e quads, já são 17 pilotos internacionais confirmados, com representantes da Espanha, Reino Unido, Portugal, África do Sul, França, Argentina, Chile e Uruguai.
Para enfrentar os gringos, o Brasil também terá suas feras na categoria. Pentacampeão do Sertões, Jean Azevedo está confirmado na equipe Honda e vai disputar a Super Production. O piloto paulista foi o melhor brasileiro na edição de 2013 nas motos, terminando em quarto lugar, mesmo depois de ter sofrido uma lesão no ombro direito, pouco antes do Sertões e que o deixou sem plenas condições de brigar pelo título.
Outros brasileiros confirmados são Nielsem Bueno (Honda), Vicente de Benedictis Neto (KTM), Guto Klaumann (Honda), Ike Klaumann (Honda), Leandro Silveira (Yamaha), Ramon Oliveira Sacilotti (Kawasaki), entre outros.
Na categoria quadriciclos, o polonês Rafal Sonik (Honda) também quer brigar por seu segundo título no Sertões. Campeão em 2010, ele foi superado em 2013 pelo brasileiro Robert Nahas, que ficou com o título. Sonik chega embalado com a liderança no mundial, onde tem 77 pontos.
Mas tanto Nahas, quanto Marcelo Medeiros – campeão em 2012 e vice no ano passado – e Tom Rosa (vencedor em 2011) também estão entre os favoritos. Na edição passada, Nahas e Medeiros protagonizaram a disputa mais acirrada do Sertões, alternando vitórias com tempos muito próximos. Nahas levou a melhor por apenas 2min10s. A categoria terá 19 quadriciclos em 2014, divididos em FIM Quads e Quads.
Além das motos, quadriciclos e UTVs, o Sertões também tem a disputa das categorias carros e caminhões. A competição começa em Goiânia no dia 23 de agosto, com o prológo e a largada promocional no reformado autódromo internacional de Goiânia.
>>> Confira a lista de inscritos entre as motos, quads e UTVs (extraoficial)
:: Programação
23/08 – Prólogo – Goiânia (GO)
24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)