Primeiras impressões sobre a pista, local e estrutura da sexta etapa do Brasileiro de Motocross 2014, em Paty do Alferes, Rio de Janeiro

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A largada do circuito fica à direita na foto – Foto: Miguel Campano / BRMX

 

Nesta sexta-feira, 19, o BRMX chegou à pista da sexta etapa do Brasileiro de Motocross 2014. Partindo da capital do estado, Rio de Janeiro, a pequena cidade de Paty do Alferes está localizada a pouco mais de 100 quilômetros. A estrada até o destino é boa (grande parte é pela Dutra – BR 116).

A cidade tem ares de interior sertanejo. Ruas estreitas e sinuosas dão o tom. Há também uma praça no centro, com barracas de cachorro quente, crepe, açaí e outras lancherias. O povo é simples e acolhedor.

Para se chegar à pista é preciso percorrer cerca de 15 quilômetros partindo do centro. O asfalto leva até o bairro chamado Avelar, que é onde está a pista. Depois é preciso andar mais alguns poucos quilômetros por uma estrada de terra, que foi melhorada para o evento, já dentro do Hortoflorestal de Avelar.

O visual da pista é bem interessante. O público terá boa visão de todo traçado, que tem obstáculos suficientes para um bom espetáculo. A pista gira em sentindo horário, tem curvas levemente descompensadas, uma seção pequena de costelas irregulares, três saltos grandes e alguns saltos secos. A curva de largada é para a direita.

A área de box foi aplanada, recebeu energia elétrica e abastecimento de água. No geral, os times que vieram estão satisfeitos com a estrutura oferecida. O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Firmo Alves, destacou que há hospitais de fácil acesso na região e que o resgate não será um problema em Paty do Alferes.

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– Tem hospital bom em Paty, Vassouras (cidade vizinha), em Juiz de Fora (que está a 100Km). Foi feito também uma estrada exclusiva para a ambulância saindo pelos fundos da pista para melhorar ainda mais esta condição de resgate. Estamos com uma estrutura muito boa aqui – garante.

A maior dificuldade nesta sexta-feira foi a comunicação. Apenas sinal de celular da Vivo funciona na pista. A conexão de internet é precária. Há um sinal aberto para o uso das pessoas que estão no box, mas a conexão é bastante instável.

Cerca de 85 pilotos haviam feito inscrição até o fim da tarde desta sexta-feira. Serão apenas quatro categorias em disputa – MX1, MX2, MX3 e Júnior.

O clima é ameno, na casa dos 23 graus. O vento sopra quase que sem parar e, como o local é cercado por árvores, o calor não consegue se estabelecer.

 

Outros detalhes

1. A categoria MX2 terá três baterias neste fim de semana. A corrida extra é para completar a segunda etapa, realizada em Pedra Bonita, Minas Gerais, onde só aconteceu uma bateria.

2. A equipe Honda Mobil revelou apenas no fim da tarde que Blake Wharton vai correr na categoria MX1. Ele ainda tem idade para andar na MX2, e essa possibilidade existia.

3. Dica patrocinada: no próximo mês, dias 18 e 19, vai rolar um curso de preparação de suspensão da Pro Racing, no Rio de Janeiro. Se você tem interesse em melhorar sua performance, entre em contato com William e saiba como participar! Fone: (21) 2494 3887 ou e-mail: [email protected]

 

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Rodrigo Selhorst, que vai representar o Brasil na MX2 do Motocross das Nações, está em Paty do Alferes, mas NÃO para competir, apenas para acompanhar – Foto: Mau Haas / BRMX

 

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Hector e Jean chegaram descontraídos ao motódromo – Foto: Mau Haas / BRMX

 

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Equipe da CBM trabalhando nesta sexta-feira – Foto: Mau Haas / BRMX

 

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Visual da pista – Foto: Miguel Campano / BRMX

 

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Toda pista aparece na imagem – Foto: Miguel Campano / BRMX

 

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Área de box – Foto: Miguel Campano / BRMX

 

 

Programação

Sábado, 20

Treinos livres
9h – MX3
9h30 – MX2
10h10 – MX1
10h50 – Júnior

Treinos cronometrados
12h50 – MX3
13h20 – MX2
14h – MX1
14h40 – Júnior

Provas
15h30 – MX2 – 30min + 2 voltas (2ª bateria da segunda etapa)
16h20 – MX3 – 20min + 2 voltas
16h50 – Pódio das categorias MX2 e MX3

 

Domingo, 21

Warm-up
9h – Júnior
9h25 – MX2
9h50 – MX1

Provas
10h40 – Júnior – 20min + 2 voltas
12h – MX2 / 1ª Bateria – 30min + 2 voltas
12h40 – MX1 / 1ª Bateria – 30min + 2 voltas

14h – MX2 / 2ª Bateria – 30min + 2 voltas
15h – MX1 / 2ª Bateria – 30min + 2 voltas