Primeiras impressões do Mundial de Motocross 2014 em Trindade, Goiás

||

sundown_mauhaas
Pôr-do-sol goiano – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Passava das 16h30 quando cheguei ao local onde acontecerá a 16ª e penúltima etapa do Mundial de Motocross 2014, na cidade de Trindade, Goiás. Depois de pegar a estrada, saindo do aeroporto com um calor de 30 graus, cheguei à pista em aproximadamente 40 minutos.

À beira da estrada que liga Trindade à Goiânia, é fácil avistar as arquibancadas e áreas vips já características da Romagnolli Promoções e Eventos, organizadora do Mundial no Brasil.

Carretas das equipes brasileiras – Yamaha, Honda e Escuderia X – já tomavam seus lugares dentro do box. O paddock (o box para as principais equipes do Mundial) tem o mesmo padrão de sempre, feito sob tendas brancas com separações com grades. Tudo ainda estava encaixotado, como você pode ver nas fotos abaixo. Apenas nesta sexta-feira, 5, mecânicos abrirão as caixas e montarão as motos.

A sala de imprensa já funcionava. E a pista estava quase pronta. Justin Barclay (construtor “oficial” de pistas do Mundial) esboçou e acompanhou o processo de construção do circuito à distância, chegando apenas nesta semana para fazer os retoques finais. Disse que a organização pediu algo parecido com a do Beto Carrero, em Penha, onde as pessoas sentadas nas arquibancadas enxergam boa parte do traçado.

Por isso a pista tem um “miolo”, onde estão os maiores saltos e a reta de largada, e depois se estende, ganhando velocidade, curvas descompensadas e outros obstáculos “mais motocross”, circulando um pequeno bosque.

– Eu gostei mais desta pista. O espaço é melhor, e acho que ela ficou um pouco melhor que a de Penha – diz Barclay, fazendo a ressalva de que a de Santa Catarina era mais bonita.

Jetro Salazar, da Escuderia X, estava por lá. Caminhou na pista e salientou os grandes saltos, especialmente uma espécie de quádruplo que, aparentemente, será difícil alguém encaixar com perfeição. Humberto “Machito” Martin também já havia chegado, assim como o britânico Shaun Simpson.

Bandsports e o Fox Sports 2 transmitem ao vivo neste domingo, 7, todas as emoções do MXGP Estado de Goiás. Veja a programação mais abaixo.

 

pitlane_mauhaas
Pit lane – Foto: Mau Haas / BRMX

 

pistaarvores_mauhaas
Curva dentro do bosque – Foto: Mau Haas / BRMX

 

pista_mauhaas
Parte que circula o bosque – Foto: Mau Haas / BRMX

 

mundialmx_mauhaas
Arquibancadas – Foto: Mau Haas / BRMX

 

ktmbox_mauhaas
Box da KTM – Foto: Mau Haas / BRMX

 

justin_mauhaas
Justin Barclay – Foto: Mau Haas / BRMX

 

husqbox_mauhaas
Box da Husqvarna – Foto: Mau Haas / BRMX

 

holeshot_mauhaas
Placas ainda estavam sendo instaladas – Foto: Mau Haas / BRMX

 

Programação do Mundial de Motocross

Sábado
11h – Treino livre MX2
11h30 – Treino livre MXGP
13h – Treino cronometrado MX2
13h35 – Treino cronometrado MXGP

15h10 – Corrida classificatória MX2
16h – Corrida classificatória MXGP

 

Domingo
10h20 – Warm-up MX2
10h50 – Warm-up MXGP

12h15 – 1ª bateria MX2
13h15 – 1º bateria MXGP

15h10 – 2ª bateria MX2
16h10 – 2ª bateria MXGP