O australiano Toby Price, da Red Bull KTM, venceu a sexta etapa do Rally Dakar 2016, realizada nesta sexta-feira, 8, nos arredores de Uyuni, na Bolívia. A especial mais longa até aqui – 524 Km de um total de 723 Km da etapa – deu a terceira vitória ao piloto em seis etapas já realizadas. Seu companheiro de time, Matthias Walkner, chegou em segundo. E o líder geral da competição, Paulo Gonçalves, da HRC, finalizou em terceiro.
O plano de mandar os competidores através do deserto de sal da região tiveram que ser mudados por causa da chuva. Mesmo assim a prova colocou bastante tempero no campeonato, pois agora Price está apenas 35 segundos atrás de Gonçalves.
Jean Azevedo, único brasileiro que competia nas motos, teve que abandonar na quinta-feira para ceder o tanque de combustível para seu companheiro de Honda South America Team. Azevedo tinha sofrido uma queda na segunda etapa, sustentava pequenas lesões, e tinha poucas chances de fazer o bom resultado almejado.
Marcelo Medeiros, brasileiro que competia entre os quadriciclos, também abandonou após uma queda espetacular na quinta-feira. O maranhense ocupava a vice-liderança da categoria.
Quatro brasileiros continuam na competição
O Brasil continua com duas duplas representantes no Rally Dakar, uma nos carros e outra nos UTVs. João Franciosi e Gustavo Gugelmin (ASX Racing Mitsubishi) ficaram com a 31ª colocação na especial desta quinta. Com o resultado, eles ocupam o 33º lugar no ranking acumulado da competição, recuperando sete posições.
Leandro Torres e Lourival Roldan (Xtreme plus/Polaris Racing International), nos UTVs, chegaram em 68º e estão em 61º na classificação geral – eles estão na subcategoria T3.3 dos carros e subiram cinco posições. Os vencedores do dia foram o francês Sebastien Loeb e o monegasco Daniel Elena (Team Peugeot Total), que lideram a prova.
Nos caminhões, categoria que não conta com a participação de brasileiros, os vencedores da quinta etapa foram os russos Eduard Nokolaev, Evgeny Yakovlev e Vladimir Rybakov, da Kamaz. A liderança na geral é dos argentinos Federico Villagra, Jorge Peres Companc e Andres Memi (La Gloriosa Team de Rooy Iveco).
:: Resultado EXTRAOFICIAL da sexta etapa / Uyuni – Uyuni
:: 723 km / 542 km de especial
1º – Toby Price (KTM) | 5h51min48s
2º – Matthias Walkner (KTM) | +1min05s
3º – Paulo Gonçalves (Team HRC) | +1min12s
4º – Stefan Svitko (KTM) | +4min44s
5º – Helder Rodrigues (Yamaha) | +5min23s
:: EXTRAOFICIAL | Classificação geral das motos no Dakar 2016
1º – Paulo Gonçalves (Team HRC) | +20h23min07s
2º – Toby Price (KTM) | +35s
2º – Matthias Walkner (KTM) | +2min50s
4º – Stefan Svitko (KTM) | +5min17s
5º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +15min10s
Sétima etapa
Neste sábado, 9, os pilotos disputam a sétima etapa do Rally Dakar 2016. Eles largarão em Uyuni, na Bolívia e retornarão para a Argentina, na cidade de Salta. Serão 793 quilômetros, com 353 de trechos cronometrados.