Sergipano Rodrigo Lama ao lado do paulista Hector Assunção – Foto: Lama Instagram
Para alguns pilotos o Brasileiro de Motocross já começou. São vários competidores que terão que cruzar o Brasil para participar da primeira etapa, que será realizada em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, entre os dias 12 e 14 de abril, no motódromo Fabiano Audibert.
Pilotos de cinco estados da região Nordeste já confirmaram presença: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Só do Pernambuco, pelo menos oito pilotos viajarão até a região sul do País: Júlio César Bonifácio Xavier (MX4, MX3), Léo Feitosa (85cc), Rai Arruda (MX2), Breno Henrique (Nacional 230cc), Aguinaldo Xavier (MX4, MX3), João Victor (85cc), Yure Gabriel (65cc) e Jean Luiz (65cc).
Leia também
>>> Equipes vão percorrer mais de 31 mil quilômetros em 2013
Para esses pilotos, o percurso a rodar antes de chegar à Carlos Barbosa será mais cansativo que o tempo que ficarão dentro da pista do motódromo Fabiano Audibert. São quase quatro mil quilômetros de estrada. Para Júlio Cesar, a competição começa na próxima segunda-feira, 8.
– A equipe já sai na segunda-feira com as motos rumo a Carlos Barbosa para chegar com tranquilidade para a etapa – conta o piloto.
O piloto viajará de avião para chegar descansado. Afinal, de Santa Cruz, Pernambuco, à Carlos Barbosa são quase 3.600 quilômetros, o que levaria aproximadamente três dias de viagem.
– Todo esse esforço vale muito a pena. O amor pelo esporte compensa – ressalta Júlio Cesar.
Rodrigo Lama, de Aracaju, Segipe, está ansioso para o início da Temporada 2013.
– Fiz uma boa preparação. Espero ter um bom desempenho nas pistas e sair com bons resultados – ressalta.
O piloto Fristo Silva terá que percorrer uma das distâncias mais longas. De Mossoró, Rio Grande do Norte, a Carlos Barbosa são 3.819 quilômetros. O piloto participará da disputa da categoria Nacional 230cc, que será realizada em quatro das oito etapas.
– É distante, mas é compensador fazer essa viagem – declara.
Fristo viajará acompanhado. Mais três pilotos de Mossoró embarcarão com ele para a etapa de abertura.
– Só comigo vão mais três meninos. Acho que este ano vai ser o que terá mais representantes da região nordeste no Brasileiro de Motocross – afirma Fristo Silva.
Carlos Barbosa será a primeira cidade a receber as categorias que serão disputadas em quatro etapas: MXF, MX4, 230cc, 50cc A e B. Já as tradicionais, MX1, MX2, MX3, Junior e 65cc estarão presentes nas oito etapas.
A etapa tem a organização da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e realização da FGM (Federação Gaúcha de Motociclismo), com apoio da Prefeitura de Carlos Barbosa e da empresa Santa Clara. O Campeonato Brasileiro de Motocross 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobrás, Lubrax, IMS Racing e Peterlongo.
* Com informações da assessoria de imprensa da CBM