Pilotos aproveitam folga no Mundial de Motocross para participar de provas nacionais

||

Jeffrey Herlings desfilou sua pilotagem em casa – Foto: KTM Images

O Mundial de Motocross 2013 vai para o segundo fim de semana consecutivo de folga após as rodadas do Catar e da Tailândia. Mas, estariam os pilotos realmente descansando neste período, apenas esperando chegar o GP de Valkenswaard, que acontece no próximo dia 1º de abril?

Claro que não.

A maioria dos atletas que competem no Mundial aproveitam estes finais de semana para participar de competições nacionais pela Europa, que se aproveitam destas lacunas no Mundial para realizarem suas provas.

Jeffrey Herlings, líder absoluto da MX2 no Mundial, venceu a abertura do Holandês de MX, realizada no domingo passado em Halle, no leste do país. Também participaram da prova o francês Romain Febvre, o australiano Dean Ferris, o holandês Glenn Coldenhoff, o francês Jordi Tixier, o finlandês Harri Kullas e o britânico Jake Nicholls.

O russo Evgeny Bobryshev, da Honda World Motocross, venceu a classe MX1, que contou com a participação do belga Jeremy Van Horebeek e do holandês Marc de Reuver, mostrando que na Holanda é liberal também quanto a participação de “gringos” no campeonato nacional.

>>> Confira o calendário de provas!
>>> Veja a classificação dos campeonatos!

A corrida serviu para que os atletas tivessem contato com o solo arenoso da Holanda, se preparando assim para a pista de Valkenswaard. Dean Ferris, da equipe Monster Energy Yamaha, levou a pior e acabou com a clavícula fraturada, colocando em risco a sua participação no terceiro GP de 2013.

Na Inglaterra também rolou a abertura de campeonato nacional. Lá, as primeiras colocações ficaram com os donos da casa. Tommy Searle venceu a MX1 e seu compatriota Elliot Banks faturou a MX2. A prova contou com as participações de Jonathan Barragan (Espanha), Tanel Leok (Estônia) e Mel Pocock (Grâ Bretanha).

– O dia começou muito molhado. A primeira corrida não foi tão ruim, mas depois choveu novamente e a última corrida foi na lama, uma das piores que eu já vi – descreveu Banks.

A chuva na Inglaterra foi tão forte que a prova teve sua programação reduzida e quase foi cancelada. A segunda rodada, que aconteceria neste fim de semana, dias 23 e 24, está cancelada.

Boa parte da Europa foi castigada pelo mau tempo e a rodada de abertura do Campeonato Francês, que deveria ter acontecido no fim de semana passado, também foi cancelada.

Para este fim de semana, 23 e 24, a programação prevê etapas do Holandês (em Oldebroek) e do Francês (em Romagné).

Confira a seguir alguns vídeos das corridas na Europa.

:: Imagens da corrida na Holanda e entrevista (em HOLANDÊS!) com Jeffrey Herlings

:: Melhores momentos da primeira etapa do Britânico de MX