O Pedal Solidário Tunico Maciel, realizado pelos pilotos Bruno Crivilin, da equipe Honda Racing de Enduro, e Tulio Malta, da equipe Yamaha IMS Rally, superou as expectativas. A meta era arrecadar 200 cestas básicas, porém, a dupla conseguiu o valor para mais de 600 unidades, que serão destinadas a instituições de caridade de Lavras, Minas Gerais.
Foram mobilizados 247 apoiadores, que doaram R$ 36.385,00 durante uma semana de campanha. O objetivo da ação é dar sequência ao legado deixado pelo eterno campeão Tunico Maciel, piloto de rally que faleceu no dia 9 de novembro, após uma queda na última etapa do Sertões 2020.
Para homenagear o amigo, Crivilin e Malta pedalaram 220 quilômetros, durante dois dias, entre os municípios mineiros de Lagoa da Prata e Lavras, esta última cidade natal de Tunico Maciel.
– Foi muito gratificante fazer essa ação levando o nome de uma pessoa do bem, que adorava andar de bike e também ajudar quem precisa. Nos doamos em prol dessa causa, assim como muita gente que colaborou. Agradeço de coração a todos que participaram dessa nossa ideia. Foi muito maior do que a gente imaginava. Espero sempre repetir a ação para levar esse papel da solidariedade e representar o bom e grande coração que o Tunico tinha – contou o mineiro Tulio Malta.
Os dois aproveitaram também a oportunidade para relembrar as histórias com Tunico.
– Na maior parte do tempo estávamos só o Tulio e eu. Conversamos muito, sobre vários assuntos, como a nossa amizade com ele. Foi muito emocionante chegar em Lavras depois de dois dias em cima da bicicleta, fazendo o que o Tunico gostava – disse Bruno Crivilin.
– Deu para sentir a força dele com a gente – completou Malta.
Além da missão social, a ação do pedal trouxe aos pilotos muita reflexão diante desse momento, que ainda é de luto e saudade.
– A gente começa a perceber que temos que dar importância para coisas que não damos tanto valor. Obrigado a todos os amigos e parceiros que nos apoiaram e tenho certeza que a família do Tunico vai distribuir esses alimentos para quem mais precisa e ajudar muita gente – finalizou Crivilin.
O Pedal Solidário Tunico Maciel contou com o apoio da Sense Bike.