Paraná sedia abertura do Brasileiro de Velocross 2019

Yamaha
Mais de 400 pilotos de todo o país devem participar da prova, que também abre o estadual da modalidade neste fim de semana, 23 e 24, na cidade da Lapa – Foto: Tiago Racecross

 

A cidade da Lapa, localizada a cerca de 70 quilômetros de Curitiba, capital do Paraná, foi escolhida como palco para a abertura do Brasileiro de Velocross 2019.

A prova acontece neste fim de semana, 23 e 24, no Parque de Exposições, com a expectativa de reunir mais de 400 atletas.

A disputa também é válida como primeira etapa Paranaense da modalidade.

O local recebe provas estaduais e nacionais há mais de dez anos, sendo considerado um dos principais redutos do esporte na região Sul do país.

A pista foi criada no início dos anos 2000 e reformada há três anos, sofrendo mudanças no traçado de 1.600 metros.

O circuito foi novamente preparado e se destaca pelas velocidades médias e altas, curvas, paredões, largura que facilita ultrapassagens e terra sempre solta.

Um dos responsáveis pela reforma na época foi o atleta Narsi Sarkis, conhecido como Turco da Lapa.

Com dezenas de títulos no currículo, ele se mostra animado para acelerar em casa e defender os canecos das categorias VX4 e VX5 no Paranaense e da VX45 no Brasileiro.

– A expectativa é grande para competir aqui, com a presença e cobrança da torcida – comenta o veterano em tom de brincadeira.

Quem também não vê a hora de alinhar no gate é Rafael Faria, piloto de Almirante Tamandaré, atual campeão brasileiro nas categorias principais, VX1, VX2 e 230cc Pró.

– Venho treinando de maneira constante e me sentindo bem com a minha pilotagem. Gosto bastante da pista da Lapa, tenho boas lembranças, grandes resultados lá, espero iniciar a disputa com vitórias – afirma o piloto.

 

Rafael Faria – Foto: Tiago Racecross

 

A programação inicia no sábado com os treinos livres, às 9h, enquanto que os classificatórios acontecem às 11h30, e as primeiras provas às 15h45.

Já no domingo é retomada com o restante do classificatório às 8h30, seguido por mais baterias às 12h.

O local oferece ampla infraestrutura, com área para camping, praça de alimentação, brinquedos infláveis, expositores e até um dinamômetro para testar o desempenho das motos.

A entrada custa R$ 10 e o estacionamento é gratuito.

Yamaha