Pelo segundo ano consecutivo, Austin, no Texas, Estados Unidos, recebeu o X Games, a principal competição de esportes radicais do mundo. O BRMX acompanhou tudo do sofazão de casa e agora traz um resumão em vídeo do que aconteceu entre os dias 4 e 7 de junho.
:: Salto em altura – Step Up
Ronnie Renner, dos Estados Unidos, é craque nesta modalidade. Ele saltou 10 metros e 36 centímetros e conquistou sua SÉTIMA medalha de ouro no Step Up do X Games. Confira como ele chegou lá!
:: Enduro Cross Feminino
A espanhola Laia Sanz chegou a sua quarta medalha de ouro no X Games com a vitória nesta sexta-feira, 5. Foi ela também que ganhou a edição brasileira do X Games, em 2013, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná.
:: Enduro Cross Masculino
Mike Brown, campeão do AMA Motocross na categoria 125cc (atual 250) em 2001, ganhou sua terceira medalha de ouro de X Games ao faturar o Enduro Cross 2015 na sexta-feira. O veterano de 43 anos correu de Husqvarna 350, deixando pra trás Taylor Robert, Cody Webb, Colton Haaker e Geoff Aaron (top 5).
:: Speed and Style
Esta é uma das competições mais legais de moto no X Games. Dois pilotos largam numa pista curta, tendo que chegar na frente e fazer manobras de freestyle. Nate Adams, norte-americano, ganhou sua primeira medalha de ouro no X Games deste ano.
:: Best Whip (melhor entortada)
Jarryd McNeil, da Austrália, deu a melhor entortada do X Games 2015 e faturou o ouro pela primeira vez na carreira. Pupilo de Travis Pastrana, McNeil já foi campeão australiano de motocross e também participa do Nitro Circus, o show de freestyle (e loucuras) do “patrão” Travis Pastrana.
:: Quarter Pipe
Tom Pages, francês de 30 anos, tem no currículo muitas conquistas e invenções. Porém, este ano ele conquistou pela primeira vez o ouro no X Games. Esta categoria, Quarter Pipe, substituiu a antiga Best Trick (melhor manobra).
Nas bikes
:: BMX Vert
O australiano Vince Byron conquistou sua primeira medalha de ouro no Vertical BMX do X Games, colocando um fim no domínio do norte-americano Jamie Nestwick, que ganhou NOVE medalhas de ouro CONSECUTIVAS nesta modalidade 😉
:: BMX Street
Daniel Sandoval, estadunidense da Califórnia, ganhou a medalha de ouro no BMX Street. Esta foi sua primeira medalha de ouro depois de dois bronzes na competição.
:: BMX Dirt
A medalha de ouro na pista de terra para BMX foi para o australiano Kyle Baldock, que chegou a terceira conquista da carreira em X Games.
:: Melhor do big air
A medalha de ouro no big air para bikes ficou nas mãos de Colton Satterfield (Estados Unidos) pela segunda vez na história. Abaixo você vê os melhores momentos do X Games 2015 na modalidade.
No skate
:: Vertical
A modalidade mais tradicional do X Games merece um destaque. Abaixo os melhores momentos do skate vertical, que contemplou o canadense Pierre-Luc Gagnon com a medalha de ouro, a quinta da sua carreira.
:: Big air
O brasileiro Bob Burnquist, 38 anos, mandou ver e conquistou sua 13ª medalha de ouro na competição, na modalidade Skate Big Air (mega rampa). Ele ainda tem outras sete medalhas de prata e oito de bronze, sendo o maior medalhista da competição. Outro detalhe: Burnquist é um dos três atletas na história a participar de TODOS X Games de verão.
:: Brasileiro é prata
O catarinense Pedro Barros ganhou a medalha de prata no Skateboard Park. O ouro foi para o norte-americano Curren Caples.
:: Skate park feminino
Alexis Sablone faturou sua terceira medalha de ouro de X Games neste ano. Confira como foi a volta dela. 😉
:: Big Air em dupla
Que tal uma competição que mistura BMX e skate? No X Games tem. Bob Burnquist fez dupla com o norte-americano Morgan Wade e ganhou mais um ouro para sua coleção (a 14ª). Veja como foi!
Nos carros
Scott Speed, dos Estados Unidos, faturou seu terceiro ouro no Rally Cross do X Games. Foi dele também a vitória em 2013, em Foz do Iguaçu. Confira os melhores momentos da final!
Novidade antiga
Pela primeira vez, o X Games contou com a disputa da modalidade Flat Track. A prova – patrocinada pela Harley Davidson – consiste em uma corrida com potentes motos que podem chegar a 200 Km/h, todas sem freio dianteiro. É uma das competições de moto mais antigas do planeta. O ouro da prova inaugural foi para as mãos de Bryan Smith.
Música
O X Games 2015 foi louco também fora das pistas. Metallica tocou para os fãs na noite de sábado. Veja uma palhinha!