A poeira espessa da terra vermelha característica do Oeste do Paraná fez a organização de prova adiar os treinos cronometrados dos categorias MX1, MX2, Júnior, MX3 e MXF – que deveriam acontecer na tarde deste sábado – pela sétima etapa do Brasileiro de Motocross 2013, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Todas as categorias realizaram treinos livres pela manhã, porém, a quantidade de poeira era tão grande na parte da tarde que atrapalhava a visibilidade dos pilotos, aumentando os riscos de acidentes.
Depois de uma pausa na programação para que a pista pudesse ser molhada, o treino cronometrado da categoria MX2 foi iniciado. Mas, com poucas voltas, a poeira voltou com força e Roberto Boettcher, diretor de motocross da CBM, resolveu cancelar os trabalhos. A cúpula da CBM então se reuniu com patrocinadores e resolveu adiar o restante dos treinos do dia, transferindo as tomadas de tempo para o domingo de manhã.
A pista voltou a ser irrigada para que as provas das categorias MX4, 65cc e Nacional 230 pudessem ser realizadas no sábado, conforme o cronograma inicial.
* Em instantes, a programação atualizada de domingo