O que fazem os pilotos durante pausa nas competições pela Europa e Estados Unidos?

Yamaha
tonyjill
Jill e Tony para o Art of Motocross – Foto: Divulgação

 

Época de férias, ou “off-season”como chamam os gringos, dá até uma marasmo no mundo do motocross.

Enquanto o Brasil vive momentos de decisão com as finais do Brasileiro MX nos próximos dias e as do Arena Cross daqui a duas semanas, na Europa os pilotos estão “na boa”, e nos Estados Unidos , iniciando a preparação para o Supercross.

Alguns estão focados nas competições de fim de semana – Monster Energy Cup, Genova Superbowl SX, Bercy Supercross -, outros em gravar vídeos promocionais e participar de sessão de fotos com os novos uniformes e gráficos. Há também quem esteja curtindo sua esposa, fazendo uns “books”, como o heptacampeão mundial Antonio Cairoli (foto).

A nove semanas do início do AMA Supercross 2014 – começa em 4 de janeiro – e a 16 semanas do início do Mundial – primeira etapa será dia 1º de março – a movimentação é nos bastidores.

Na Europa, a maioria dos pilotos volta para o seu país natal, já que quase todos vivem na Bélgica durante o período de competições. E como agora inicia o inverno no Velho Mundo, quem pode fugir, foge.

Os australianos Dean Ferris e Todd Waters devem usar bastante a “ponte-aérea” Europa-Austrália, já que ainda têm testes de suas equipes: Yamaha e Husqvarna, respectivamente.

– Testamos bastante durante o mês de outubro. Agora estou voltando (para a Austrália) para passar um tempo com a família e aproveitar alguns churrascos – diz Waters.

Pilotos da “nova” equipe Husqvarna – Foto: Divulgação

Alguns pilotos também estão cumprindo agenda com os patrocinadores, participando das principais feiras de motocicletas do mundo, como a da Inglaterra e a de Milão. Jeffrey Herlingns, da KTM, Clement Desalle, da Suzuki, assim como Shaun Simpson e Mel Pocock, recém-anunciados por uma equipe privada da KTM, estiveram na feira inglesa, enquanto Waters, Romain Fevbre e Aleksandr Tonkov, anunciados como pilotos da Husqvarna, acompanharam a marca na Itália.

Também por causa do frio, muitas equipes vão para os Estados Unidos ou para a Espanha em dezembro e janeiro. A Red Bull KTM e a Husqvarna vão novamente para o norte da Espanha, onde está a escola de pilotagem de Harry Everts.

Nos Estados Unidos, quase todos já encerraram suas “férias” para se voltarem a preparação para o Supercross, que inicia cedo. Davi Millsaps e seus companheiros de equipe Rockstar Energy KTM já fizeram a sessão oficial de fotos e estão treinando normalmente, por exemplo.

Certo é que quando as competições reiniciarem, as equipes estarão prontas para mais um longo ano de motocross.

millsaps
Davi Millsaps de volta depois da cirurgia no joelho – Foto: Divulgação

 

Yamaha