O Brasileiro de Motocross 2017 inicia neste fim de semana, 3 e 4, em Cornélio Procópio, Paraná. A cidade com cerca de 50 mil habitantes foi palco da final da competição em 2016 e agora volta ao cenário com pequenas mudanças na pista.
– A pista está mais veloz e mais segura que no ano passado. Modificamos a primeira curva, será mais aberta. O pit lane está um pouco mais para baixo este ano. A chegada agora será no centro da pista, e ao invés de um triplo, terá um salto mais comprido – explica o construtor de pista da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Paulo Caramez.
Entre os pilotos, a maior novidade é o letão Matiss Karro, que chega ao Brasil para tentar reconquistar o título para a equipe oficial da Honda, que desde 2009, quando ganhou com Wellington Garcia, não fatura o troféu da principal categoria do motocross brasileiro.
– Estou entusiasmado com o Brasileiro de Motocross, que é uma nova aventura para mim. As pistas são boas, o clima também, e não vejo a hora de começar – disse o piloto de 25 anos.
A marca das asas da liberdade, porém, é a atual detentora do título com o equatoriano Jetro Salazar, da Escuderia X, que é equipe satélite Honda. Salazar está de volta ao país com o objetivo de manter o número #1.
– Minha pré-temporada foi de muito trabalho. Participei de diversas competições fora do Brasil, uma delas o Mundial de Motocross, na Argentina, e pude evoluir em vários pontos, além de manter o ritmo de competições. Estou bem preparado e vou dar o meu melhor para defender a taça – diz Jetro Salazar.
A Yamaha Geração é a equipe que mais ganhou títulos do campeonato brasileiro de motocross na principal categoria nos últimos dez anos. Foram três taças conquistadas na MX1 (2012, 2014 e 2015) com o piloto Carlos Campano, que também foi vice-campeão em 2013 e 2016.
– Estou ansioso para começar o campeonato. Me preparei na Espanha, um jeito diferente do que fiz nos outros anos no Brasil, fiz bastantes corridas e acho que estou muito bem, me sentindo a vontade, as motos parecem estar bem acertadas aqui. Ano passado acabei perdendo o campeonato com muitos erros, muitas falhas, mas acho que andei bem. Não vejo a hora de recomeçar e tentar conquistar o título para somar mais um campeonato brasileiro – afirma Campano.
E os brasileiros?
Você deve ter percebido que a primeira parte da matéria só fala em estrangeiros – e ainda nem citamos o português Paulo Alberto, que também defende o time Honda Mobil, e chega forte para esta temporada.
Entre os brasileiros, Jean Ramos é o principal nome na tentativa de reconquistar a taça para a “terra brasilis”. Em 2011, com Balbi Junior, foi a última vez que um brasileiro ganhou a categoria MX1. Depois, o espanhol Carlos Campano (2012, 2014 e 2015), o inglês Adam Chatfield (2013) e o equatoriano Jetro Salazar (2016) ficaram com o número #1.
– Venho numa boa fase, com vitória no Arena e no Catarinense. Fiz muitas provas nesta pré-temporada pra recuperar o ritmo e a confiança. Testei muitos equipamentos novos e estou bem feliz com a minha moto. O foco é fazer boas largadas e tentar vencer, e se não vencer, ficar entre os três para estar bem no campeonato. Vamos partir com este conceito e aí ver o que será preciso melhorar. Chegou a hora de começar pra valer. Vamos tentar somar o maior número de pontos. O campeonato é curto, então cada bateria vale muito – fala Jean.
Dudu e Ratinho Lima (EMG Kawasaki), Hector Assunção (Honda Mobil), Thales Vilardi (Subs27 Husqvarna) são outros brasileiros que estão na disputa.
A disputa na MX2 será equilibrada
A MX2 tem o paulista Fabio Santos, 20 anos, como atual campeão. O piloto da Yamaha Geração Monster Energy é um dos favoritos para ficar com a taça neste ano mais uma vez.
As principais novidades estão na equipe Pro Tork 2B Kawasaki, que inaugura um time de MX2 chefiado por Balbi Junior e Mariana Balbi. Os pilotos são os paranaenses Pepê Bueno e Leonardo Souza.
O paulista Gustavo Pessoa, da Honda Ipiranga IMS, assim como seu companheiro de time, o catarinense João Ribeiro, também são fortes candidatos ao título.
As ausências são de Enzo Lopes e Renato “Muguinho” Paz. Ambos estão nos Estados Unidos, focados nas competições regionais e classificatórias para o Loretta Lynn MX 2017.
Demais categorias
Neste ano, as etapas do Brasileiro de Motocross terão disputas de outras categorias em paralelo. Nesta etapa de abertura, além das principais categorias, MX1, MX2, MX3 e Júnior, estarão em disputa as classes: MX5, MX4, MXF, 65c, 50cc, MX2-Junior e Nacional 230cc.
A categoria MX2-Junior é destinada a motocicletas de até 250cc 4T ou 125cc 2T e pilotos com idade de 14 a 17 anos. Os pilotos desta categoria alinharão no gate com os pilotos da MX2 nas duas baterias. Apenas para critério de ranking e pódio, as classes serão separadas. O number plate da categoria MX2-Junior deverá ser de fundo azul e número branco.
As categorias MX3, MX4, MXF e MX5, que foi implantada este ano, também largarão juntas, seguindo o mesmo formato de separação apenas de ranking e pódio.
As etapas serão definidas da seguinte maneira:
6 (seis) a 8 (oito) etapas para as classes MX1 e MX2;
6 (seis) etapas para a classe MX2JR e MX3;
4 (quatro) etapas para as classes MX4, MX5, MXF, 230cc, 65cc e 50cc.
Cores dos number plates:
MX2 Júnior – Fundo azul e número branco
50cc – Fundo branco e número vermelho
MX2 – Fundo preto e número branco
65cc/Júnior/ MX1/MX3/MX4/MX5/MXF/230cc – Fundo branco e número preto
*A partir da segunda etapa o líder da temporada da respectiva classe poderá usar fundo vermelho com número branco.
Programação da 1ª etapa
SEXTA-FEIRA, 2
13h às 19h – Secretaria / Vistoria: Todas as Classes
SÁBADO, 3
7h às 7h45 – Vistoria técnica: Todas as Classes
TREINOS LIVRES
8h às 8h30 – MX2 / MX2JR
8h35 às 8h55 – MX3 / MXF
9h às 9h20 – MXJR
9h25 às 9h55 – MX1
10h às 10h15 – 230cc
10h20 às 10h35 – MX4 / MX5
10h40 às 10h55 – 50cc
11h às 11h15 – 65cc
Manutenção de pista
TREINOS CRONOMETRADOS
12h15 às 12h45 – MX2 / MX2JR
12h50 às 13h10 – MX3 / MXF
13h15 às 13h35 – MXJR
13h40 às 14h10 – MX1
14h15 às 14h30 – 230cc
14h35 às 14h50 – MX4 / MX5
14h55 às 15h10 – 50cc
15h15 às 15h30 – 65cc
Manutenção de pista
PROVAS DE SÁBADO
16h – MX3 e MXF
16h30 – 230cc
17h – MX4 e MX5
17h30 – Pódio das categorias: MX3, MXF, 230cc, MX4 e MX5
DOMINGO, 4
WARM-UP
8h às 8h20 – MX2 / MX2JR
8h25 às 8h40 – MX1
8h45 às 9h – 50cc
9h05 às 9h20 – MXJR BR
9h25 às 9h40 – 65cc
Manutenção de pista
PROVAS DE DOMINGO
10h10 – 50cc
10h40 – MXJR
11h10 – Pódio das classes: 50cc e MXJR
11:30h – CERIMONIAL
12h – MX2 – 1ª Bateria
13h – MX1 – 1ª Bateria
14h – 65cc
14h30 – Pódio da classe 65cc
15h – MX2 – 2ª Bateria
15h40 – Pódio da classe MX2
16h – MX1 – 2ª Bateria
16h40 – Pódio da classe MX1
Tem transmissão ao vivo?
A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) promete transmissão ao vivo pela internet de todas as categorias. Fique ligado na página www.brmx.com.br/brasilmx-aovivo que haverá retransmissão.