Ryan Villopoto conquista terceira vitória consecutiva na SX Class, e Justin Barcia ganha na estreia da Lites – Costa Leste, pela sétima etapa do AMA SX 2012

||

A sétima etapa do AMA Supercross 2012, realizada neste sábado, 18, em Arlingtom, no Texas, teve pelo menos três fatos que ficarão registrados na história.

Ryan Villopoto alcançou a terceira vitória seguida na categoria – a quarta na temporada. Chad Reed levou um tombo espetacular e preocupante. E Justin Barcia venceu com certa tranquilidade a etapa de estreia da divisão Leste da Lites Class.

Com os resultados do Cowboys Stadium – que nesta noite contou com quase 54 mil espectadores em suas arquibancadas -, Villopoto abriu 13 pontos na liderança da 450cc, e Ryan Dungey assumiu a segunda colocação no campeonato. Reed caiu para terceiro.

>>> Acesse a galeria de imagens da corrida

Logo após a corrida, Chad Reed publicou em seu Twitter que estava voltando para a Califórnia “sem saber o que pensar”, ao mesmo tempo que agradecia as manifestações de apoio.

A oitava etapa do AMA SX 2012 acontece em Atlanta, na Georgia, próximo sábado, dia 25 de fevereiro.

Lites Class

Darryn Durham, piloto Monster Energy Pro Circuit Kawasaki, fez o primeiro holeshot da temporada da divisão Leste da Lites Class.

O atual campeão Justin Barcia – GEICO Honda – largou em terceiro, mas logo tratou de ir pra cima dos ponteiros, assumindo a liderança na nona volta.

Ken Roczen, da Red Bull KTM, largou em quarto, fez uma corrida um tanto cautelosa, e terminou no pódio, em terceiro.

Interessante que os cinco primeiros da Lites andaram muito próximos. Até a décima volta, apenas cinco segundos separavam o primeiro do quinto colocado.

A decepção ficou por conta de Blake Baggett, da Monster Energy Pro Circuit Kawasaki, que teve problemas na largada. Ele saiu de 19º para terminar a prova em 15º.

– Eles dificultaram as coisas para mim nesta noite. Mas tenho apendido muito com o passar dos anos, o que deu resultado hoje – disse o vencedor, Justin Barcia.

Supercross Class

A sétima etapa da Supercross Class começou pegando fogo.

O holeshot foi do “rei das largadas” Mike Alessi – Moto Conceps JT Racing. Mas duas curvas depois, era Villopoto – Monster Energy Kawasaki – quem liderava a prova, com Chad Reed – Two Two Motorsports – em seu encalço.

Com velocidade visivelmente maior em relação aos demais, Reed e Villopoto iniciaram uma batalha emocionante pela liderança.

No ponto alto desta disputa, Reed virou pra frente em um salto, caiu feio, e abandonou a corrida.

A partir daí, Villopoto pilotou tranquilo para a terceira vitória seguida em 2012, e as disputas aconteceram da segunda posição pra trás.

Ryan Dungey, da Red Bull KTM, que se classificou para o Main Event apenas com o nono lugar na Heat 1, imprimiu bom ritmo e venceu o belo duelo pela segunda posição com Jake Weimer na última volta.

James “Bubba” Stewat – JGRMX Toyota Yamaha – largou mal, caiu na quarta volta, foi para a 19ª posição, mas terminou a corrida em sexto, mostrando grande poder de reação e velocidade.

– Dei meu melhor para voltar, cheguei em sexto e agora vamos para Atlanta, tentar vencer – comentou Bubba após a corrida.

– Eu escutei (a queda de Reed) e tentei seguir, tranquilo, pilotando com inteligência. Estou agradecido por mais uma vitória. Vamos seguir trabalhando – disse Villopoto.


Resultados da sétima etapa


Lites – Costa Leste

1) Justin Barcia
2) Darryn Durham
3) Ken Roczen
4) Blake Wharton
5) Philio Nicoletti
6) Malcom Stewart
7) Jake Canada
8) P Larsen
9) Cole Thompson
10) Lance Vicent


Supercross Class

1) Ryan Villopoto
2) Ryan Dungey
3) Jake Weimer
4) Mike Alessi
5) Josh Hansen
6) James Stewart
7) Kevin Windham
8) Brett Metcalfe
9) Justin Brayton
10) Kyle Chisholm

Classificação do campeonato

Lites – Costa Leste

1) Justin Barcia – 25 pontos
2) Darryn Durham – 22 pontos
3) Ken Roczen – 20 pontos
4) Blake Wharton – 18 pontos
5) Philio Nicoletti – 16 pontos
6) Malcom Stewart – 15 pontos
7) Jake Canada – 14 pontos
8) P Larsen – 13 pontos
9) Cole Thompson – 12 pontos
10) Lance Vicent – 11 pontos


Supercross Class

1) Ryan Villopoto – 158 pontos
2) Ryan Dungey – 145 pontos
3) Chad Reed – 128 pontos
4) James Stewart – 116 pontos
5) Jake Weimer – 92 pontos
6) Kevin Windham – 92 pontos
7) Brett Metcalfe – 88 pontos
8) Mike Alessi – 81 pontos
9) Justin Brayton – 80 pontos
10) Josh Hansen – 80 pontos

* Matéria atualizada às 13h de domingo, 19 de fevereiro.