Eduardo Erbs: Back on track

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Depois de San Diego, os holofotes se voltam para o retorno de Erbs ao Main Event – Foto: Frank Hoppen / KTM Images

Huntington Beach (Califórnia) – Depois de quase três semanas de abstinência, devido a algumas semanas de loucuras, visitas, eventos, treinos e dois supercross, volto um tanto faminto de escrever um emaranhado de palavras editadas pelo nosso editor Elton Souza, que acaba chamando isso de “coluna”.


Bem, sinceramente não sei por onde começar: Oakland, Anaheim ou San Diego… talvez vá começar com um pouco de tudo.

James Stewart: Os dias que antecederam Oakland foram de luto para a indústria, principalmente para James Stewart, que perdeu seu mecânico de treino, Mark “Tex” Adams. Em 26 de janeiro, Tex foi atingido por um carro enquanto ajudava outro motorista com um carro quebrado na beira da estrada na Flórida. 

Tex tinha 28 anos de idade e era mecânico de treino de Bubba – Foto: www.jgrmx.com / Divulgação

Mesmo com tudo isso em mente – e um início de campeonato um pouco conturbado –, James era apontado como o favorito para ganhar a prova, pois o terreno arenoso da baía de San Francisco é muito parecido com o terreno que James está acostumado a treinar na Flórida.

James confirmou o seu favoritismo na pista mais técnica de 2012, na única noite em que ele se pareceu com o velho-dominante Bubba, mesmo com um Reed confiante e eficaz logo atrás e, pela primeira vez, Ryan Villopoto dando rastros de ainda ser um ser humano – e que pode ser vencido!

No entanto, James não conseguiu repetir o seu ato em Anaheim 2 ou ainda em San Diego, voltando à forma dos últimos dois anos, sofrendo duas fortes quedas – na sua classificatória e no Main Event respectivamente.

:: Velho e bom Stewart em Phoenix

Sem dúvida alguma, Stewart parece melhor neste ano do que no ano passado, porém, mesmo com um time como a JGR, que conta com todos os recursos que o dinheiro pode trazer, eu não estou certo que James fez a escolha certa em firmar um contrato de três anos com o time.

Aliás, a JGR também tem um contrato de três anos com a Yamaha. Indo diretamente ao ponto, as equipes têm tido muita dificuldade em fazer acertos nas motos desde 2010, quando a nova versão da YZ 450 foi lançada e, desde então, não vimos mais um James Stewart dominante e absoluto como costumávamos ver a bordo da Kawasaki.


Chad Reed: Depois da vitória no Dodger Stadium, Reed teve uma grande corrida em Oakland, deixando para trás o atual campeão Ryan Villopoto. Em Anaheim, ficou na terceira posição, novamente atrás de Bubba, seguido por Ryan Dungey. Porém, Reed chegou a San Diego com uma incrível marca de 75% de vitórias em todas as vezes que correu no Qualcomm Stadium, sendo que, sem dúvida alguma, a vitória no ano passado foi a mais especial, pois foi a primeira como o dono de seu próprio time, a Two Two Motorsports. 

Reed elogiou muito a pista, principalmente pela enorme seção de costelas, que foi apontada pelos pilotos como o principal fator da pista. Reed, que ganhou a sua classificatória, chegou ao Main Event confiante e motivado a alcançar mais uma vitória. Com a “ajuda” de retardatários – Alessi, Chisholm e Goerke –, encostou e passou Villopoto que, em uma manobra agressiva, recuperou a posição na penúltima volta e a segurou até a bandeirada.

:: Segura a respiração e encara esse duelo Villopoto Vs Reed

Chad vem se mantendo consistente e agora ocupa a segunda posição nos pontos, sendo a principal ameaça a liderança de Ryan Villopoto.

Ryan Dungey: RD5 fez as pazes com o pódio em San Diego, conquistando a terceira posição. Em Oakland e Anaheim, Dungey teve largadas medíocres, levando muito tempo para passar alguns adversários, perdendo contato com os pilotos ponteiros. 

O que tudo indica é que, na última semana, as largadas foram uma das prioridades nos treinamentos da Red Bull KTM, o que definitivamente mostrou sucesso durante as provas deste fim de semana. Assim, com uma maior agressividade por parte do piloto nas primeiras voltas – o que deixou Jake Weimer no chão durante o Main Event –, Ryan teve dificuldades nas costelas, como a grande maioria dos pilotos.

Dungey comprovou evolução com os treinos de largadas – Foto: Frank Hoppen / KTM Images

Ryan Villopoto: RV foi o primeiro piloto da Supercross Class a conquistar duas vitórias na temporada, as duas em Anaheim. Mesmo que Ryan mostrou “sinais-humanos” em Oakland, sendo claramente mais lento que Chad e Bubba, ele venceu de forma dominante Anaheim e San Diego, confirmando o favoritismo da pré-temporada e mostrando que, se alguém quiser tirar o número #1 de sua Kawasaki, terá muito trabalho a fazer!

O “sobrenatural” Villopoto desafia todos os limites e coloca o esporte em um nível inimaginável – Foto: Frank Hoppen / Feld

Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, retorno ao BRMX com mais informações. Vou traçar minhas considerações sobre a Lites Class.

Pensamento da semana:

“When you think someone could do better tell em. When they do a good job praise them” – Chad Reed