Dario Julio foi o melhor brasileiro no dia – Foto: Eric Schroeder / Fotoarena
* Texto assessoria de imprensa Rally dos Sertões
O deserto do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, região árida com grandes formações rochosas, fez várias baixas nesta quarta-feira, 31, no Rally dos Sertões 2013. Além das dificuldades do percurso, os competidores tiveram de vencer o calor intenso, com temperaturas próxima dos 40º C.
Nas motos, vitória do espanhol Marc Coma (KTM), que com o resultado subiu para terceiro no acumulado e está de volta na briga. Em segundo lugar, terminou o português Paulo Gonçalves (Speedbrain 450 Rally), reassumindo a liderança, que estava com o francês Cyril Despres (Yamaha), sexto no dia e agora é vice-líder, a 17 minutos de Gonçalves. Coma está a 32 minutos do líder. No total, 36 motos largaram nesta quarta, das 46 que partiram de Goiânia.
O destaque do dia foi o trio de pilotos brasileiros da Honda Mobil de Rally: Dario Julio ficou em terceiro, seguido por Jean Azevedo em quarto e Ike Klaumann em quinto. Com o resultado, Dario subiu uma posição no acumulado, ocupando agora o quarto lugar, a 41 minutos do líder, seguido por Ike em quinto e Jean em sexto.
Os competidores saíram bem cedo de Palmas rumo ao Jalapão para o maior percurso do rali até aqui: 746 km, dos quais 514 km de trecho cronometrado, que acabou encurtado em 15 km por questões de segurança e retornaram a Palmas, após uma especial em forma de laço. Mas engana-se quem pensa que o pior já passou. Nesta quinta-feira, 1º de agosto, outra especial de respeito, muito exigente e longa: serão 666 km, sendo 333 km de especial.
Coma ressaltou o cansaço e o desgaste durante a especial, mas comemorou o bom resultado.
– Dia muito comprido, com os duzentos primeiros quilômetros muito difíceis para mim, mas pude avançar e, no final, acabei impondo o meu ritmo e completei o dia. Apesar de não ter tido um dia bom, hoje (quarta-feira) consegui voltar a andar bem e me recuperar. Estava muito quente, tive que tomar muita água e agora estou muito cansado – disse.
Gonçalves, novo líder, atingiu seu objetivo na etapa.
– Especial bem dura, de difícil navegação. Vi muitos pilotos errando o caminho na navegação por GPS e optei por seguir pela planilha, pois hoje (quarta-feira) era muito fácil se confundir. Meu objetivo era tirar tempo do Despres e ele não foi tão bem hoje – comentou.
O destaque brasileiro do dia, Dario Julio, ressaltou que estão muito satisfeitos até agora.
– Foi cansativo. Achei uma especial bem perigosa. Andei algum tempo na poeira do Jakub (Przygonski) e era um trecho de muita erosão, com muita navegação. Ele abriu distância, limpou o visual e eu voltei a andar bem. Numa travessia de rio, eu deixei a moto cair e deve ter puxado água. Ainda bem que não danificou, perdi um pouquinho de tempo e consegui terminar a prova. Foi um dia cansativo demais. O grande desafio do Sertões 2013 era essa etapa que nós concluímos. Nós da equipe Honda Mobil estamos satisfeitos, somos os três melhores brasileiros na prova e vamos continuar andando nessa tocada, mas poupando físico e equipamento para chegar a Goiânia – declarou.
E o bicampeão Despres destacou que foi o pior dia de todos.
– Para mim foi o pior dia desse Sertões. Fiquei três minutos procurando um way point e depois do abastecimento havia uma cerca, eu bati com a moto e cai. Depois foi questão de acertar e vir num bom ritmo – resumiu.
Quadriciclos
Nos Quads, grande mudança. O polonês Rafal Sonik (Honda TRX 700), que estava soberano na prova, venceu todas as etapas até então, recebeu uma punição de três horas ao final da terça-feira por ter trocado pneu na etapa maratona. Assim, caiu para a quinta posição no acumulado na classificação de terça-feira e o brasileiro Marcelo Medeiros (Yamaha Raptor 700) assumiu a liderança.
Mas quarta-feira o dia foi de Robert Nahas (Honda TRX 700), que desde o início vem num duelo emocionante com Medeiros. Nahas venceu o dia e assumiu a liderança no acumulado, com apenas 3min09 em relação a Medeiros, segundo no dia e vice-líder.
O resultado, no entanto, pode ter uma mudança. Medeiros contou que parou para ajudar um competidor que sofreu uma queda e vai solicitar à organização a retirada deste tempo.
– Parei para ajudar o Dimas (Mattos), que sofreu uma queda e perdi tempo até o helicóptero médico chegar. Nesta hora, o Nahas me passou. Mas quando voltar o tempo que fiquei parado, devo continuar na liderança. Mas estamos muito próximos e este final de rali promete uma grande disputa – declarou Medeiros, campeão em 2012.
Tom Rosa (Yamaha Raptor 700) terminou na terceira posição, mas em terceiro lugar no acumulado está Mauro Almeida (Yamaha Raptor 700), a 2h01 do líder. No total, 12 quadriciclos largaram no dia, dos 15 que partiram de Goiânia.
Além da perda da liderança, Sonik também teve um dia difícil nesta quarta-feira e terminou a especial em sétimo.
– Caí numa vala, mas estou bem. O problema foi que no tombo, perdi minha caixa de ferramentas, então vim poupando equipamento – contou.
UTVs
Nos UTVs, Carlo Collet e Marcos Gouvea (Can Am Maverick) venceram a quarta seguida, seguidos por Bruno Sperancini e Lourival Roldan (Polaris RZR XP 900) em segundo e Rodrigo Varela e João Arena (Can An Comander) em terceiro. A categoria estreou ano passado e teve Sperancini como campeão, que defende o título esse ano e mantém a liderança isolada no acumulado, com 1h06 de vantagem para o estreante Rodrigo Varela e João Arena. Collet e Gouvea vem em terceiro, a 9h44 do líder. Na terceira especial, entre Pirenópolis e Uruaçu, ele teve problemas e não completou, ficando com o tempo máximo e, por isso, apesar das últimas vitórias ainda está tão atrás.
– Pra gente foi um dia perfeito, sem erros. Foi meu melhor dia no Sertões de longe. Especial longa, muito legal e com todos os tipos imagináveis de piso – declarou Collet.
O estreante Rodrigo Varela, filho de um dos grandes pilotos de rali nacional, Reinaldo Varela, está satisfeito com o segundo lugar no geral, mas promete pressionar o atual campeão Sperancini nesta reta final.
– Gosto de areia. Muita gente tem medo, mas o medo mesmo é ficar parado ali, com tanto calor. Foi um dia puxado, com muito calor, mas muito bom. Faltando 300 km, tive um pneu furado e minha homocinética dianteira também quebrou, tive que vir no 4×2, poupando o equipamento para chegar. Mas foi um resultado muito bom – afirmou.
– Agora é hora de tentar pressionar o Bruno. Ele está com um tempo bem superior, mas podemos tentar diminuir. De qualquer forma, o segundo lugar no final também é uma grande posição – finalizou Varela.
Resultado 7ª etapa Motos (extra-oficial)
1) MARC COMA 05:56:11
2) PAULO GONCALVES 05:57:19
3) DARIO JULIO 06:10:07
4) JEAN AZEVEDO 06:11:30
5) IKE KLAUMANN0 6:16:19
6) CYRIL DESPRES 06:19:42
7) RICARDO MARTINS 06:34:19
8) FAUSTO MOTA 06:36:35
9) RAUL LIMA 06:42:32
10) JAKUB PRZYGONSKI 06:44:57
Resultado acumulado Motos (extra-oficial)
1) PAULO GONCALVES 21:37:39 –
2) CYRIL DESPRES 21:54:48 +00:17:08.7
3) MARC COMA 22:10:13 +00:32:33.9
4) DARIO JULIO 22:19:04 +00:41:24.9
5) IKE KLAUMANN 22:27:18 +00:49:38.8
6) JEAN AZEVEDO 22:29:24 +00:51:44.5
7) JAKUB PRZYGONSKI 22:42:11 +01:04:31.7
8) MICHAEL METGE 23:20:20 +01:42:40.8
9) RICARDO MARTINS 23:23:22 +01:45:43.1
10) FAUSTO MOTA 23:36:03 +01:58:23.6
Resultado 7ª etapa Quadriciclos (extra-oficial)
1) ROBERT NAHAS 07:15:56
2) MARCELO MEDEIROS 07:23:38
3) TOM ROSA 07:43:23
4) MAURO ALMEIDA 08:08:15
5) MOHAMED ABU-ISSA 08:25:12
6) DANIEL MAZZUCCO 08:30:48
7) RAFAL SONIK 08:40:04
8) EDNARG MARQUES 08:48:45
Resultado acumulado Quadriciclos (extra-oficial)
1) ROBERT NAHAS 25:29:59 –
2) MARCELO MEDEIROS 25:33:09 +00:03:09.7
3) MAURO ALMEIDA 27:31:43 +02:01:43.9
4) DANIEL MAZZUCCO 28:49:46 +03:19:47.0
5) RAFAL SONIK 29:27:48 +03:57:48.6
6) MOHAMED ABU-ISSA 30:27:17 +04:57:17.9
7) EDNARG MARQUES 31:32:01 + 06:02:01.6
8) TOM ROSA 33:36:29 + 08:06:29.4
Resultado 7ª etapa UTVs (extra-oficial)
1) CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 07:28:43
2) BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 07:55:40
3) RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 08:07:13
4) MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 08:23:58
Resultado acumulado UTVs (extra-oficial)
1) BRUNO SPERANCINI /LOURIVAL ROLDAN 27:22:07 –
2) RODRIGO VARELA/JOAO ARENA 28:31:27 +01:09:20.0
3) CARLO COLLET/MARCOS GOUVEA 37:06:59 +09:44:51.9
4) MARCOS REGADAS FILHO/ANDREWS COSTA 56:07:32 +1D 04:45:2
8ª Etapa – quinta-feira (1º de agosto)
PALMAS, TO – MINAÇU, GO
Deslocamento inicial: 312 km
Trecho especial: 333 km
Deslocamento final: 21 km km
TOTAL: 666 km
Depois de um longo deslocamento inicial, mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores bem sinuosas, com muitas depressões, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento das motos. O piso continua rápido até chegar a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho da prova é bem travado com muitas pontes de toras, trilhas, depressões e pedras até o final da especial. Os caminhões farão uma especial de 258 km.