A 12ª das 18 etapas do Mundial de Motocross 2015 começou neste sábado, 11, em Kegums, na Letônia. O francês Gautier Paulin, da Honda, ganhou a corrida na categoria MXGP e o inglês Max Anstie, da Kawasaki, faturou a MX2. Ambos têm a vantagem de escolher por primeiro o gate de largada neste domingo, 12, quando rolam as corridas que somam pontos pela rodada.
Paulin é uma espécie de especialista em Kegums. No ano passado, durante o Motocross das Nações, o francês venceu as duas baterias que disputou no arenoso solo letão e empurrou seu país ao lugar mais alto do pódio na competição. Agora, parece ter gás e categoria para vencer uma etapa do Mundial neste domingo, ainda mais que conta com a ausência de grandes concorrentes, como Max Nagl e Clement Desalle, ambos lesionados.
O italiano Antonio Cairoli corre ainda se recuperando da fratura no braço esquerdo. O piloto da KTM até fez uma boa largada neste sábado, mas caiu duas vezes durante a corrida classificatória e deve enfrentar dificuldades neste domingo.
A batalha de Paulin deve ser contra o líder da competição, o também francês Romain Febvre, da Yamaha, que foi segundo colocado na classificatória deste sábado.
MX2
Sem Jeffrey Herlings – lesionado na mão e na clavícula -, a etapa tem diversos candidatos a vencedor na MX2. Quem desponta como favorito é o britânico Max Anstie, da Kawasaki, que venceu a classificatória neste sábado. Mas o esloveno Tim Gajser, da Honda, vencedor das últimas três etapas, promete incomodar os planos de Anstie, assim como o letão Pauls Jonass, da KTM, que corre em casa.
Melhores momentos
:: MXGP
%CODE79%
:: MX2
Resultados das classificatórias