Mundo do motocross se despede da lenda Joël Robert

Joël Robert durante a festa dos campeões mundiais da FIM de 2019 – Foto: FIM

 

Nesta quarta-feira, 13, o mundo do motocross se despediu de um dos seus pilotos mais geniais. Faleceu, aos 77 anos, vítima de parada cardíaca, a lenda belga Joël Robert

Robert foi uma inspiração para muitos dos novos talentos na Bélgica, depois de se tornar o mais jovem campeão mundial de motocross, aos 21 anos, quando garantiu o título da categoria 250cc em 1964.

Ele conquistou outros 5 títulos mundiais, sendo dois com a marca tcheca CZ em 1968 e 1969, e depois 3 títulos consecutivos com a Suzuki, em 1970, 1971 e 1972.

Além dos 6 títulos mundiais, sua impressionante carreira inclui 250 vitórias entre as categorias 250cc e 500cc, e o título do Motocross das Nações de 1969 com a equipe da Bélgica, ao lado dos companheiros Roger De Coster, Jef Teeuwissen, Sylvain Geboers e Jaak Van Velthoven.

 

Após encerrar sua carreira, Robert continuou envolvido com o motocross, tendo sido o Manager da equipe belga no Motocross das Nações, entre 1997 e 2006, período em que a Bélgica foi campeã do evento 5 vezes.

Sua impressionante carreira recebeu um reconhecimento especial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 2019, que celebrou todas as suas conquistas com uma homenagem, durante a festa de encerramento da citada temporada, onde ele entregou os troféus a todos os campeões mundiais daquele ano.

Nas redes sociais, grandes estrelas do motocross se solidarizaram com a perda de Joël Robert, confira alguns depoimentos.

 

Rick Johnson

Perdemos uma lenda hoje. Joel Robërt foi o herói mais top da minha infância. Comecei a ir nas pistas assistir as corridas e meu pai só falava dele, do quanto ele era genial. Ele deu a todos nós, a inspiração para sermos pilotos melhores. Vá com Deus campeão, obrigado!

 

Stefan Everts

RIP meu amigo, meu herói, influenciador, lenda do motocross, você está no meu coração.

 

Joel Smets

Sou extremamente grato e orgulhoso por carregar o seu primeiro nome, meu herói. RIP Joël. Agradeço a você e a Roger De Coster, mas principalmente a você. Você foi o pioneiro nesse esporte. 6 títulos mundiais, uma inspiração para todos nós.

 

Harry Everts

RIP meu herói, minha lenda.

 

Confira nos vídeos a seguir alguns dos momentos mais marcantes da carreira do inesquecível Joël Robert.