História da pista começa em 1958 – Foto: Divulgação
No próximo fim de semana o Mundial de Motocross volta a Maggiora, na Itália, um dos circuitos mais famosos da Europa, mas que não recebia um GP desde 1999.
Com suas grandes subidas e descidas, a pista de Maggiora está localizada a cerca de 70 quilômetros a noroeste de Milão, quase na divisa com a Suíça e com a França.
Uma das corridas mais lembradas desta pista data de 1986. Um Motocross das Nações vencido pelo time norte-americano e suas três lendas: David Bailey, Ricky Johnson e Johnny O\’Mara.
– Maggiora é um lugar especial, com certeza. O time dos Estados Unidos estava no auge e naquele dia lindo mostramos como éramos bons pilotos. Pra mim foi o último grande evento antes da minha lesão, e eu sempre guardei como um lugar especial – diria Bailey anos mais tarde.
Para muitos jovens pilotos americanos da época, esta foi a corrida que aflorou seus instintos patrióticos que os tentaram a representar o país no MXoN. E, de acordo com relatos de Geoff Meyer, um velho jornalista que acompanha o Mundial desde aqueles tempos, foi este Nações que abriu os olhos de muita gente para o esporte.
Vale também lembrar que o atual presidente da Youthstream (empresa que gerencia o Mundial de MX), Giuseppe Luongo foi o promotor daquele Nações.
No ano de 1999 aconteceu o último Grande Prêmio em Maggiora. Pit Beirer, atual gerente de esportes da KTM, ganhou na 250 2T, batendo nomes como David Vuillemin, Frederic Bolley e Marnicq Bervoets.
O circuito também está cotado para sediar o Motocross das Nações de 2016, depois de passar por Alemanha (2013), Estados Unidos (2014) e Letônia (2015), e antes de chegar ao Brasil (2017).
O GP de Maggiora deste ano marca a nona rodada do Mundial de Motocross. Além das categorias MX1 e MX2, também serão realizadas etapas da MX3 e MXF. O BRMX vai disponibilizar as transmissões. Fique ligado!
:: Vídeo da panorama da pista
:: GP da Itália de 1995
:: Programação – horários de Brasília
Sábado
11h – Classificatória MX2
11h50 – Classificatória MX1
Domingo
5h – WMX – bateria 2
6h – MX3 – bateria 2
7h – MX2 – bateria 1
8h – MX1 – bateria 1
9:15 – Show do intervalo
10h – MX2 – bateria 2
11h – MX1 – bateria 2