Mudanças nas regras do Mundial de Motocross a partir de 2016

||

largada_mxon
Mudanças valorizam a classificatória – Crédito: MXGP

 

A Youthstream – organizadora do Mundial MX – anunciou nesta quinta-feira, 8, mudanças em algumas regras do Mundial de Motocross a partir de 2016. Após reunião da Comissão da MXGP – composta por Giuseppe Luongo, presidente da Youthstream, Tony Skillington, diretor da CMS/FIM e Takanao Tsubouchi, da associação dos fabricantes de motocicletas esportivas (MSMA) – em Ernée, na França, ficou decidido que:

1. Pilotos poderão utilizar uma moto reserva depois da volta de apresentação.

2. Quando a corrida for paralisada após duas voltas e antes de 51% do tempo de prova, ela será recomeçada do pitlane. Os pilotos recomeçarão na ordem que estavam uma volta antes da corrida ser paralisada, e todo tempo de prova será cumprido.

3. As corridas classificatórias das categorias MXGP e MX2 contarão pontos para o campeonato além de definir a ordem de escolha do gate para domingo. O primeiro colocado da classificatória somará 5 pontos, o segundo fará 4 pontos, o terceiro 3 pontos, o quarto 2 pontos e o quinto, 1 ponto. O vencedor da etapa será o piloto que tiver somado mais pontos no fim de semana, contando a classificatória e as duas baterias finais de domingo.

 

Opinião BRMX

São mudanças significativas, principalmente os itens 1 e 3. O primeiro pode ser que demore mais para surtir algum efeito de estratégia no fim de semana. Será que alguma equipe vai preparar duas motos com ajustes um pouco diferentes e, o piloto, depois de ter dado a volta de apresentação/reconhecimento, escolherá com qual acerto vai largar? Ou será apenas para casos de emergência? E, ainda ficam algumas dúvidas. Se quebrar a moto no meio da corrida, o atleta vai poder abandonar a moto “velha” na pista, caminhar até o pitlane e pegar a moto reserva, ou vai ter que rodar com a estragada até lá e então fazer a troca? Provavelmente, depois que alinhar no gate a moto não poderá mais ser trocada. Neste ano, teve o caso da Livia Lancelot, que perdeu o campeonato depois de estragar a moto na volta de apresentação e não poder pegar moto reserva para correr a bateria do Mundial de Motocross Feminino. Deve ter sido por isso que a questão foi discutida pela comissão.

O item 3 altera imediatamente o campeonato. O sábado ganha valor e aumenta o interesse dos pilotos e do público. Fazer boas corridas classificatórias a partir de 2016 poderá definir o campeão no fim da temporada. Vai pegar fogo no sábado também! 😀

Ficamos no aguardo de mais esclarecimentos. 

E você, curtiu as mudanças?