Motocross Internacional da Itália marca estreia de Cairoli, Philippaerts e Frossard na temporada 2013

Yamaha

David Philippaerts estreia no ano e na nova equipe, a Gariboldi Honda – Foto: Divulgação / FB Gariboldi

Neste fim de semana, 2 e 3 de fevereiro, começa o Motocross Internacional da Itália, uma espécie de torneio de pré-temporada com os melhores pilotos do circuito do Mundial de Motocross, a exemplo do Mantova Starcross, que rolou há uma semana.

O Motocross Internacional da Itália terá três etapas nos próximos finais de semana. A primeira será em Riola Sardo, na ilha de Sardenha, local onde muitas equipes realizaram suas pré-temporadas. No fim de semana seguinte, a corrida será em Malagrotta, nos arredores de Roma. Por fim, rodada em Arco di Trento, na região Norte do país, próximo a Milão (BRMX também é geografia!).

A corrida será marcante pelas estreias de Antonio Cairoli (Red Bull KTM), Steven Frossard (Monster Energy Yamaha) e David Philippaerts (agora na Gariboldi Honda) na temporada. Além deles, Shaun Simpson, Joel Roelants, Ken De Dycker e Evgeny Bobryshev são os grandes nomes confirmados.

A presença ilustre na MX1, porém, será do italiano Alessio Chiodi, 39 anos, três vezes campeão mundial na categoria 125cc 2T (1997, 98, 99) e bicampeão do MX das Nações (no Brasil, em 1999, e na Espanha, em 2002). Ele correrá de Honda, por equipe privada.

As ausências mais sentidas serão de Max Nagl e Clement Desalle, pilotos que se envolveram em um acidente no Mantova Starcross. Nagl, da equipe Honda, foi diagnosticado com uma fratura na mão esquerda, enquanto Desalle (Rockstar Energy Suzuki) disse que está “ok”, mas que pretende focar no GP de abertura do Mundial, dia 2 de março. Seu companheiro de time, Kevin Strijbos, vencedor do MX de Mantova, segue a mesma linha e está fora da corrida na Sardenha.

Na categoria MX2, os principais nomes são do russo Alexander Tonkov (MFR Honda), do francês Christophe Charlier (Monster Energy Yamaha), do finlandês Harri Kullas (Gariboldi Honda) e da promessa eslovena Tim Gajser (Silver Action KTM).

Jeffrey Herlings e seu companheiro de equipe Red Bull KTM na MX2, Jordi Tixier, devem estrear apenas na segunda rodada do Motocross Internacional da Itália, no dia 10.

:: Calendário MX Internacional da Itália

3/fev – Riola Sardo
10/fev – Malagrotta
17/fev – Arco di Trento

Cairoli poderá ser batido em 2013? – Foto: KTM Images / Taglioni S.

Yamaha