Mauricio Fernandes, sócio-fundador do Triple Power Group, fala sobre a volta da Husqvarna ao Brasil

||

mauricio_fernades_husqvarna
Mauricio Fernandes – Foto: Renato Durães Fotografia

 

A Husqvarna volta a ser importada oficialmente ao Brasil neste segundo semestre de 2015. Mauricio Fernandes – empresário e piloto de enduro, rally e trial – é quem comanda a operação Husqvarna Motorcycles dentro do Triple Power Group, que também trabalha com motos BMW e Triumph com concessionárias no estado de São Paulo.

Mauricio tem no currículo, como piloto, um vice-campeonato latino-americano de enduro, duas participações no Rally Dakar e sete participações no Rally dos Sertões, com um título e um vice-campeonato. Ele e seu sócio, Fabio Ozi, comandam o Triple Power Group, que no sábado, 4, fez o lançamento oficial do primeiro lote de motos de motocross e enduro importadas para o país nesta nova Era – entre idas e vindas, desde o fim da primeira década dos anos 2000 a Husq não era importada para as terras tupiniquins.

O BRMX esteve presente no lançamento em Votorantim, São Paulo, no qual motos foram liberadas para testes (leia sobre os testes em breve). Na oportunidade, Mauricio Fernandes concedeu entrevista ao site para falar sobre esta operação. Confira abaixo os detalhes sobre a chegada da lendária marca sueca – fundada em 1904 e adquirida pela KTM em 2013 – que vem embalada pelos sucessos de pilotos como Max Nagl, Jason Anderson, Mike Brown, Graham Jarvis, entre outros.

 

BRMX: Você tem uma ligação forte com o off-road. Conte um pouco da sua história como piloto?
Mauricio Fernandes: Comecei a competir de moto em 1991, na modalidade de Trial. Fui campeão brasileiro júnior e depois passei para o enduro de velocidade. Mais tarde entrei também nos ralis, fiz etapa do Mundial de Enduro, fui campeão do Sertões em 1994 na categoria de motos nacionais, vice-campeão em 2001 na Super Production (de Husqvarna 250 dois-tempos), e fiz o Paris Dakar em 98 e 99. Fui o quarto brasileiro a completar o Paris Dakar. Fui o 12º colocado em 99. Esta foi a minha trajetória. Gosto muito de off-road e gosto de trabalhar com o ramo. Sabemos falar com o cliente, sabemos como é o mercado. Isso tem sido positivo para nós, porque sabemos como direcionar o produto.

BRMX: Como se concretizou o retorno da Husq para o Brasil?
Mauricio Fernandes: Já vínhamos trabalhando para trazer a Husqvarna quando a marca pertencia à BMW. Já estávamos preparados para virar revendedor Husqvarna, mas quando estávamos quase abrindo a loja, a BMW vendeu a Husqvarna e acabou não acontecendo. Mas somos um grupo que sempre manteve o off-road no radar, principalmente porque sempre gostei do off-road. Quando percebi que a Husqvarna estava crescendo e vi que o antigo importador estava meio desanimado, decidi conversar com este importador e ver se ele tinha interesse em repassar. Deu certo e a gente assumiu a importação da Husqvarna. Agora entramos com força total, da forma mais profissional possível. O aumento do Dólar e do Euro dificultou, mas não inviabilizou. Estamos dando início com esperança de um futuro promissor.

BRMX: Para esclarecer: é importação direta, e não montagem como a KTM, certo?
Mauricio Fernandes: Importação direta. Sofremos um pouco com a taxa cambial, mas está dando certo. Felizmente nossos preços estão dentro da realidade e as motos estão em um momento muito bom. É o começo de um trabalho. A KTM tem outro importador, que é a Dafra. Eles são um importador como nós, a diferença é que como a Dafra tem fábrica, eles importam para Manaus, montam na fábrica deles, e distribuem nacionalizada. Nós importamos direto para São Paulo e distribuímos.

BRMX: Existe intenção de montar equipes para competir nos campeonatos nacionais de motocross, enduro e rally?
Mauricio Fernandes: Eu estou correndo e tem outros pilotos também. Vamos fazer uma equipe mais amadora neste momento, mas vamos montar todas as estruturas e vamos seguir o campeonato brasileiro de enduro e o de cross country, e dar apoio ao pessoal que anda de Husqvarna. No futuro, talvez façamos alguma coisa.

BRMX: Quantas motos vieram nesta primeira remessa? Veio linha completa?
Mauricio Fernandes: Vieram 100 motos nesta primeira remessa. Linha completa de enduro (dois-tempos e quatro-tempos) e linha completa de motocross quatro-tempos e a 85cc dois-tempos. Não trouxemos as dois-tempos 250cc e 125cc de motocross porque não teve muita procura. Graças a Deus estamos com cerca de 80% das motos vendidas. Teve uma grande aceitação, e vendendo este lote, vamos dar continuidade.

BRMX: O próximo lote já vem modelos 2016?
Mauricio Fernandes: Sim, as próximas serão 2016. Devem chegar a partir de setembro.

BRMX: O que o público que não está acostumado com Husqvarna pode esperar da Husqvarna? Podemos comparar com a KTM?
Mauricio Fernandes: Sim, as duas são da mesma fábrica. O próprio pessoal da KTM fala que a Husqvarna é uma “KTM Premium”. A Husqvarna tem mais acessórios, é mais equipada, diferente das KTM de entrada. Você pode comparar a Husqvarna com uma KTM Six Days, que é uma moto mais equipada. O grande diferencial é o link da balança, que só a Husqvarna tem, as KTM não.

 

husq_Motocross_2015_Static
Modelos 2015 das motos de motocross – Foto: Husqvarna Images

 

 

Relação de revendedores Husqvarna no Brasil

1 – Casa de Máquinas – Porto Alegre, RS
2 – VM Racing – Chapecó, SC
3 – Eriton Motos – Maringá, PR
4 – Power Husqvarna – São Paulo, SP
5 – Mult Racing – Ribeirão Pires, SP
6 – Máster Racing – Franca, SP
7 – Herbert Motos – Itajuba, MG
8 – BH Husqvarna – Belo Horizonte, MG
9 – Tribo Motos – Uberlândia, MG
10 – Pro Race – Brasília, DF
11 – Princesa Off Road – Feira de Santana, BA
12 – Tommaso Racing – Volta Redonda, RJ

 

 

Preço dos modelos do primeiro lote

:: Motocross

FC450_90285_Motocross_2015_Static

(F – de Four, ou “quatro tempos” – C de cross)
Husqvarna FC 250: R$ 46.900,00
Husqvarna FC 350: R$ 48.900,00
Husqvarna FC 450: R$ 49.900,00

 

:: Enduro

TE300_DEST_89793__RSC0829_biwo_flat_B.tif_4928

(F – de Four, ou “quatro tempos” – E de Enduro)
Husqvarna FE 250: R$ 48.900,00
Husqvarna FE 350: R$ 49.900,00
Husqvarna FE 450: R$ 53.900,00

(T – de Two, ou “dois tempos” – E de Enduro)
Husqvarna TE 250: R$ 43.900,00
Husqvarna TE 300: R$ 48.900,00

 

Aviso

Confira nesta quinta-feira, 9, a opinião de Fernando Silvestre sobre os modelos de enduro. O piloto e diretor da ASW testou as motos na Fazenda Cascata, em Votorantim, São Paulo.