Matthias Walkner é campeão do Dakar 2018 e KTM chega a 17º título consecutivo

campeão do Dakar 2018
Mattias Wakner comemora com a equipe – Photosdakar.com

 

O austríaco Matthias Walkner é o campeão do Dakar 2018 após 14 dias da mais dura competição do planeta.

O piloto deu a KTM o 17º título consecutivo, já que a marca austríaca ganhou todas as edições de 2009, quando o Rally Dakar se mudou para a América do Sul.

Walkner, 31 anos, já foi campeão mundial de motocross na MX3 (em 2012) e havia sido vice-campeão do Dakar em 2017. Agora atinge o ponto mais alto de sua carreira com o primeiro troféu do Dakar.

Ele chegou à etapa final, neste sábado, com 22 minutos de vantagem para o segundo colocado. Havia assumido a dianteira na etapa 10, quando venceu a especial. Desde então manteve a regularidade, enquanto favoritos ficaram pelo caminho.

– É inacreditável. Não consigo descrever como me sinto. Este ano o Dakar foi tão difícil, certamente o mais difícil rally que já enfrentei. A navegação foi cheia de armadilhas todos os dias. No começo, todos os tops estavam muito perto, com pouco tempo de diferença. Tentei fazer boas provas todos os dias, sem cometer grandes erros. As coisas foram muito apertadas até o dia que venci (10ª etapa). Depois disso tratei de andar com segurança todos os dias e chegar ao fim sem perder minha vantagem. Por sorte, a estratégia deu certo e agora estou aqui, com um sentimento surreal. Obrigado à minha equipe e a todos que torceram por mim. Conseguimos! – disse Walkner.

O segundo colocado na 40ª edição do Rally Dakar foi o argentino Kevin Benavides, da Monster Energy Honda. E o terceiro melhor desta jornada foi Toby Price, também da Red Bull KTM.

 

Resultado final do Dakar 2018