Maior rali das Américas projeta futuro em três dimensões

No total serão 2.832km de trechos cronometrados – Foto: Marcelo Machado

 

O Rali dos Sertões é o maior evento off-road das Américas. Nasceu e cresceu no Brasil. Nada mais natural para um país onde 80% das estradas não são pavimentadas.

A largada da prova acontece dia 24 de Agosto em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É parte das comemorações dos 120 anos da cidade. Depois de oito dias de competição, cruzar 6 estados e passar por 9 cidades, o Sertões chega a Aquiraz, Ceará, no dia 1º de setembro para coroar seus campeões.

Largada e chegada são eventos mágicos no Sertões. O rali se aproxima do público em clima de festival de música e os torcedores poderão acompanhar as competições como se estivessem num autódromo.

Na sua 27ª. Edição, o Sertões traz muitas novidades. Projeta o futuro em três dimensões: Esporte, Social e Turismo. O lado competitivo da prova evolui com novos desafios de navegação, velocidade e tecnologia. O lado Social, também conhecido pelo trabalho do S.A.S. (Saúde e Alegria no Sertões), praticamente dobra a sua capacidade de atendimento das populações sertanejas por onde o Sertões passa. Cidades remotas com população carente. Finalmente, a dimensão turística. O Sertões mostra lugares que pouca gente conhece e agora tem uma estrutura capaz de levar turistas para acompanhar a prova e todas as atrações do entorno. Mais ainda, as “expedições Sertões” são agora uma opção de viagens aberta o ano inteiro.

O Sertões traz gente nova também. Os melhores do ramo. O evento que busca ser o melhor do mundo precisa ter o primeiro time ao seu lado. No caso brasileiro esse esforço nos levou à Deam Factory. Com os novos sócios, o Sertões ganha em inovação, criatividade e sobretudo conhecimento do que o futuro nos reserva.

Com três dimensões, o Sertões se prepara para realizar o sonho de ser o maior rally do mundo. Em 2022 o Sertões vai percorrer o país “do Oiapoque ao Chuí”, para comemorar 30 anos de prova e 200 anos da independência do Brasil.

Em 27 anos de prova, o Sertões produziu heróis. Trouxe campeões de várias partes do mundo e se consagrou no meio esportivo como um evento de ponta. Mesmo assim, continua evoluindo. A prova segue com uma etapa “maratona” onde os pilotos ficam sem apoio mecânico por 36hs, além de uma disputa paralela de regularidade, uma oportunidade especial para aqueles aventureiros que querem começar no mundo das competições off-road.

 

 

O projeto social “Saúde e Alegria no Sertões” se profissionalizou, especializou, conseguiu suporte de mais médicos, voluntários e empresas do ramo. Focado nas especialidades de  Oftalmopediatria (óculos para todos que precisam); Odontopediatria, além de dermatologia  e Ginecologia, ambas com foco em oncologia (câncer de colo do útero).

O Roteiro do Sertões 2019 foi divulgado no último dia 14/5  na primeira grande atração da Jornada Sertões este ano. Com a presença de pilotos e equipes, os organizadores anunciaram o roteiro da prova.  Só então os concorrentes puderam dimensionar a estrutura técnica e logística para o rali. Ao contrário das provas de circuito, no mundo off-road os pilotos descobrem a cada curva como será o trecho seguinte.

O Sertões está pronto para ser o evento esportivo mais conectado com a poeira e as paisagens do Brasil. Para quem nunca viveu essa experiência, é uma paixão pronta para ser vivida.

 

Confira o roteiro:

 

No total serão percorridos 4.744 km, sendo 2.832 km de especiais.

1ª etapa – 25/08

Campo Grande – MS / Costa Rica – MS

DI – 20km

ESP – 415km

DF – 52km

Total: 487km

 

2ª etapa – 26/08

Costa Rica – MS/ Barra do Garças – MT

DI – 95km

ESP – 530km

DF – 14km

Total: 639km

 

3ª etapa – 27/08

Barra do Garças – MT/ São Miguel do Araguaia – GO

DI – 107km

ESP – 420km

DF – 200km

Total: 727km

 

4ª etapa – 28/08

São Miguel do Araguaia – GO/ Porto Nacional – TO

DI – 70km

ESP – 277km

DF – 224km

Total: 571km

 

5ª etapa – 29/08

Porto Nacional – TO/ São Félix do Tocantins – TO

DI – 135km

ESP – 300km

DF – 0km

Total: 435km

 

6ª etapa – 30/08

São Félix do Tocantins – TO/ Bom Jesus – PI

DI – 0km

ESP – 540km

DF – 2km

Total: 542km

 

7ª etapa – 31/08

Bom Jesus – PI/ Crateús – CE

DI – 4km

ESP – 320km

DF – 617km

Total: 941km

 

8ª etapa – 01/09

Crateús – CE/ Aquiraz – CE

DI – 372km

ESP – 30km

DF – 3km

Total: 405km

 

Legenda:

DI – Deslocamento Inicial da Vila Sertões para início da Especial

ESP – Especial (trecho cronometrado)

DF – Deslocamento final para a próxima cidade Anfitriã

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o  SERTÕES:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial