Leandro Silva vence quarta etapa do Arena Cross 2012, em Brasília, e adia decisão do título para a final

||

Sete pontos separam Adam Chatfield (foto) de Carlos Campano na disputa pelo título da categoria Pró do Arena Cross 2012 após a realização da quarta e penúltima etapa da competição, que aconteceu na noite de sábado, 24, em Sobradinho, cidade satélite da capital federal, Brasília.

Noite que coroou a grande performance do paranaense Leandro Silva, vencedor geral da rodada com 2-1. Campano ganhou a primeira bateria e chegou a diminuir a diferença em relação a Chatfield para três pontos, mas o inglês se recuperou na segunda prova enquanto o espanhol teve problemas.

Jean Ramos ficou nos mesmos 11 pontos atrás do líder após uma noite que, apesar das quedas, conseguiu dois terceiro lugares.

Os três – Chatfield, Campano e Jean – seguem com chances de título. Tudo se decidirá na etapa final, em Goiânia, Goiás, no dia 8 de dezembro.

>>> Confira as imagens dos treinos em Brasília

Na MX2, a vida ficou mais tranquila para Rafael Faria. Com o segundo lugar na bateria única em Brasília e o desempenho ruim de Hector Assunção, o paranaense abriu oito pontos de vantagem sobre o norte-americano Sean Lipanovich, que venceu a etapa e agora é vice-líder.

Como a categoria tem apenas uma bateria por rodada, Rafael Faria precisa do terceiro lugar em Goiânia para levantar a taça.

Leia a seguir os resumos das provas e acompanhe a classificação atualizada.

:: Classificação

Pró
1) Adam Chatfield – 132 pontos
2) Carlos Campano – 125 pontos
3) Jean Ramos – 121 pontos
4) Leandro Silva – 104 pontos
5) Cristopher “Pipo” Castro – 70 pontos
Completo

MX2
1) Rafael Faria – 64 pontos
2) Sean Lipanovich – 58 pontos
3) Hector Assunção – 48 pontos
4) Anderson Cidade – 43 pontos
5) Thales Vlardi – 38 pontos
Completo

:: Resumos

Pró
A primeira bateria foi dominada por Carlos Campano, que largou na frente e venceu de ponta a ponta. Leandro Silva largou em segundo e esboçou alguns ataques ao espanhol, mas foi ineficaz. Jean Ramos largou em terceiro, e Adam Chatfield saiu apenas em sexto.

Depois de se defender nas primeiras voltas, Campano abriu vantagem, enquanto Leandro e Jean também se distanciaram do segundo pelotão. Adam logo alcançou a quarta posição e, apesar de girar no mesmo tempo de Campano, foi incapaz de se aproximar dos líderes.

A segunda bateria começou com a liderança de Jean Ramos, seguido de Wellington Garcia, Carlos Campano, Leandro Silva e Adam Chatfield.

Leandro, mostrando uma desenvoltura que ainda não havia apresentado nesta temporada do Arena, passou Wellington e assumiu a vice-liderança com dois minutos de prova.

Campano errou nas primeiras voltas e caiu para o quinto lugar, chegou a se recuperar e assumir a quarta posição, mas voltou a errar e cair para o sexto lugar. No fim, alcançou o quinto posto.

Aos oito minutos, Jean Ramos cometeu o primeiro erro e quase foi ao chão na seção de costelas. Leandro Silva o pressionava e o passaria dois minutos mais tarde.

Nas últimas voltas, Adam Chatfield colocou pressão em Jean Ramos na briga pelo segundo lugar. Deu certo. Jean se desconcentrou e caiu, deixando o inglês com a vice-liderança.

Pró – soma das baterias
1) Leandro Silva
2) Carlos Campano
3) Adam Chatfield

Completo

Pró – bateria 1
1) Carlos Campano
2) Leandro Silva
3) Jean Ramos
4) Adam Chatfield
5) Wellington Garcia
Completo

Pró – bateria 2
1) Leandro Silva
2) Adam Chatfield
3) Jean Ramos
4) Wellington Garcia
5) Carlos Campano
Completo

MX2
O americano Sean Lipanovich largou na ponta, com Rafael Faria, líder do ranking geral, em sua cola. Hector Assunção, que também luta pelo título, largou mal e agora se distancia da conquista. O português Hugo Basaúla e Faria chegaram a disputar a liderança, mas ambos caíram – em momentos distintos – e facilitaram o caminho do americano para a vitória.

Anderson Cidade conquistou seu primeiro pódio, terminando em terceiro lugar em Brasília.

1) Sean Lapanovich
2) Rafael Faria
3) Anderson Cidade
4) Gabriel Gentil
5) Heveraldo Filho
Completo


Esquenta a briga entre os \”moleques\” da 50 e 65cc_

Na 50cc, disputa entre o líder da categoria, Gabriel Andrigo, e o atual campeão da categoria, Carlos \”Dadalzinho\” Pereira, que venceu a prova levando a decisão do campeonato para a final, em Goiânia. Ambos estão empatados com 74 pontos, duas vitórias e um segundo lugar. No critério de desempate, Andrigo continua líder.

Na corrida da 65cc, Thiago Brenner e Arthur Todeschini, líder e vice do campeonato, começaram disputando a ponta. Brenner soube administrar e tomou a distância necessária para levar a corrida de ponta a ponta. Todeschini e Renato \”Muguinho\” Pazbrigaram pela segunda posição. Melhor para Muguinho.

Com o resultado, Brenner mantém a liderança com 70 pontos e Muguinho toma a vice-liderança de Thui, que agora é terceiro, mas com a mesma quantidade de pontos – 62.

50cc
1) Carlos “Dadalzinho” Pereira
2) Gabriel Andrigo
3) Rafael Araújo
4) Diogo Nascimento
5) Mercelo Ferna
Completo

65cc
1) Thiago Brenner
2) Renato “Muguinho” Paz
3) Arthur “Thui” Todeschini
4) Vinio Abreu
5) Matheus Emilio
Completo

Tudo certo para Leonardo Souza na categoria Júnior

Uma confusão na primeira curva após a largada da Júnior deixou pilotos no chão e favoreceu Gustavo Pessoa, que saiu direto para a ponta. Atrás dele, o líder do campeonato Fábio dos Santos e Leonardo de Souza.

Pessoa administrava bem a liderança até um problema mecânico na motocicleta deixar o piloto na mão, fazendo com que perdesse várias posições. Oportunidade para que Fábio e Leonardo passarem a disputar a primeira posição em um pega ELETRIZANTE. Na disputa, Leonardo mostrou sua evolução durante a temporada e negociou melhor a ultrapassagem com o adversário, passando a ser o ponteiro e ganhando no circuito brasiliense.

Júnior
1) Leonardo Souza
2) Fabinho dos Santos
3) Djalminha Britto
4) Ricardo Jurça
5) Kioman Muñoz
Completo

* Texto atualizado à 1h10 de domingo, 25