KTM Brasil anuncia equipes para temporada 2017

Nielsen Bueno é da KTM Sacramento – Foto: KTM

 

Desde seu retorno ao país, em 2015, a KTM do Brasil esteve presente em diversos campeonatos nacionais e regionais de enduro, conquistando mais de 20 títulos no período.

Para dar continuidade às participações de sucesso, a marca apresentou na última sexta-feira, 17, as equipes para a temporada 2017 com nomes como Sandro Hoffmann, da Adventure Motorsport, Ian Blythe, da Orange BH, e Gustavo Pellin, da KTM Sacramento Racing.

Os multicampeões Sandro Hoffmann e Emerson Loth, o Bombadinho, fazem sua estreia competindo com motos KTM nos principais campeonatos de enduro regularidade, modalidade em que os pilotos KTM utilizam a KTM 350 EXC-F.

Sandro Hoffmann competirá na categoria Over 40 pela Adventure Motorsport, equipe que inicia suas atividades nessa temporada com parceria que já apresenta bons frutos. Até o momento, Sandro conquistou todos os campeonatos que disputou este ano, incluindo o famoso Rally Piocerá.

Emerson Bombadinho, campeão brasileiro de 2015 na categoria Master passa a integrar o time da KTM Sacramento Racing. Na mesma categoria, a disputa promete ser empolgante com Jomar Grecco, piloto da Orange BH, atual campeão brasileiro e bicampeão do Enduro da Independência.

 

KTM no Enduro FIM

Ian Blythe é da KTM Orange BH – Fotógrafo: Janjão Santiago

 

A marca pretende manter o domínio apresentado nos últimos dois anos no enduro FIM com um time de peso e diversas promessas.

Na categoria EJ, o atual campeão brasileiro e bicampeão da Copa EFX, Vinícius Calafati da Equipe KTM Sacramento Racing, competindo com a KTM 350 EXC-F e o jovem talento Patrick Capila, que correrá de KTM 250 EXC-F pela equipe Orange BH.

O também jovem e talentoso Bruno Crivilin da equipe Orange BH, campeão brasileiro na categoria EJ em 2015 e recuperado das lesões que o tiraram das principais disputas em 2016, sobe para a categoria E1. Nessa categoria a KTM Sacramento Racing traz Victor Camargo, atual campeão brasileiro da categoria E4. As disputas serão acirradas com a motocicleta KTM 250 EXC-F.

Na categoria E2, onde a marca traz na bagagem o bicampeonato brasileiro e o título da Copa EFX 2016, o bicampeão brasileiro na categoria Geral, o americano Ian Blythe, busca o tri pela equipe Orange BH. Nessa categoria a KTM Sacramento Racing traz o experiente Diego Collet, piloto com diversos títulos regionais no sul do país. Ambos competirão com a KTM 350 EXC-F.

A categoria E3 traz uma novidade importante. O bicampeão nacional e vencedor de todas as etapas nesse período com sua KTM 300 EXC, Gustavo Pellin da equipe KTM Sacramento Racing agora terá a companhia do jovem e ao mesmo tempo experiente Rômulo Bottrel, atual campeão brasileiro na categoria E1 pela Honda, e que a equipe Orange BH traz para reforçar seu time. Bottrel correrá também com a KTM 300 EXC.

A KTM ainda estará fortemente representada nas categorias E35 e E40 pela equipe KTM Sacramento Racing. Competindo de KTM 350 EXC-F, o multicampeão e chefe de equipe Nielsen Bueno buscará os bicampeonatos brasileiro e da Copa EFX na categoria E35 enquanto Cassiano Tebaldi, atual campeão brasileiro da categoria E40 com a KTM 350 EXC-F, busca também o bicampeonato.

 

Nova KTM EXC 2017 no circuito

Para completar o cenário promissor, a KTM competirá com uma revolucionária linha de EXC’s 2017 com avanços significativos em motor, suspensão e freios, reduzindo peso, com melhor entrega de potência e dirigibilidade.

O novo chassi de aço cromo-molibdênio superleve foi redesenhado com alta rigidez torsional, que permite não só maior poder de absorção de impactos como também maior conforto, reduzindo a fadiga dos pilotos.

Nas suspensões, além da redução de peso, as novas WP Xplor apresentam uma importante alteração na suspensão dianteira: os ajustes de compressão e retorno passam a ser separados, sendo a compressão ajustada através de cliques (30 possibilidades de ajustes) na parte superior do garfo esquerdo enquanto o retorno na parte superior do garfo direito, contando com três ajustes pré-selecionados.

O sistema de frenagem traz nova pinça do freio traseiro com pistão de 24 invés de 26mm, o que melhora a sensibilidade de freio em combinação com o novo pedal 10mm mais longo.

Para o titular da concessionária e chefe de equipe Adventure Motorsport, de Vitória, no Espírito Santo, Flávio Zagotto, é muito importante apoiar o esporte off road, onde teve a satisfação de conhecer o Sandro Hoffmann e convidá-lo a fazer parte do Time Laranja Capixaba.

– Agora, além de patrocinarmos o Campeonato Capixaba Adventure Motorsport de Enduro Regularidade, estamos participando com nosso piloto multicampeão do Brasileiro de Enduro Regularidade e também do Capixaba de Enduro FIM. Temos grandes expectativas para este ano, já estamos colhendo os frutos, o que nos possibilitará seguir adiante e montar um grande time para 2018 – diz Flávio.

Guto Constantino, titular da concessionária e chefe de equipe Orange BH, acredita que não existem competições de off road sem a presença forte da KTM, motivo pelo qual aumentaram o investimento nesta temporada.

– Este ano a equipe vem com uma formação mais forte, estamos em busca do título nas 4 categorias que disputaremos e com a responsabilidade de defender o título geral com o americano Ian Blythe. Também fico feliz em ver o campeonato mais forte com a entrada de novas equipes, isso faz com que a vitória seja ainda mais valorizada – diz ele.

O fortalecimento do esporte também é objetivo do consagrado piloto e chefe de equipe KTM Sacramento Racing, Nielsen Bueno.

– Depois de dois anos vitoriosos, com 23 campeonatos conquistados só no ano passado, reforçamos nossa participação e estamos expandindo para o enduro regularidade e provas regionais no sul do país, com isso esperamos conquistar mais títulos e disseminar o motociclismo em outras partes do Brasil – comenta Nielsen.

A apresentação das equipes aconteceu um dia antes do início do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, em Itupeva, etapa na qual os pilotos KTM conquistaram bons resultados:

– Enduro GP: Rômulo Bottrel da Orange BH na 2ª posição;
– E1: Bruno Crivillin da Orange BH na 4ª posição;
– E2: Diego Collet da KTM Sacramento Racing na 2ª posição e Ian Blythe da Orange BH na 3ª posição;
– E3: Rômulo Bottrel da Orange BH na 1ª posição e Gustavo Pellin da KTM Sacramento Racing na 2ª posição;
– EJ: Vinícius Calafati da KTM Sacramento Racing na 1ª posição e Patrick Capila da Orange BH na 4ª posição;
– Over 35: Nielsen Bueno da KTM Sacramento Racing na 1ª posição;
– Over 40: Cassiano Tebaldi da KTM Sacramento Racing na 1ª posição.

 

Formação da equipes

KTM Orange BH

Categoria EJ / Patrick Capila
Categoria E1 / Bruno Crivulin
Categoria E2 / Ian Blythe
Categoria E3 / Rômulo Bottrel

Enduro de Regularidade / Jomar Grecco

 

KTM Sacramento

Categoria EJ / Vinícius Calafati
Categoria E1 / Victor Camargo
Categoria E2 / Diego Collet
Categoria E3 / Gustavo Pellin
Categoria E35 / Nielsen Bueno
Categoria E40 / Cassiano Tebaldi
Categoria E1 / Lolo Anton

Enduro de Regularidade / Emerson “Bombadinho” Loth

Velocross / Jackson Keil

 

Adventure Motorsports

Enduro de Regularidade / Sandro Hoffmann

 

 

Sobre a KTM

KTM-Sportmotorcycle AG foi fundada em 1953 em Mattighofen, na Áustria, e foi adquirida por Stefan Pierer em 1992. É uma fabricante de motocicletas, a maior marca europeia (mais de 200.000 unidades vendidas em 2016) e a marca premium de mais rápido crescimento em todo o mundo, com uma presença global em mais de 60 países. Desde a sua criação, a KTM ganhou mais de 270 campeonatos mundiais, incluindo 16 vitórias consecutivas no mundialmente famoso Rally Dakar.

 

Sobre a DAFRA

Uma empresa brasileira inovadora, a DAFRA Motos foi criada em 2007 pelo Grupo Itavema. Com a marca DAFRA, produz e comercializa motocicletas e scooters de 50cm3 a 400cm3. Além de gestora da operação da KTM no Brasil, a DAFRA é responsável pela produção e distribuição de produtos de outras marcas europeias no Brasil.