*Da série Old but Gold
Josh Sheehan conquistou uma vitória espetacular na quarta etapa do Red Bull X-Fighters, em Munique, na Alemanha, na tão falada pista flutuante. A etapa ocorreu no último dia 19, em um típico dia de verão no lago do parque olímpico em Munique, e a vitória de Josh deu a aquecida que faltava no campeonato antes da etapa final na África do Sul.
O australiano Josh Sheehan venceu o japonês Taka Higashino na “última volta” sob o céu azul e temperaturas escaldantes, diante de 18 mil espectadores frenéticos que prestigiavam a primeira pista de motocross freestyle do mundo totalmente construída sobre um lago, próximo ao estádio olímpico alemão. Sheehan levou sua segunda vitória da carreira e a primeira vitória desde 2011, com três duplos Backflips perfeitamente executados e deixou multidão alemã a seus pés. O nível de perfeição de suas apresentações fez com que os apaixonados pelo esporte se sentissem assistindo a um conto de fadas.
A vitória de Sheehan, que valia 100 pontos, acirrou a batalha no Red Bull X-Fighters, uma vez que reduziu a vantagem do líder do campeonato, o neozelandês Levi Sherwood, para apenas cinco pontos à frente de Sheehan, enquanto nos encaminhamos para a etapa final em Pretória, África do Sul, no dia 23 de agosto. Sherwood, que lidera o circuito Mundial com 265 pontos, contra os 260 de Sheehan, teve de se contentar com o terceiro lugar, enquanto o herói local, Luc Ackermann, de apenas 16 anos, encantou sua torcida com um impressionante quarto lugar em seu primeiro Red Bull X-Fighters, o melhor resultado já obtido por um alemão. O público, que assistia das margens do pitoresco lago, fazia festa emendando a euforia do recente título da Copa do Mundo de Futebol.
– Executar o duplo Backflip foi realmente assustador. É incrível vencer diante de uma grande multidão como esta – disse Sheehan, que comemorou a vitória mergulhando no lago com um salto mortal (sem a moto, evidentemente). Josh Sheehan é o único entre os competidores, que domina o duplo Backflip, e ele executou a manobra na sexta-feira durante a classificação, depois no sábado, nas quartas de final, semifinal e final.
– Fiquei desapontado por Sheehan ter me vencido na semifinal. Acho que fiz o melhor que pude. Vamos ver o que acontece agora na África do Sul – disse Sherwood.
Foi um dia amargo para o atual campeão Thomas Pages, que havia assumido o para o terceiro lugar geral no campeonato após a sua brilhante vitória sobre Sheehan na etapa anterior em Madri, no mês passado. Mas Pages, que liderou a qualificação na sexta-feira, viu suas esperanças de título evaporarem depois que ele teve que abandonar a moto no ar quando tentava o Bikeflip, manobra arriscada que o francês emplacou pela primeira vez em Madrid, quando consagrou sua vitória épica. O francês e sofreu uma lesão no ombro, e tive sorte que a sua moto de 100 kg não caiu em cima dele, embora tenha passado perto.
:: Resultados finais em Munique
1. Josh Sheehan (AUS)
2. Taka Higashino (JPN)
3. Levi Sherwood (NZL)
4. Luc Ackermann (GER)
5. Thomas Pagès (FRA)
6. Dany Torres (ESP)
7. Rob Adelberg (AUS)
8. Clinton Moore (AUS)
9. Adam Jones (EUA)
10. Remi Bizouard (FRA)
11. Brody Wilson (EUA)
:: Classificação geral
1. Levi Sherwood, 265 pontos
2. Josh Sheehan, 260 p.
3. Thomas Pàges, 190 p.
4. Dany Torres, 185 p.
5. Taka Higashino, 150 p.
6. Rob Adelberg, 120 p.
7. Remi Bizouard, 110 p.
8. Adam Jones, 75 p.
9. Mat Rebeaud, 70 p.
10. Maikel Melero, 60 p.
:: Assista os Melhores momentos: