Josh Sheehan é campeão do Red Bull X-Fighters 2014

||

xf_za_awrd_bg_b2_2719
Sheehan conquista seu primeiro título do Mundial de Freestyle Red Bull X-Fighters – Foto: Balazs Gardi / Red Bull Content Pool

 

A final da 14ª temporada do Red Bull X-Fighters foi simplesmente destruidora. No último sábado, 23, pela primeira vez na história o tour mundial teve seu encerramento na África, numa batalha intensa, onde o australiano Josh Sheehan esteve insuperável e levou o seu primeiro título do Red Bull X-Fighters World Tour, diante de uma plateia frenética de 22 mil fãs. Assista ao vídeo dos melhores momentos no final desta matéria!

 

Levi Sherwood (NZL) - Lifestyle
Depois da lesão sofrida na sexta-feira, Sherwood apenas deu uma volta na pista – Foto: Balazs Gardi / Red Bull Content Pool

 

Quando a grande final do Red Bull X-Fighters 2014 desembarcou em solo africano, Josh Sheehan não botou pra perder. O australiano de 28 anos dominou a etapa, vencendo todas as baterias por decisão unânime e faturou seu primeiro título do campeonato de motocross freestyle mais prestigiado do mundo. O espanhol Dany Torres terminou em segundo, no dia, e Adam Jones, dos Estados Unidos, conquistou seu primeiro pódio na temporada terminando em terceiro.

>>> Vídeos e resultados da última etapa do AMA Motocross 2014

 

Adam Jones (USA) - Action
Adam Jones conquistou seu primeiro pódio na temporada – Foto: Jörg Mitter / Red Bull Content Pool

 

Sheehan cresceu nas últimas etapas. Determinado, vinha botando pressão pra cima do seu rival, o neozelandês Levi Sherwood, que depois de vencer os dois primeiros eventos do circuito mundial em 2014 havia se firmado na liderança do campeonato durante toda a temporada. Pelo menos até a sexta-feira, que antecedeu a grande final, quando Sherwood lesionou o tornozelo durante a classificatória e acabou deixando escapar o título.

Sherwood ainda correu a primeira prova do sábado, mas executou apenas alguns saltos e ficou evidente que estava apenas saudando o público, totalmente impossibilitado de competir. Sheehan poderia se valer disso e simplesmente fazer o básico para levar o título pra casa, mas ao invés disso deu tudo o que tinha, derrotando todos os adversários, incluindo Torres que estava espetacular em um dia inspirado.

Quando a classificação final do Mundial foi apurada, o que se viu foi um Josh Sheehan emocionado em primeiro lugar, Sherwood em segundo, e Torres em terceiro. Cada um deles têm agora um título. A atmosfera estava fantástica, em meio aos prédios históricos em Pretória, na África do Sul, com 22 mil fãs eufóricos por um esporte que muitos ali estavam prestigiando ao vivo pela primeira vez.

– Eu estava querendo isso há anos, é um sonho realizado. Estou no topo do mundo – disse Sheehan, visivelmente exausto.

 

Red Bull X-Fighter, resultado final da 14ª etapa em Pretoria
1. Josh Sheehan (AUS)
2. Dany Torres (ESP)
3. Adam Jones (EUA)
4. Remi Bizouard (FRA)
5. Tom Pages (FRA)
6. Clinton Moore (AUS)
7. Taka Higashino (JPN)
8. Maikel Melero (ESP)
9. David Rinaldo (FRA)
10. Alastair Sayer (BOT)
11. Nick DeWit (RSA)
12 Levi Sherwood (NZL)

 

Red Bull X-Fighters, classificação final do Campeonato
1. Josh Sheehan 360 pontos;
2. Levi Sherwood 270 p.;
3. Dany Torres 265 p.;
4. Tom Pagès 235 p.;
5. Taka Higashino 180 p.;
6. Remi Bizouard 165 p.;
7. Adam Jones 140 p.;
8. Rob Adelberg 120 p.;
9. Clinton Moore 90 p.;
10. Maikel Melero 85 p.

 

:: Assista os melhores momentos