Jeffrey Herlings é campeão Mundial de Motocross 2013 com três rodadas de antecedência

Herlings comemora com os fãs em Loket – Foto: MXGP Instagram

 

Faltando três etapas para terminar o campeonato, o holandês Jeffrey Herlings conquistou o bicampeonato mundial de MX2 neste domingo, 4, em Loket, na República Tcheca.

Com o feito, o jovem de 18 anos iguala a marca de John Van der Berk – até então o maior piloto de motocross da Holanda – que foi campeão mundial nos anos de 1987 e 1988, na 125cc e na 250cc, respectivamente.

Herlings conquistou as duas baterias mais uma vez no GP da República Tcheca e chegou a impressionante marca de 14 vitórias em GPs em 14 etapas realizadas. A meta agora é manter a marca nas três rodadas restantes.

Vale lembrar também que a FIM e a Youthstream mudaram o regulamento do Mundial para 2014 e Herlings não será obrigado a subir para a MX1 na próxima temporada, como acontecia anteriormente quando um piloto ganhava dois títulos  na MX2. Aliás, o holandês já anunciou que seguirá na MX2 para tentar o tri.

 

MX1

Clement Desalle vence em Loket

Na classe MX1, o belga Clement Desalle ganhou as duas baterias do GP da República Tcheca e se consolidou na vice-liderança do campeonato. Kevin Strijbos terminou em segundo no overall e Evgeny Bobryshev completou o pódio da rodada.

Antonio Cairoli viveu um domingo ruim, caiu nas duas baterias, e acabou apenas na quinta colocação, com 4-7 nas corridas. Mesmo assim ele pode ser heptacampeão na 15ª rodada, que acontece na Bélgica, dia 18 de agosto. Depois ainda rolam os GPs da Grã-Bretanha e da Holanda.

 

:: Resultados do GP

MX1
1. Clement Desalle
2. Kevin Strijbos
3. Evgeny Bobryshev
4. Ken de Dycker
5. Antonio Cairoli
6. Tommy Searle
7. David Philippaerts
8. Jeremy van Horebeek
9. Shaun Simpson
10. Tanel Leok

MX2
1. Jeffrey Herlings
2. Christophe Charlier
3. Aleksandr Tonkov
4. Alessandro Lupino
5. Jordi Tixier
6. Dylan Ferrandis
7. Jake Nicholls
8. Petar Petrov
9. Jose Butron
10. Dean Ferris

 

:: Vídeos

:: Melhores momentos – classificatória MX1

:: Melhores momentos – classificatória MX2